É comum uma criança de 7 anos ter medo da morte ou associar doenças à morte?

Feita por >Bebel _13 · 20 jan 2022 Psicologia infantil

Meu filho tem 7 anos e se sentir uma gripe, levar um arranhão, ja fica apavorado temendo que vai morrer, e eu fico com medo do que isso pode causar pro meu filho, percebi que isso vem acontecendo nesse periodo de pandemia.

A melhor resposta 21 JAN 2022

Olá Bebel! Grato por citar. Falamos Português porque somos estimulados a falar essa língua; seu filho está com medo da morte porque está sendo estimulado a direcionar seus sentimentos para isso. Isso não significa culpa sua ou das demais pessoas que vivem próximos dele, mas responsabilidade com tomada de consciência e análise de como está a rotina dele. Contatos reais com pessoas reais, atividade física, com evitação de televisão, celular, internet, computador, conversas hospitalares, assuntos de adoecimentos, fará com que a mente dele seja estimulada para outros fatos: não há controle preciso sobre morte, a condição de sentir e pensar é de vida, cada pessoa é viabilizada por elaborados e evoluídos processos naturais da genética dos pais. Nenhuma pessoa se tornaria adulta caso não tivesse sobrevivido à infância, adolescência e juventude. Não é possível que o melhor de duzentos milhões tenha vocação para morrer antes! Certamente rotina estimuladora de movimento, atividade física, construção, descoberta e vida, afastará esse temor da mente dele.
Caso as coisas se alonguem, aconselho que conte com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

5 FEV 2022

Bebel,
Depende do tipo de estímulo que a criança absorveu no ambiente onde vive; os adultos podem ter o hábito de associar doença, comentar que vai morrer, uma série de conversas que a criança ouve e recolhe para si mesma.
Nada a fazer com a criança e sim, melhorar a convivência, qualificar conversas. A criança é uma esponja que absorve a energia, as intenções, a motivação dos adultos.

5817 respostas

21 JAN 2022

Olá, Bebel.

Obrigada pelo seu relato.
Primeiro de tudo é importante dizer que os sentimentos tem funções importantes em nossas vidas, por exemplo, o medo vem como forma de preservação a nossa integridade diante uma situação em que corremos risco.

É fato que em tempos de pandemia vivemos, há quase dois anos, correndo um grande risco de adoecermos, mas, atualmente, com risco de morte bastante diminuído aos vacinados, então este tema está muito em voga recentemente.
Outro ponto importante é prestarmos atenção se os conteúdos que as crianças estão consumindo (programas de televisão, canais na Internet, e etc...) são apropriados para a idade deles (verifique sempre a indicação etária), além de também existir a grande tendência de as crianças reproduzirem algo que é visto e sentido dentro de casa e pelas pessoas com quem convive. Note se tem algum adulto está passando por um período de maior ansiedade e que acaba manifestando este tipo de atitude.
Deixo registrado que é importantíssimo garantir acolhimento a criança que está manifestando um sentimento desconfortável. Valide o que a criança está dizendo, se é o que ela sente significa que é muito real para ela. Isso pode ser feito dizendo, por exemplo, que mesmo quando ela sentir medo ou alguma sensação muito incômoda ela pode te contar que você vai entender e estar ao lado dela para acalma-la, protege-la e cuida-la.
De qualquer maneira, se você perceber que isto esta trazendo algum tipo de prejuízo para alguma área da vida da criança, procure ajuda, a psicoterapia pode ser um ótimo recurso.
Espero ter contribuído.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo