É normal não conseguir agir naturalmente com amigos?

Feita por >Paulinho · 20 set 2020 Habilidades sociais

Olha eu tenho várias pergunta...
Esses dias atrás eu não tô conseguindo agir de forma natural com meus amigos, por causa de alguns acontecidos
Quando eu tô com eles eu me sinto forçado é como se não houvesse mais nada sabe, não consigo demonstrar mais nada
Não consigo me expressar direito, fico frio, como se não tivesse sentimentos por essas pessoas, mesmo as que são muito próximas.
As vezes eu nem sei o que falar e fico a maior parte do tempo calado.
Sou uma pessoa muito ansiosa e paranóica, não se é fobia social
Já tive vários ataques de ansiedade, desmaios...

A melhor resposta 21 SET 2020

Olá Paulinho! Grato por participar. A plenitude do conceito de "amigo", não condiz com comportamentos não naturais. Provavelmente você está experimentando alto grau de insegurança, sentindo falta de relações de confiança e não as tendo, colocando pessoas das quais você desconfia, com o status de amigos. Com essa falta de naturalidade, não há clima para a essência da amizade. Observe que ao escrever aqui, você se expressou. Não somos seus amigos, não somos sequer conhecidos. Então a questão da sua possibilidade de expressão, não apresenta conexão com maior ou menor intimidade. Sua expressão não está proporcional aos conceitos de conhecidos, colegas e amigos. É mais fácil os distantes, neutros, estranhos.
Ansiedade, paranóia, desmaios, são conceitos que precisam contar com uma explicação específica de expressão em você, para que o psicólogo possa te ajudar. Teremos sigilo, respeito, tolerância, abertura mental, persistência.
Procure pela conduta científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: tenhamos interações com cuidado, mas evitemos o isolamento, tenhamos empatia, abertura mental, persistência, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8630 respostas

22 SET 2020

Olá Paulinho! Obrigada por sua participação.
Diante do que você relata, como está se sentindo? Seu comportamento alterado - não está agindo normal com seus amigos - relaciona a esse acontecimento que relatou? Se sim, que acontecimento foi esse?
Me preocupa o fato de você contar que apresenta ataques de ansiedade e desmaios... Você já buscou um médico para verificar isso?
Acredito que o caminho a seguir é você buscar um médico para ele investigar sobre esse histórico de desmaios e também um psicólogo para auxiliá-lo com a ansiedade. Pense sobre isso.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

21 SET 2020

Oi, Paulinho! Tem uma coisa bem interessante de se pensar que é prévio a relação com as pessoas, que é o modo como nos relacionamos com nós mesmos. Não se pode generalizar, mas é muito comum que nos relacionemos com as pessoas de acordo com a forma como nos relacionamos com nós mesmos: ou seja, com a imagem que temos de nós mesmos, com nosso autoconceito. Acaba que nosso comportamento é um reflexo da realidade tal como a percebemos, sabe? Este tema que você está trazendo é muito enriquecedor para ser expandido e muito importante também para o processo de autoconhecimento e pode ser tematizado em uma sessão com profissional da psicologia. Imagino que seja muito angustiante estar acontecendo tudo isso internamente em você e isso não ter um lugar onde possa ser expressado. Isso dificulta bastante as coisas, né? Aqui no Mundo Psicólogos existem vários psicólogos colegas e é possível que um processo psicoterapêutico possa te ajudar bastante nessas questões, quer seja na evidenciação de algumas coisas que mobilizam estes comportamentos, quer seja no fato de eles ganharem espaço para serem falados e contextualizados com alguém que não irá te julgar.

Espero ter sido possível ajudar você e também espero que seja possível encontrar seus próprios recursos para lidar com situações como essas. Um abração para você!

Mário Silveira Psicólogo em João Pessoa

16 respostas

21 SET 2020

Olá muito obrigado por seu relato.
Como comentou que devido alguns acontecimentos seu comportamento alterou mediante seus amigo.
No processo terapêutico o psicólogo (a), com técnicas irá colaborar para que você entenda suas situações, emoções e comportamentos.
Fico à disposição

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo