Dúvida sobre como tratar a sexualidade com uma criança de 8 anos.

Feita por >Magi · 3 jul 2024 Psicologia infantil

Fiquei sabendo que meu filho de apenas 8 anos fica se esfregando em outros meninos, inclusive repetiu a mesma cena em um posto, além disso ele está totalmente sem atenção e concentração na escola, diz a professora que nem olhar o quadro ele consegue. Isso tem me deixado muito preocupada!!

A melhor resposta 4 JUL 2024

Olá! Existe uma fase no desenvolvimento em que a criança descobre suas genitais por volta dos 4 a 6 anos de idade e é normal tocar no corpo. No entanto é esperado uma pausa e a erotização tende a retornar por volta dos 12 anos quando entra na adolescência. Por um lado, esse comportamento faz parte do desenvolvimento, por outro, quando em desequilíbrio e causando prejuízos sociais como no caso, é importante se atentar se a criança já viu em casa ou o que consome na frente das telas, pois tendem a reproduzir. Uma forma de abordar o assunto é apresentar figuras do corpo humano e explicar onde pode deixar tocar e onde não deixar tocar/ onde tocar nos outros e onde não tocar/ onde pode tocar só quando estiver em casa sozinho e onde não tocar quando estiver entre outras pessoas. De qualquer forma, oriento verificar um psicólogo infantil na sua cidade, pois é importante inibir esse comportamento ainda na infância. Através da Terapia Cognitivo Comportamental e da psicoeducação é possível utilizar técnicas de controle inibitório e além disso orientar sobre os riscos de abuso sexual para que ele não deixe outras pessoas tocarem no corpo dele sem a permissão e que ele também não deve fazer o mesmo em outras pessoas. Não sendo tratado, na fase adulta poderá apresentar patologias de cunho sexual como compulsão, voyeurismo, entre outras. Espero poder ter ajudado de alguma forma.

Sabrina Rattes Psicólogo em Manaus

24 respostas

17 JUL 2024

Olá Magi, que bom que trouxe sua dúvida para compartilhar conosco. Bom, é muito importante, antes de qualquer coisa, não julgar o comportamento da criança. Precisamos entender o contexto e o sentido desses comportamentos e isso só vai ser possível quando um profissional avaliar seu filho. Nessa fase existe muita curiosidade, a criança está experimentando as coisas, os sentimentos, as sensações. Lembre-se que a criança não tem a maturidade emocional de um adulto. Outro ponto é a questão da escola. Essa desatenção também merece ser investigada, então para não ficar no campo do achismo o melhor é levar seu filho num psicólogo que trabalhe com crianças para que ele possa investigar esses comportamentos e te orientar com mais propriedade. Espero ter ajudado, tudo de bom.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1358 respostas

6 JUL 2024

Olá Magi. São questões que precisão ser melhor investigadas, é necessário entender todo um contexto que seu filho está. Por isso a necessidade de procurar um profissional adequado que posso melhor orienta-la.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

164 respostas

5 JUL 2024

Oi Magi
Seu filho está despertando a sexualidade dele. Mesmo antes, a partir dos 4 anos, a criança percebe que tocando em algumas partes do corpo, nos genitais ele sente sensações diferentes. Ele não associa como sexo, sente apenas sensações diferentes. Os pais precisam explicar para ele que é legal ele perceber isso, mas com naturalidade sem associar como sexo, não proibindo ele se mexer, se tocar.
A sexualidade é um centro de energia, energia da alegria, prazer, harmonia, bem estar, sexualidade é vida e não pode ser reprimida. Precisa conversar com seu filho e ensinar como e onde pode fazer isso, educá-lo mas não reprimir.
Na aula, ele se comporta assim porque está com esta motivação e enquando não for explicado direitinho, ele não se interessará por outros assuntos. Isso não é nada feio, nem nada... é um despertar natural.

6349 respostas

4 JUL 2024

Bom dia, sugiro levar em um psicólogo infantil. Todos os sintomas devem ser analisados a fundo e o profissional vai te explicar, te orientar como lidar com esses fatos. Na terapia infantil, a criança pode elaborar isso na ludoterapia, arteterapia, tem muitos benefícios. Cordialmente.
Lisiane Hadlich Machado
Psicologa & Psicanalista

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

190 respostas

4 JUL 2024

Bom dia, Magi! Grato por escrever. Será muito importante conversar mais profundamente sobre a questão, com um psicólogo, com a maior brevidade possível. Sendo isso de iniciativa de seu filho, como originou? Isso gera desdobramentos escolares, pois ele não está conseguindo prestar atenção nem manter a concentração nos estudos. Por enquanto, antes que fale com um psicólogo, será importante ter muita sensibilidade e acolhimento a seu filho, não entrando, na questão com ele, enquanto não formar entendimento empático da situação.
Será preciso estudar melhor a origem e desenvolvimento dessa inadequação.
Vamos lá?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.