Ele não tem tempo para mim, devo terminar?

Feita por >RaVB25 · 12 abr 2023 Terapia de casal

Namoro a distância a pelo menos 9 anos, no início tivemos um relacionamento super feliz, me sentia sempre completa e parecia que não faltava nada, porém as coisas mudaram de um tempo para cá, ele abriu seu próprio negócio após o desemprego e eu entendo que isso exigiu e exige muito dele, mas me sinto um pouco negligenciada pois durante esses anos a distância, só tivemos as redes sociais para nós comunicarmos e também as vistas que fazíamos com frequência, mas sinto que isso também diminuiu após ele adquirir essa nova rotina. Sofro de ansiedade e por esse fato me sinto sempre muito sozinha e quase não me socializo com outras pessoas, então essa ausência dele no meu dia a dia está me afetando muito porque passei a cobrar a atenção dele, as visitas e todas as vezes que faço isso a frase é sempre a mesma sobre não conseguir ou não poder e quando escuto isso me sinto ainda mais só. Eu não sinto que ele se esforça no nosso relacionamento agora como se esforçava antes. Apenas não estou feliz mas acredito que apesar de tudo isso, adquiri uma dependência emocional dele e sinto que mesmo infeliz com tudo não consigo encontrar forças para por um fim. ( Gostaria de ressaltar também que a distância nunca foi tão grande, estamos apenas a uma hora e meia, então acredito que se ele quisesse mesmo estar presente faria por onde, considerando o fato de que ele é um cara de 30 anos e independente. )

A melhor resposta 25 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

17 ABR 2023

RAVB25
Creio que voces dois estão se iludindo e deixando o tempo passar e deixando de viver...
Quanta vida voce não está vivendo com a desculpa de que tem namorado, pela fantasia de que no futuro pode estar casada...
Criou dependência emocional com a fantasia de um futuro juntos...
Não deixe de viver o teu momento presente... ele pode estar presente todos os dias, se ele quiser.
Se voce começar a realmente viver a tua vida, se ele ama voce, logo logo dará um jeito.
Ou pelo menos saberá quem ele é.

Abraços

5830 respostas

15 ABR 2023

Olá, de fato distância e tempo não são importantes quando você de fato quer estar com a pessoa. Agora, vejo que você parece que tem vivido em função desse relacionamento, não socializa, não busca viver suas coisas próprias, e aí , não gera desejo no outro, entende, perde-se o interesse mesmo, e aí você também não termina pelo modo do abandono, tá ruim assim mas sente que ficaria pior se nem esse "pouco" você tiver. Entre em contato comigo, venha entender melhor como é uma relação a dois saudável, madura, porque essa sua não está sendo, você está deixando migalhas te prenderem por medo de ficar sozinha. Você merece alguém inteiro com você e que você também tenha sua independência , tenha coisas próprias e viva uma relação incrivel! Te aguardo.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

14 ABR 2023

Boa noite ,li sua queixa e gostaria de saber o que vc faz na sua rotina diária .Vc sabe que qnd temos a nossa vida preenchida com algo que gostamos de fazer esse prazer completa alguma falta . Vc tem um relacionamento que hj em dia não é tão presente ,mas vc se faz presente na sua vida? Vc se dá algum jeito de encontrar algo que te faça feliz sem.precisar ter ao lado esse rapaz que vc gosta? Ele tem uma vida corrida ,talvez realmente não dê muito tempo pra te dar tanta atenção,mas vc precisa precisa ter seu espaço de felicidade tbm ,procura alguma coisa que pode te dar uma alegria pra no sentir tanta falta do seu namorado qnd ele não puder estar ao seu lado .Converse com ele ,explique sua insatisfação e tente buscar algo pra fazer de bom durante o período que ele estiver trabalhando.Vc vai se sentir melhor tendo uma vida produtiva e com certeza ele vai ficar orgulhoso de vc .
Pense ,converse com ele sem cobrar e vcs poderão se entender e voltar ao relacionamento mais feliz .

Maria de Fátima Menezes da Silva Telles Psicólogo em Brasil

4 respostas

14 ABR 2023

Olá RaVB25! Obrigado por escrever. Há alguns dados não esclarecidos que precisam ser ponderados: Quantas vezes, com qual frequência, durabilidade e qualidade, vocês se encontram? Namoro com distância é algo parecido com assistir filme ou fazer filme. Namoro precisa ser real, com convivência na qual as pessoas se vejam mais ou menos duas vezes por semana, que possam, cada qual vivenciar sua turma de colegas e conhecidos, ter seu círculo social autônomo, para que não fiquem mutuamente reféns um do outro.
Dependência emocional é uma inadequação dado que ela acontece dentro de cada pessoa e a outra não pode controlar.
Pelo descrito, você precisa amadurecer, aprender a namorar consigo mesma, como prioridade. Será que você conta com turma de colegas e conhecidos? Vivencia estudos sérios e comprometidos? Conta com grupo de esportes coletivos de contato? Tem trabalho e/ou preparação para o trabalho consistente? Vivencia contato de qualidade com questões culturais e artísticas?
Nove anos é muito tempo para namoro com distância, com pessoa de trinta anos, considerando a instabilidade do relacionamento.
A pessoa mais importante da tua vida é e precisa ser você mesma!
Será muito enriquecedor você contar, por um tempo, com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços!

8664 respostas

13 ABR 2023

Oi Rafa, tudo bem?
Se me permite, gostaria de te devolver a pergunta. Você deve terminar?
Estabeleça o que é prioridade na sua vida nesse momento. Com certeza você deve ter planos e sonhos e para isso deve se fortalecer emocionalmente, para que direcione seus esforços no que é prioridade na sua vida e onde essa prioridade vai te levar ao longo prazo. É importante que você busque iniciar um acompanhamento psicológico que te ajudará nesse processo.

Algumas estratégias no seu dia a dia:
1- identificar, entender e nomear as emoções;
2- Aceitar emoçãos negativa sem autocríticas
4- Fazer exercícios de relaxamento, por exemplo a Respiração diafragmática, o Mindfulness que promove a diminuição de frequência cardíaca, diminuição de ansiedade, alteração nas áreas de regulação emocional e ajuda na ativação da área racional do cérebro.
5 - Atividade física que ajuda muito na regulação das emoções.
6- Focar nos seus pontos fortes, qualidades e habilidades que você já tem.

Gyovanna Portela Psicólogo em Florianópolis

3 respostas

13 ABR 2023

Rafa, querida, imagino o quanto vc está sofrendo com essa distância. Mas pense se vc não está precisando se valorizar mais e buscar um estilo de vida mais satisfatório para vc. Acho q vc e seu namorado precisam de uma conversa franca e ética para entenderem melhor como construir essa relação de forma mais saudável. Vc poderia fazer uma terapia. Isso ajudará vc a se conhecer melhor e entender o que vc está fazendo consigo mesma.

Mariangela Mantovani Psicólogo em São Paulo