É um tempo ou término?

Feita por >Taís · 5 mai 2024 Terapia de casal

Boa tarde! Comecei a conhecer uma pessoa em fevereiro, ele estava separado há pouco mais de 3 meses, de um casamento de 18 anos. Desde antes de começarmos a nos envolver eu deixei claro que buscava um companheiro para um relacionamento com compromisso. Ele quis tentar, disse que não era o objetivo dele, mas estava disposto por achar que valia a pena. Pois bem, o tempo foi passando, sempre que podíamos estávamos juntos, nunca brigamos, sempre foi maravilhoso nosso tempo juntos. Na semana passada eu cobrei atenção dele pois ficou o final de semana muito ausente (estava com os filhos, ok). Mas mesmo assim, não custaria mandar mensagem para se fazer presente, como sempre foi. Depois disso ele esfriou comigo e dois dias depois me pediu para dar um tempo. Disse que pensou muito em nós, que acha que estamos indo rápido demais e não está em um momento para ter cobranças. Que até a semana anterior à cobrança que fiz (que foi bem leve, aliás) ele tinha certeza de que queria isso, que estava feliz, apaixonado, mas agora ficou confuso e precisa pensar pois está passando por muitas mudanças na vida pessoal e profissional e sente que precisa focar nisso e não consegue se dedicar ao relacionamento da forma que gostaria e que acha que eu mereço. Ele frisou que é só um tempo para pensar e organizar a vida. Eu disse que respeitaria a decisão dele, apesar de ser unilateral. Mas estou sofrendo de ansiedade, louca pra falar com ele, com saudade. Não sei como agir.

A melhor resposta 15 MAI 2024

Olá Taís!

Pelo seu relato, essa pessoa já havia deixado claro que não tinha objetivo de ter algo sério, mas esteve disposto a tentar. Diante do primeiro sinal de um uma cobrança, de um compromisso maior ele parece ter sentido isso e percebido que não estava tão disposto assim, é possível que tenha remetido a algum problema que ele vivenciou com a ex-esposa e ficou receoso em aprofundar uma relação que traga problemas similares. Sabendo pouco do contexto, é difícil saber.

No entanto, ele pediu esse tempo para repensar se conseguirá manter essa relação. Aproveite esse tempo também, reflita e questione-se o que você quer para seu futuro, se está disposta a continuar investindo numa relação com um cara que ainda está se organizando, meio em dúvida após um término recente e que não busca um compromisso tão rápido.

Quando tiver a oportunidade, converse com ele o que você deseja para o futuro da relação e o quanto isso e os desejos dele para o futuro podem ou não convergir, o quanto cada um dos dois está disposto ou não a flexibilizar e adaptar pelo bem da relação.

Precisando, fico à disposição Taís!
Abraços!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

114 respostas

7 MAI 2024

Olá, repense em como vai se colocar nesta relação. Ele deixou claro quais são suas prioridades no momento. E você, quais são as suas prioridades? O que você já viveu? Quais são seus sonhos? Investir em uma pessoa que já tem uma história e que deixa claro que você não é prioridade, pode ser não a melhor escolha. Reflita nos prejuízos que esta relação te trás e se priorize. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode ajudá-la neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

245 respostas

7 MAI 2024

Olá Tais, entendo que essa situação pode ser bem desafiadora e angustiante. É importante lembrar que cada pessoa lida com o término de um relacionamento de maneira única e que, no caso do seu parceiro, a recente separação e as mudanças em sua vida podem estar causando essa confusão e necessidade de espaço.

Neste momento, é fundamental cuidar de si mesma. Tente focar em atividades que lhe tragam conforto e bem-estar, como conversar com amigos próximos, praticar exercícios físicos ou dedicar-se a hobbies que aprecie. Dê tempo ao tempo e permita-se sentir as emoções que surgirem, mas lembre-se também de buscar apoio emocional se necessário.

Se possível, busque entender as suas próprias necessidades e expectativas em relação a um relacionamento, para que possa tomar decisões alinhadas com o que é melhor para você.

Caso queira mais informações sobre como lidar com esse momento desconfortante, estou a disposição com atendimentos on line.

Mirelli Marques
Espaço Femne
CRP 06/202176

Mirelli Marques Vitorino Psicólogo em Lins

8 respostas

6 MAI 2024

Oi Taís.
Como Célia Jovanka falou, ele precisa se reestruturar e/ou se reorganizar. Possivelmente ainda têm pendências emocionais em seu antigo relacionamento. Possivelmente ainda não está preparado para um novo relacionamento. Então, a palavra chave é paciência! Vá com calma! Sem cobranças e espere o tempo dele.

Artur Gonçalves Rodrigues Psicólogo em Recife

1 resposta

6 MAI 2024

Olá Taís.
Pelo relato, acredito que o problema é com ele mesmo.
Mesmo que ele esteja seguro da separação, pode estar confuso e sofrendo devido separação dos filhos.
As vezes os pais permanecem na relação por causa do convívio com os filhos.
Sugiro que espere ele te procurar, como ele disse, você merece mais do que ele pode te dar nesse momento.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

672 respostas

6 MAI 2024

Olá Taís, espero que esteja tudo bem com você.

