Sentir muita raiva na gravidez é normal?

Feita por >Laila · 27 nov 2019 Agressividade

Oi, estou grávida de 5 meses e desde então sinto muita raiva de tudo, brigo por coisas inúteis, já tive depressão, pode ser em decorrência disso? Só sei q isso tá me fazendo mal, pq eu trato mal as pessoas q eu amo, tô pra ficar doida, tem horas q eu fico trêmula de tanta raiva.

A melhor resposta 8 DEZ 2019

Oi Laila,

Sim. Cada gravidez é única, e inserida em um período específico de tempo, na vida da mulher. Nessa unicidade própria de cada pessoa, a vivência do período gestacional também acontecerá de forma diferente para cada mulher.
Existem relatos de transtornos de humor, ansiedade e stress no período gestacional. Fatores hormonais, biológicos, psíquicos e sociais podem influenciar nessa vivência da gestação. Cada organismo funciona de um modo e é preciso saber o que é mais adequado à sua realidade.
É preciso cuidar da alimentação, se necessário buscar apoio psicológico, acompanhamento médico, lazer, manejo das situações de stress...Ter uma boa equipe de profissionais.
Esse período é muito importante para o desenvolvimento do bebê, que está em constante relação com a mãe, e também com outras pessoas.
É de grande importância os cuidados com a mãe, bebê e família, na gravidez.
A Psicologia Perinatal desenvolve estudos e auxilia no período antes da gestação, durante e após, atenta às necessidades de cada pessoa.
Os sentimentos de raiva, também podem acontecer no período gestacional, assim como outros sentimentos. Se você percebe o aumento da irritabilidade e uma dificuldade de manejo com essas emoções, e isso te incomoda, pode ser uma boa oportunidade para buscar acompanhamento, uma ajuda acolhedora nesse tempo de gestação.

Manuela Cordeiro Psicólogo em Salvador

1 resposta

29 NOV 2019

Oi Laila...
Importante compreender o motivo da raiva para não prejudicar a ti mesma e ao bebê que está se formando. Saiba que já desde agora está influenciando o Bebê através da comunicação emocional... tu e a criança, são um só e tudo o que está sentindo está passando à criança.
Então, te tranquilize e vamos aprender com o que surge, assim evoluímos. Nada anormal, muitas mulheres apresentam este sintoma.
Te convido a pensar sobre o que significa a gravidez: interrupção de sonhos? Planejamento frustrado?
Nada está perdido, apenas adiado porque um bebê significa para a mãe uma estagnação para a vida dela de mais ou menos 2 anos. Por isso a mulher, teria que ter esta consciência antes de engravidar. Mas agora tens a responsabilidade de, e tens a graça de ser Mãe de uma criança, vais possibilitar que esta criança também possa desenvolver o seu Projeto de Vida, para o qual está vindo ao mundo concreto.
Precisas sim elaborar este sentimento de raiva e não vais conseguir fazer isto sozinha. Eu disse elaborar, resolver e não silenciá-lo porque se não elaboras, ele vai se manifestar em outro momento.
Pode ser um conflito, um trauma que acessou a memória consciente que veio a tona neste momento, mas que precisas compreendê-lo.

5817 respostas

28 NOV 2019

Boa tarde Laila,
a depressão se apresenta de várias maneiras, irritação, mal humor, conflitos podem ser sintomas de depressão.
É importante que você verifique isso com o médico que está acompanhando seu pré-natal. Normalmente a gravidez é um momento que a mulher se senti feliz, afinal está gerando um ser que dever ser muito amado. Procure manter a acalma, pois tudo que você senti afeta a criança, ele senti tudo...
Procure um psicólogo para ajudá-la a entender o que está se passando .
Maria da Conceição V. Gioia

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

28 NOV 2019

OI Laila! Muito interessante esse seu relato. Busque por ajudada psicológica, tratamento mesmo! Parece que essa gravidez está querendo te dizer alguma coisa. Para além das alterações hormonal que ocorre na gravidez, é muito importante entender também suas emoções e o que acontece no seu mundo interno. Essa sua raiva, tem a ver com suas emoções.! Procure por ajuda psicanálise/ou psicologia.

Cleide Marchiotti Psicóloga - Psicanalista Psicólogo em Maringá

27 respostas

28 NOV 2019

Oi! Obrigado por participar. O que será que está significando a gravidez para você? Quais alterações corporais e hormonais você está vivenciando? Na verdade, gradativamente você deve estar dando à gestação o sentido que ela deve ter: propiciar a vinda de uma nova vida, de um ser humano pleno, completo, com incontáveis recursos e possibilidades. O nascimento de um bebê é sempre renovador, estimulador da vida daqueles que o conduzem para o desenvolvimento, por anos e anos a fio. Certamente esse bebê será muito gerador de sentimentos bons: ingenuidade, descoberta do mundo, aprendizados, aproximação entre pessoas. Conto com a sua iniciativa de procurar um psicólogo - agora - para conversar sobre isso. Você deve trabalhar, mentalmente, para poder fazer sobressair os sentimentos bons de uma mulher que vai gerar uma vida. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.