É normal amar duas pessoas ao mesmo tempo?

Feita por >Airton Menezes · 9 fev 2021 Terapia de casal

Amo minha esposa, e tambem amo minha amante, nao entendo porque mas nao consigo ver diferença entre o sentimento que sinto por ambas, faz 1 ano que vivo em um triangulo a nao tive nehhum problema, exceto pela questao daquilo que a nossa sociedade prega, querendo ou nao parece que a ideia de monogamia é mais um comportamento aprendido ou um habito cultivado do que algo "sagrado". É Possível amar duas pessoas ao mesmo tempo ou eu sou louco?

A melhor resposta 11 FEV 2021

Olá Airton, como vai?

O simples fato de você está se questionando isso agora, dessa forma, indica que as coisas dentro de você podem estar começando a ficar confusas, e isso pode, mais adiante, se transformar em um problema ainda maior, que pode afetar não só a você, mas a sua esposa, sua amante e a família de ambas. Antes da situação chegar a esse ponto, o que pode trazer bastante sofrimento e desgasta para todos, é importante analisar friamente a situação.
Primeiramente, será que você realmente ama sua esposa ao procurar se relacionar com uma amante? Ou será que a relação com sua esposa já está apenas na comodidade e falta de iniciativa para terminar seu casamento?
Em segundo lugar, como será que sua esposa reagiria se você abrisse o jogo? Ou, como você se sentiria se sua esposa mantivesse uma relação com um amante, ou dois, sem seu conhecimento? Tente se colocar um pouco no lugar de sua esposa, neste sentido. A isso, nós damos o nome de empatia.
Em terceiro lugar, é importante diferenciar o que é amor e o que é apenas desejo sexual. O amor se estende no tempo, é a oportunidade que temos de nos tornar alguém melhor ao lado de uma pessoa, para que possamos evoluir enquanto seres humanos compartilhando projetos e construindo sonhos. O amor exige trabalho, tempo, respeito e consciência.
Talvez, antes de iniciar uma relação extraconjugal, fosse mais interessante consultar sua esposa para a possibilidade de um relacionamento aberto, ou até mesmo novas práticas sexuais entre vocês, com o objetivo de deixar tudo em evidência entre vocês e não levar uma vida dupla dessa forma. Um dia as coisas sempre vem a tona e, repito, pode trazer muito sofrimento para todos os envolvidos, inclusive processos judiciais.
Não se baseie tanto pela sociedade, mas sim por aquilo que internamente for mais sólido dentro de você. Se precisar de apoio, estou com minha agenda com horários disponíveis!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

14 FEV 2021

Airton, o sentimento está dentro de nós, dentro de vc, então quem pode dizer se vc ama é vc.
Vc pode estar confuso por não saber como resolver essa situação, pois o q deve te consumir é conviver com esses pensamentos de estar enganando alguém.
Estar em um relacionamento duplo pode ser muito difícil, e neste caso vc precisa ser honesto primeiramente com vc mesmo, depois honesto com seus sentimentos, depois honesto com quem vc se relaciona. Uma tarefa difi

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

11 FEV 2021

Olá Airton tudo bem?
Não existe regra para o sentimento do amor, ou seja, você pode amar muitas pessoas ao mesmo tempo. O que existe são acordos nas relações amorosas que estabelecemos com o outro. No seu caso, se as mulheres com as quais você se relaciona estão de acordo com o seu jeito triangular de amar, não há questão a ser discutida. Numa relação, seja ela dual, triangular, quadrangular...o que interessa para ser bom para todos os lados, é que os acordos estabelecidos na dinâmica relacional estejam sendo cumpridos. Isso não impossibilita, em momento algum, que haja novos acordos sendo criados a qualquer instante da relação.
Grato pela pergunta. Qualquer coisa estou à disposição.
Atenciosamente,
Túlio Bueno R. Martins - Psicólogo/Psicanalista
CRP: 06/141430

Túlio Bueno R. Martins Psicólogo em São Paulo

86 respostas

11 FEV 2021

Olá Ainton.
As pessoas podem se envolver com mais de uma pessoa e sentir amor por elas, no entanto não se trata de "sagrado", e sim, estas pessoas, com quem se relaciona, aceitarem esta situação, do contrário você terá que fazer um malabarismo para manter isso como está.
Lembre-se que mentiras tem perna curta e em algum momento o que está escondido aparece, mas como eu disse anteriormente se as duas aceitarem está tudo bem para você.
Por outro lado, você comenta que isso é algo que a sociedade prega, então fica aqui uma pergunta: Você aceitaria que sua esposa tivesse um caso ou mais além de ser casada com você?
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

10 FEV 2021

Olá Airton! Grato por escrever. A cultura não lida bem com a bigamia. Administrar duas relações envolve trabalho redobrado. Você escreveu aqui porque tem alguma intenção. Qual será? Sua mulher tem outro marido? Você tem filhos? Como eles lidam com isso? Você gostaria que tua mãe tivesse dois maridos? Desculpe-me a colocação das questões invertidas e desconfortáveis. Acontece que quando vamos a um lugar, precisamos saber como voltar, caso seja necessário.
Que tal você procurar por um de nós, e ponderar mais profundamente essa tua condição amorosa de forma mais específica e aprofundada?
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.