Eu compreendo que possa estar se sentindo ansiosa com toda essa situação que está passando, e sei que essa sensação pode ser bem desagradável. No entanto, devemos entender que todo "tempo" é, em geral, um tipo de término, que pode ser revertido, ou não. Mas, independente disso, é muito interessante que esse tempo seja respeitado, e que você possa ir adiante com sua vida, sem esperar muita coisa desse período. Pelo seu relato, seu companheiro está sendo bem sincero e franco com você, em relação aos motivos dele, e as possibilidades que ele tem de seguir com o relacionamento agora. Essa atitude é muito positiva, pois ele não está tentando esconder nada, e está assumindo as "limitações" dele no atual momento. Cuidar da vida profissional e pessoal não é algo banal e superficial, é algo muito importante para o desenvolvimento e crescimento de cada um, inclusive o seu, e é por isso que sugeri que você seguisse com sua vida, sem esperar muita coisa desse tempo. Ele está, conscientemente, escolhendo por ele, e pelo próprio desenvolvimento no momento, e você também poderia fazer o mesmo, o que poderia ser muito bom para você. Depois, se houver um alinhamento maior entre vocês, pode ser que voltem, de maneira mais forte e tranquila para ambos, onde ele vai estar mais seguro para ir adiante, e você também. Procure se acalmar e olhar mais para seu próprio desenvolvimento agora, e comece a plantar agora o que você deseja colher dentro em breve. Se desejar aprofundar mais essa questão, o profissional de psicologia pode te ajudar muito neste sentido, e você deve buscar um se assim você desejar. Olhe mais para si agora, e siga adiante com sua vida. O momento é oportuno para isso.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

6 MAI 2024

É compreensível que você esteja passando por um momento desafiador e repleto de incertezas. É importante reconhecer e validar seus sentimentos de ansiedade, saudade e preocupação.
Parece que você estabeleceu expectativas claras desde o início do relacionamento, comunicando suas intenções e desejos de um compromisso sólido. É louvável que você tenha sido transparente em relação às suas necessidades emocionais.
A situação que você descreve envolve muitos aspectos delicados, incluindo o recente término do relacionamento anterior do seu parceiro, bem como as mudanças significativas em sua vida pessoal e profissional. É natural que ele precise de tempo para processar essas transformações e reavaliar suas prioridades.
Entendo que seja difícil lidar com essa situação, especialmente quando você se encontra em um período de incerteza e espera. No entanto, é fundamental que você também cuide de si mesma durante esse processo. Encontrar maneiras saudáveis de lidar com a ansiedade e a saudade pode ser útil, seja através do apoio de amigos e familiares, da prática de atividades que lhe tragam conforto ou mesmo buscando orientação profissional, se necessário.
Lembre-se de que cada pessoa tem seu próprio ritmo e suas próprias necessidades emocionais. Respeitar o tempo e o espaço do seu parceiro pode ser um ato de amor e compreensão. É importante manter o diálogo aberto e honesto, comunicando suas preocupações e limites de maneira assertiva, mas também respeitosa.
Se você sentir que está lutando para lidar com essa situação sozinha, considere procurar apoio terapêutico para explorar suas emoções e encontrar estratégias para lidar com a ansiedade e o sofrimento.

Daniela Gottschlisch Paulino Lara Psicólogo em Jundiaí

2 respostas

6 MAI 2024

Bom dia, Taís! Obrigado pela pergunta! A resposta é término, precisa ser término. Vocês, pelo relatado, criaram rapidamente uma aproximação e rotina intensa, sufocante, que não permite a expressão serena da liberdade e da autonomia, comprometidas com outro, mais antes, com cada qual e a longa bagagem que trazem. Você precisa cuidar a tua ansiedade e da expectativa distorcida sobre os vínculos íntimos. Separação após dezoito anos, com nova vinculação de se comunicar todos os dias, em apenas três meses, remente a repetição de aspectos relacionados as razões da separação.
Antes de namorar é preciso cuidar da turma de colegas e conhecidos, de cultura, arte, lazer. Nesses grupos de interação, observar, pesquisar, investigar, e dele selecionar alguém, para ir aos poucos, paquerando, observando, depois de certas convicções começar a namorar, mas nunca colocar a necessidade de se comunicar todos os dias, nunca colocar a comunicação virtual como representante da comunicação real.
Para namorar ao outro, é preciso, ser prioritariamente, namorada de si mesma.
Estarei a disposição para maiores fundamentações.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8769 respostas

6 MAI 2024

Boa noite!!!
O ideal é você suportar sua ansiedade e respeitar o tempo que ele pediu, desde o início ele deixou claro não estar pronto para começar um relacionamento sério e diante de algo que lhe deu um gatilho sobre isso (essa cobrança por atenção), parece que ele meio que aproveitou da situação para pedir o tempo, que a propósito, se é um tempo ou não, só ele que vai saber. Porém isso não significa que você tem que ficar a mercê dele, nas mãos dele, sua vida não precisa ficar em suspenso aguardando o posicionamento dele. Tente encarar esse pedido de tempo para você também, se recolha se necessário, se perceba, neste período tente fazer coisas que a agradam, se respeite, se dê carinho, fique perto de pessoas bacanas e acolhedoras.
Se cuida!!! ♥

Maria Consuelo Del Bel Psicólogo em São Sebastião do Paraíso