Acho que não nasci para amar uma única pessoa, isso é normal?!

Feita por >Marcela · 16 dez 2019 Desenvolvimento pessoal

Não consigo me manter interessada por muito tempo por meus namorados. Tenho a impressão que estão me sufocando, me privando e estou perde do tempo, e acabo terminando. Acho que não nasci para amar uma única pessoa, isso é normal?!?!?

A melhor resposta 17 DEZ 2019

Oi Marcela
A vida não tem regras: nascer, crescer, estudar, trabalhar, casar, ter filhos e morrer. Quem impõe estas regras é o sistema, é o meio ambiente. Este sim te limita, impõe regras, te julga, te prende.
A vida quer apenas que tu realize a ti mesma, que faças muitas experiências, que não faças nada por obrigação, mas determinado pela tua vontade.
Se o sentimento presente que tens é este, cuide apenas não se amarrar, não se prender por uma gravidez indesejada. Isto sim te coloca na condição do sistema e o teu Projeto de Vida pode sofrer, ou estagnar e aí complica tudo.
Uma gravidez, para a mulher significa uma parada na vida dela de, pelo menos dois ou mais anos. Por isso tens que ficar atenta.
Há muitas mulheres que não querem compromisso assim, com ninguém.
O compromisso é com elas mesmas e seus projetos de vida.
E usufruir da vida.

5817 respostas

17 DEZ 2019

Marcela, olá, boa tarde! E se eu te disser que está tudo bem não se apaixonar, a todo momento, como determina as tais normas sociais? E se eu te disser que todos temos um tempo único e particular, ao qual temos o direito e a escolha de ponderar. Será que sua ausência de interesse não está incluìda em um contexto onde esses mesmos padrões não te cabem? Onde está escrito que somos obrigados a ficar atados a alguém, para sermos normais? Como são suas escolhas de relacionamento?? Pode ser feito um trabalho de romper com todos os julgamentos que você criou acerca de relacionamentos, reestruturando suas escolhas de parceiro para pessoas, que se enquadrem no perfil, que não te traria esse desconforto. Creia, você apenas está presa em um padrão e isso pode ser alinhado em um processo de ressignificação. Fico à sua disposição. Grande abraço.

Mary Athayde Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

17 DEZ 2019

Normal é aquilo que está contido em uma norma. Na cultura brasileira, a norma é o casamento monogâmico. Já em culturas como a indiana e a árabe, a poligamia é reconhecida, portanto, "normal".
Porém, os instintos nem sempre buscam satisfação na adequação a normativas ou determinações socialmente impostas. Essa luta entre satisfazer o que se deseja ou satisfazer o que desejam que realizamos é uma constante na vida humana. O que você sente deve ser levado muito a sério quando tiver de decidir o que fazer e quando fazer.
Respeite seus sentimentos.
O processo psicoterápico pode lhe auxiliar na autopercepção e com a atualização diante de novas situações. Vale muito, considerar psicoterapia, romper correntes.
Desejo que encontre logo o que procuras compreender.

Ozanan M. Sobrinho Psicólogo em Teresina

18 respostas

17 DEZ 2019

Olá Marcela! Vejo que você quer entender melhor o que está acontecendo com você, e isso é muito bom. Já pensou em buscar ajuda profissional? A psicoterapia pode te ajudar a entender melhor o que acontece com você. Caso tenha interesse, realizo atendimento psicológico online, se quiser entrar em contato para saber como funciona estou à disposição.
Um abraço,
Regiane Simões

Regiane B. Simões Cruz Psicólogo em Manaus