É melhor terminar?

Feita por >Poliana · 22 ago 2022 Abordagem psicológica

Namoro há 1 ano e 3 meses, e durante esse tempo ele sempre errou muito comigo. Mesmo sabendo o que me magoava, ele quebrava nossos acordos. Eu era muito apaixonada vulgo dependente e sempre terminamos e voltamos. Da última vez que terminamos, eu estava realmente decidida a dar um fim, no entanto, ele insistiu para conversar e eu acabei cedendo e voltando atrás. Ele melhorou, é exatamente como eu gostaria que tivesse sido desde o início, parece me respeitar, mas eu já perdi o interesse. Não sinto nenhuma intensidade, além do medo de que isso dure poucos meses, não confio na melhora repentina. Sinto que finalmente me livrei da dependência emocional e agora ele quer reparar os erros, não sei se devo dar mais uma chance. Sinceramente, não sinto vontade alguma de estar ali, estou fria e distante, e me sinto culpada por isso.

A melhor resposta 23 AGO 2022

Boa tarde Poliana,

Talvez um processo de psicoterapia auxilie a que você descubra se é melhor continuar o namoro ou não. Observar o cotidiano do relacionamento é importante, você trabalhar como constrói suas relações, o que te dá prazer, assim terá relações mais satisfatórias/saudáveis, em um relacionamento nem sempre se gosta de tudo no outro. Cada pessoa tem formas únicas de se relacionar, em um relacionamento o apego seguro é o mais saudável (mas os tipo de apego tem relação com a história de cada pessoa e pode ser trabalhado em psicoterapia). A individualidade de cada um é essencial.

Fico à disposição

Anônimo-405478 Psicólogo em Rio de Janeiro

41 respostas

23 AGO 2022

Oi Poliana,
Voce precisa apenas investir em si mesma, ser a cada dia melhor para si mesma, realizar-se, ser dona de si mesma, gostar de si mesma, apaixonar-se por si mesma, ter amor-próprio;
Voce não nasceu para outra coisa a não ser, realizar-se e ser feliz, fazer o teu próprio caminho.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para escolher e decidir.
Sendo assim, simplesmente se sentirá realizada e brilhando... isso será suficiente para que atraia pessoas (amizades) e amores que vibrem a mesma realidade.
Não tem do que ficar se sentindo culpada e nem é necessário terminar... apenas seja voce mesma, cure a sua dependência que se ele te valorizar, ele correrá atrás para não te perder. Mesmo assim, a escolha é sua.
Abraços

5817 respostas

23 AGO 2022

Oi Poliana! Obrigado por citar. Talvez seja prudente saber mais dados. Mas, a princípio, você, pelo relatado, parece ter adquirido maior maturação, maior autonomia, maior autoconfiança, de tal forma a ser mais adequado, você exercitar novas vivências. É sempre prudente lembrar que namoros, sem estudos consistentes, sem trabalho consistente, sem turma de colegas e conhecidos, acaba caindo e necessidade exclusiva, que gera, inadequações, que as pessoas costumam chamar de dependência emocional. Acontece que emoção acontece dentro da pessoa, não pode depender.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.