É normal amar uma pessoa e não ter relações com ela?

Feita por >Lol · 3 mar 2023 Abordagem psicológica

Namoro a 2 anos e meio ,sou apaixonada por ele , só que tem 1 ano que não temos relação sexual , isso me icomoda muito pois eu quero e ele não. Já perguntei várias vezes se o problema é comigo pq se for podemos terminar , e ele diz que não é que vai passar que foi por causa do covid ...... falo pra procurar um médico e ele não quer . Nem acredito que ele me traia não. Mas não sei mais o que fazer . Parece uma tortura toda vez que ele não me quer . O que fazer ?

A melhor resposta 4 MAR 2023

Olá
Eu não sei o que o seu parceiro vem vivendo e parece que você também não tem acesso a essa informação. Entretanto, você também possui suas necessidades e não é justo que elas não sejam realizadas, principalmente se a pessoa escolhe não buscar ajuda profissional. Por isso, acredito que vale a pena pensar que uma relação não se faz apenas de amor, mas sim de respeito, diálogo, troca, etc. E dentro disso, ainda lembraria do que você está disposta a ver como algo indispensável ou não, o que pode te dar mais base para decidir ou não estar na relação.
Se for uma decisão difícil a ser tomada ou se você perceber que não é tão simples analisar isso sozinha te sugiro buscar um processo de terapia, assim essas e outras questões podem ser cuidadas com a atenção que merecem.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

6 MAR 2023

Olá Lol.
É possível que a falta de libido seja proveniente de sequela da COVID-19.
Bom lembrar que o problema é com ele, só ele pode resolver.
Estou à disposição para qualquer esclarecimento ou dúvida.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

666 respostas

5 MAR 2023

LoI
Embora tenha a possibilidade de existir o amor universal, mesmo assim a sexualidade está presente pois ela é a nossa principal fonte de energia, de prazer, alegria e de criatividade.
Como ele te trata? Ele te beija? ou ele te evita, evita contato por beijo... Algum conflito ele pode estar tendo... medo de se contaminar.
Até quando voce suporta isso, é uma escolha sua.
Ou ele se resolve ou voce decide escolher outro parceiro.
Afinal, voce tem a liberdade e a responsabilidade sobre voce mesma.

Abraços

5892 respostas

4 MAR 2023

Olá Lol! Obrigado por escrever. Quando você cita que estão juntos faz dois anos e meio, que tinham relação, que faz um ano que não têm mais, implica que não é comum, "normal". Por razões religiosas, algumas pessoas somente vivem relação sexual, em certas circunstâncias e condições.
Será preciso avaliar mais profundamente. Será preciso esclarecer. Não fará sentido você continuar um namoro sem entender melhor essa questão.
Será preciso prudência e sensibilidade.
Sugiro que conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.