É normal se sentir desconfortável no meio de muitas pessoas?

Feita por >Mariana Lima · 8 jun 2022 Habilidades sociais

De uns tempos pra cá eu percebi que comecei a me sentir desconfortável quando estou no meio de muitas pessoas, n tenho vontade de conversar com ngm, e sempre acho q a pessoa tá me achando uma chata. Eu nunca consegui conversar olhando nos olhos das pessoas, sempre olho pra baixo, pros lados ou fixo em algum objeto ou ponto...

A melhor resposta 16 JUN 2022

Olá Mariana!
Obrigada por sua pergunta. Há diversas maneiras pertinentes a cada ser humano de se posicionar e sentir em relação a questões de socialização: comunicação, introversão, extroversão... Cada um se satisfaz e se alimenta com determinado modo e funcionar. Uns gostam de estar sempre rodeados de pessoas, outros se satisfazem em convivências limitadas ou gostam de estar sós. E está tudo certo. É um processo natural e intrínseco a cada um segundo sua personalidade e suas histórias de vida.

Fico feliz em ver sua atenção voltada ao seu funcionamento emocional e relacional. Que bom que você está começando a se olhar e procurando se entender pois é a partir do momento em que reconhecemos, entendemos e olhamos para algo que se pode ampliar, crescer e melhorar o que há. É desse ponto que começamos a mudar e amadurecer.

Questões de autoestima estão intimamente ligadas ao autoconceito, autoaceitação, autocompaixão, autonomia, autoimagem... entre outros "autos" e que de algum modo vão delimitando o modo como se relaciona consigo mesmo e com os outros. As vezes temos presentes sensações de menosvalia, não merecimento, incapacidade ou inadequação que podem ser amadurecidas, trazidas à maior realidade, transformadas e fortalecidas com o processo de autoconhecimento, psicoterapia.

Como pode ser o seu caso, é possível que uma jornada de autoconhecimento acompanhada por um profissional que através de técnicas e reflexões possa lhe dar o suporte necessário e favorecer seu crescimento. Terapia com psicóloga pode te ajudar muito!

Caso queira ajuda com isso, conte comigo! ;)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

12 JUN 2022

Mariana , vc deve ter seus motivos p se sentir assim, talvez não se sentir aprovada pelas pessoas. A falta de habilidade social pode ser construída. É um aprendizado, mas além disso vc precisa resolver suas questões de aprovação com o mundo.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

10 JUN 2022

Oi, Mariana! Talvez você esteja sofrendo com ansiedade social. Há pensamentos desadaptativos envolvidos. Importante buscar ajuda em psicoterapia para que isso não te impeça de viver coisas significativas pra você. Estou à disposição para caminhar com você se assim desejar.

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

9 JUN 2022

Oi Mariana Lima
O normal é voce ser voce mesma, diferente, dona de si mesma, alegre e feliz! Realizada!
O desconforto é sintoma de que está ajustada para servir aos outros, se considerar inválida ou menos. Só consegue olhar para os olhos das outras pessoas quem se aceita, quem se ama, quem se prioriza, quem é do jeito que é.
Conheça-se, certifique-se de si mesma, autentique-se para ser como a vida te quer não como os outros te querem. Faça Psicoterapia e compreenda porque está deste jeito agora.
Abraços

5817 respostas

9 JUN 2022

Olá Mariana! Primeiramente fico muito feliz por você em seu relato estar começando a se perceber nas suas relações, no seu jeito de ser, de sentir e de viver.
Em seu discurso há uma história com várias emoções, expectativas e sentimentos que ainda estão em processo. Não há como ser taxativa, até por questões de entender e conhecer mais sobre você. O que é possível perceber, é como é bonito a sua forma de se dedicar ao outro seja sua disponibilidade, seus conselhos... Contudo é importante conhecer como você se percebe nesta dedicação, bem como os mecanismos que te fazem construir e manter suas relações profissionais, familiares, de amizade e as amorosas.
Seria importante você procurar profissionais que possam te ajudar nesta situação através do processo terapêutico. Serão várias situações no dia a dia que precisarão ser elaboradas de acordo com a sua forma de lidar, ver, sentir e ser. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

13 respostas

9 JUN 2022

Olá Mariana Lima! Obrigado por escrever uma parte. Será bom que conheçamos a outra parte (...nunca consegui conversar olhando nos olhos das pessoas). Os olhos teus, meus, das pessoas, são elementos cruciais para a comunicação mais profunda.
Será preciso que você exercite gradativamente, desenvolva habilidade nesse sentido.
Recomendo que conte com a ajuda científica de um psicólogo.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue estão muito verdadeiras! A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos, ditos "líderes religiosos" são extremamente falsos, querem é dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Use máscara, evite aglomerações, assim como elimine os criadouros de mosquitos.

8607 respostas

9 JUN 2022

Olá, Mariana. Pelo que você relata, esse desconforto nem sempre existiu ou era menor antes. Algo ocorreu nesse meio tempo? Isso ocorre somente com pessoas desconhecidas ou passou a ocorrer com os amigos? Talvez isso tenha relação com algum sentimento de exposição. Não tem vontade de conversar ou acaba evitando conversar, mesmo tendo vontade, para que não te achem chata? Penso que a terapia te ajudaria no sentido da compreensão desses questionamentos, para que passe a perceber as coisas de forma mais integrada, não somente ''preto no branco''. Fico à disposição.
Abraço.

Psicóloga Mara Dias Psicólogo em Porto Alegre

48 respostas

9 JUN 2022

Olá
Me relacionar com outra pessoa é um tipo de aposta: não sabemos o que pode vir dali. Se exponho minhas vulnerabilidades, é possível que eu me machuque. Mas também é possível que isso me cure de alguma forma.
Acredito que um processo de terapia pode te ajudar a ver isso com maior clareza, entendendo quais dessas percepções são reais e em quais percepções posso confiar.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha