Me considero uma pessoa social, porém não consigo ter relações duradouras

Feita por >Antonio Adryel · 25 out 2018 Desenvolvimento pessoal

Vivo num ciclo que começa eu me aproximando de uma pessoa, seja amizade ou não, no começo consigo me sair muito bem, fico um pouco nervoso, mas acredito que seja normal, pois isso não nunca me impede de me relacionar com alguém, porém depois de um tempo e sem qualquer aviso prévio eu me afasto de qualquer pessoa que seja.

É uma sensação de que me afastando estou fazendo a coisa certa e melhor para as duas pessoas. Devido a isso, não sou muito abeto para as pessoas, mesmo tendo a fama de ser extrovertido e engraçado.

Eu já forcei algumas vezes uma reaproximação, porém logo em seguida me encontro na mesma situação que me encontrava.

Me pergunto o que me torna assim e como posso evitar esses afastamentos

A melhor resposta 26 OUT 2018

Boa noite Antonio. A dificuldade em manter amizades e outros relacionamentos estão muitas vezes ligados a pensamentos disfuncionais que limitam a habilidade de lidar com as pessoas. Por exemplo, se eu penso que eu posso ser invasiva se tiver um determinado comportamento, não ajo e não crio oportunidade de consolidar a relação.
Na psicoterapia você poderá entender quais são os pensamentos disfuncionais que estão comprometendo sua habilidade de manter relacionamentos, reestruturá-los e desenvolver estratégias para ampliar o repertório dessas habilidades.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

26 OUT 2018

Olá! Antonio. Percebo que existem crenças e dificuldades que precisam ser mais investigadas e que levam você a achar que é melhor se afastar do que talvez conversar com a outra pessoa sobre suas expectativas e as expectativas que a outra pessoa tem de você mesmo. O processo psicoterápico poderá ajudá-lo a entender, enfrentar os sentimentos e pensamentos que levam você repetir esse comportamento e te ajudar a mudar, a fazer diferente através do auto conhecimento.

Estou a disposição, . Vera Lucia.

Vera Lucia Ferreira da Silva Psicóloga Psicólogo em Santos