É normal se sentir vazio por dentro?

Feita por >Amanda · 21 jul 2017 Psicoterapias

De uns tempos pra cá, comecei a perceber uma mudança em relação a mim com outras pessoas. A verdade é que não sinto nada, nem amor, nem ódio. Isso não me parece normal. O que pode ser.

A melhor resposta 22 JUL 2017

Olá Amanda!
Esta sensação de vazio e apatia pode indicar vários fatores e é indicado que procure um psicólogo para que seja feita uma avaliação onde seja possível investigar a natureza deste vazio.
Pode estar vinculada com o início de uma depressão, trauma, frustrações e de maneira preventiva vale procurar apoio.
Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

24 JUL 2017

Esse vazio é resultado da falta de referenciais próprios desenvolvidos ao longo da vida. Esse referenciais são desenvolvidos através o equilíbrio entre a análise dos sentimentos produzidos (em decorrência dos eventos de nossa vida cotidiana) e o feedback das pessoas à nossa volta nessa relação de análise. Ou seja, eu analiso os sentimentos produzidos em uma dada situação e, para que eu possa validá-los, a "sociedade" (família/amigos/colegas/etc.) precisa me dizer se esse sentimento é ou não é adequado. Muitas vezes, deixamos de prestar atenção e analisar os sentimentos produzidos e ficamos sob controle extremo do feedback e da expectativa social, essa relação então se desequilibra e passamos a não conseguir mais identificar as coisas que nos proporcionam prazer e as coisas que nos trazem tristeza, aquilo que é verdadeiramente essencial à nossa vida e aquilo que é uma mera imposição social. Quando perdemos esse referencial interno e passamos a não ouvir mais nosso verdadeiro "sentir", apenas reproduzimos padrões. Olhamos para dentro de nós e ouvimos apenas a voz exterior, pq a voz interior foi silenciada por nós mesmo. Uma vez calada essa voz interna, passamos a olhar apenas o vazio que se torna nossa existência. Basta desenvolver esse sistema de validação voltando a prestar atenção aos sentimentos produzidos pelos acontecimentos da vida e buscando investir nossa energia nas coisas que são genuinamente essenciais em nossas idiossincrasias. A terapia é melhor caminho para alcançar esse objetivo. Precisamos de pessoas treinadas que saibam validar nossos sentimentos da melhor forma, para que esses referenciais reflitam o que genuinamente nos deixa feliz e da forma mais funcional para toda a sociedade.

Gisele Ávila Psicólogo em São Caetano do Sul

34 respostas

23 JUL 2017

Oi Amanda, todo mundo vive momentos de alta e baixa, o problema surge quando o tempo de baixa permanece por muito tempo. Desta forma, podemos apresentar tristeza, sensação de vazio, desânimo, entre outros. Busque por ajuda psicológica, com a finalidade de ajudá-la a compreender este momento. Psicóloga Adriana

Adriana Rocca Psicologia Psicólogo em Barueri

9 respostas

22 JUL 2017

Boa noite Amanda,
Essa sensação de apatia pode significar muitas coisas. Procure pensar sobre o que aconteceu recentemente na sua vida, se algum evento mais significativo ocorreu e te marcou de alguma forma. Fases de apatia podem acontecer, mas caso isso se prolongue e você sinta dificuldade em ter prazer nas atividades diárias, busque ajuda, não sofra em silêncio
abraço

Anônimo-319878 Psicólogo em São Paulo

43 respostas

22 JUL 2017

Olá cara Amanda, quando este sentimento traz um certo sofrimento e interfere no seu cotidiano social é porque está na hora de procurar ajuda de um trabalho com um psicólogo de sua cidade para não somatizar e resultar em adoecimento psicológico.
Espero ter ajudado, à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

22 JUL 2017

Olá Amanda. Vc já fez psicoterapia? Penso ser uma boa opção para que você responda esses porquês. É preciso saber o que mudou a sua volta para provocar esse desconforto. Um psicólogo pode te ajudar. Boa sorte!

Sueli Doniseti dos Santos Psicólogo em São Paulo

29 respostas

21 JUL 2017

Olá Amanda!
A consciência deste vazio é um sinal de que algo não vai bem e para saber o que é esse algo é necessário fazer uma psicoterapia. A psicoterapia é excelente para ajudar no autoconhecimento e estou certa de que irá te auxiliar a encontrar caminhos para a sua vida que poderão lhe proporcionar novos sentimentos.
É muito importante cuidar de si mesma e buscar sempre uma vida mais feliz.

Abraço!

Psicóloga Simone Maure Psicólogo em São Paulo