É normal sentir tanta raiva e achar que a vida é entediante?

Feita por >Lima · 20 jan 2021 Motivação

Sinto raiva das pessoas ao meu redor ( principalmente parentes com os quais eu convivo) . Ñ tenho o menor interesse de me aproximar de ninguém pq para mim ( as pessoas que eu convivi até agora) ñ passam de um bando de hipócritas , interesseiros, vazios , julgadores. E a vida é realmente entediante , são padrões e penso pra quê ?????? É tudo a mesma merda . Tô só o estresse e de saco cheio de todo mundo. Durmo pensando que o dia seguinte vai ser mais desgastante ainda . É como se eu tivesse que viver pq alguém me colocou no mundo e eu realmente ñ tive a opção de escolha sobre isso e agora sou obrigada a tudo da " VIDA " . Tô cansada , desgastada . E só a personificação do ódio em relação às pessoas , tudo .

A melhor resposta 21 JAN 2021

Oi, Lima.
A raiva pode ter muitas causas, inclusive pode ser uma característica sua, e tudo bem. Mas do jeito que você se expressou na mensagem, parece que o copo está cheio e vai entornar a qualquer momento, por isso talvez fosse interessante buscar ajuda profissional, para analisar as causas dessa raiva, em que ocasiões ela aparece, se é só com os familiares e conhecidos, ou se estende para desconhecidos e outras situações que estão fora de seu controle.
Sentimos ódio ou raiva quando achamos que podemos ser atingidos pelas pessoas de alguma forma, quando nos sentimos ameaçados e queremos nos proteger. Mas é legal avaliar se há uma ameaça verdadeira ou se na verdade você busca desenvolver meios de se desligar da influência dessas pessoas e viver sua vida. Para isso a psicoterapia pode te ajudar e muito.

Um abraço.
Marcela Marmentini, psicóloga
CRP 06/160501

Marcela Marmentini Psicóloga Psicólogo em Santos

24 respostas

21 JAN 2021

Lima,
Teu sentimento e tua visão está correta e entendo o que sente... Tudo isso é verdadeiro.
Porém, eles não sabem disso porque simplesmente estão executando um programa que lhe foi ensinado.
Voce não veio aqui para se adaptar a um sistema degradante como este. O sistema te ensinou uma série de coisas que condizem com a doutrina do sistema.
Voce veio aqui para se realizar, ser feliz, ser diferente, viver e construir a tua realidade e não se adaptar a outros.
É necessário ter muita flexibilidade e diplomacia para lidar com este sistema sem deixar ele interferir no teu projeto de vida.
Invista em Psicoterapia que te leva a conhecer-se, conhecer teu projeto de vida e as estratégias que pode usar para vencer.

5826 respostas

21 JAN 2021

Olá Lima! Obrigado por escrever. Não é normal sentir assim. A cultura das pessoas é assim, porque envolve necessidade de sobrevivência e adaptação. Precisamos e precisaremos interagir com as pessoas. O isolamento e afastamento das pessoas não permite vida mais saudável e plena. A raiva e o ódio fazem extremo e garantido mal para a pessoa que sente. Aos outros nem sempre. Sentindo raiva e ódio, em certa medida, você está sendo inimiga de si mesma.
Certamente, com uma reflexão científica detalhada e profunda, conduzida por um psicólogo, você poderá e deverá organizar formas diferentes de sentir, interpretar, comportar-se, em situações de trocas sociais e afetivas. Uma parte importantíssimo na convivência é o treino com energias boas. Procure por um de nós. Seja persistente, verdadeira, tenha disciplina.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.