É normal sentir ter mais de uma pessoa dentro de você?

Feita por >Alexia · 11 out 2017 Esquizofrenia

Não sei explicar, até onde me lembro sempre tive uma espécie de dupla personalidade não sei...me sinto curiosa em saber se isso ocorre com mais pessoas... tipo: para meus pais eu sou uma pessoa, para meus amigos sou outra... mas não aquela troca natural em que sua essência e a mesma, não eu mudo mesmo, uma espécie de mecanismo que faça com que eu tente estar adequeada aos dois meios... só que isso é o que menos me preocupa, o que me preocupa é o fato que eu minto demais, para todo mundo, e o tempo topo... também me preocupo porque parece que uma parte de mim e ruim e outra boa quando me tomo de pensamentos prejudiciais aos outros.... não posso procurar ajuda psicológica, mas o que eu posso fazer?

A melhor resposta 11 OUT 2017

Olá Alexia, vejo que você não está bem com essa situação. Pelo que me parece você possui dificuldades de compreender quem é você, suas características e personalidade, e busca se adequar aos meios e pessoas que convive. Quando a pessoa não está bem consigo fica difícil também compreender o outro e ser empático. Essa sua pergunta já é uma forma de buscar ajuda psicológica, esse é um grande passo.

Carla Raíssa Silveira Psicólogo em Fortaleza

6 respostas

18 JUL 2018

Acontece ao longo da vida, em situações em que a personalidade está fragilizada. A intensidade e duração determinarão se é administrável. Estabilidade e vínculos qualificados ajudam a resgatar a integridade.

8607 respostas

19 OUT 2017

Oi Alexia, boa tarde.
Lendo seu relato me deu a impressão de que você ainda está procurando pelo seu jeito e enquanto isso vai "pegando" modelos dessas pessoas com quem convive, pais e amigos. Porém percebe que essa tentativa não está dando certo porque você se incomoda. Oriento que marque consulta com um psicólogo para receber orientações. Como a colega já disse é muito comum psicólogos atenderem por um valor mais acessível é possível essa negociação. Também tem psicólogo no Caps, ubs, ONG e nas faculdades.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

13 OUT 2017

Pode ser que você esteja se comportando de forma fragmentada com as pessoas por temer a rejeição. Como também é possível que exista algo mais complexo por trás disso. É difícil chegar a uma compreensão com base em tão poucos elementos.
É importante olhar para você, para os seus sentimentos, pensamentos e comportamentos. Creio que você só conseguirá fazer isso de forma assertiva quando buscar ajuda psicológica. Não há solução simples ou fórmula mágica. É preciso trabalhar essas questões de forma profunda. Procure um profissional, existem vários com preços acessíveis e até mesmo gratuitos. Boa sorte. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

12 OUT 2017

Alexia! Esta cisão de personalidade costuma ocorrer como efeito de traumas. Existe apoio psicológico acessível. Procure ajuda.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

12 OUT 2017

Boa noite alexia, bem o melhor caminho é você fazer um trabalho individual uma psicoterapia, porque você vai elaborar essas questões de dupla personalidade.
Alexsandra Rufino

Alexsandra Rufino Psicólogo em Recife

10 respostas

11 OUT 2017

Oi, Alexia.
Você não está conseguindo se entende não é mesmo. Algo acontece que você destorcedor a realidade e coloca uma mentira para ficar mais confortável.
Acredito que você precise de terapia para entender o que acontece com você mesma.
No seu relato você disse que não pode procurar por terapia, se o fato for financeiro, saiba que na rede pública é oferecido tratamento com psicólogo gratuito, assim como em universidades onde tem o curso de psicologia há a clínica escola que também oferece esse tipo de auxílio.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo