Dúvida e questionamento

Feita por >Isaac · 29 mai 2021 Desenvolvimento pessoal

A um tempo atrás vem ocorrendo vários desafios em minha vida onde procuro sempre achar uma resposta do por que disso tudo, seja em fotos motivacionais, textos bíblicos e sites com tema de "frases sobre seu dia"
Sempre me pergunto o por que disso tudo, por que tantos desafios e etc.. E as respostas são as mesmas "É só uma fase ruim que vai me surpreender depois" "É algum tipo de karma ou pagamento de algum tipo de ato de uma possível vida passada) etc...
Sempre me pego pensando nisso... ultimamente li uma frase que me mudou bastante "Deus não lhe daria desafios tão impossíveis se não soubesse que iria conseguir passa-los"
Passei a ser um pouco mais religioso com isso e passei a levar essa frase como uma verdade.
Tenho em mente agora que "Esses desafios são tão difíceis por que Deus sabe que conseguirei passa-los"
Então diante tudo em minha vida, veio sempre guardando o pensamento.
"Eu só existo por conta da mínima curiosidade de saber como vai ser meu futuro"
essa frase me faz crer que já morri quando um trauma amoroso me aconteceu e que nada mais importa, sendo que morrer não é uma opção..
E se morrer não é uma opção, já não ligo mas para o que acontece ao meu redor, e só vivo (como já tinha dito) para saber como vai ser meu futuro e de meus amigos
Só queria saber se é errado pensar assim..

A melhor resposta 30 MAI 2021

Olá Isaac! Grato por escrever. Sim, é errado pensar assim. Pensamentos são formas de situar as ações. Ações sem pensamentos são ações inconsequentes, mas pensamentos sem ações são vazios, adoecedores. Vamos a alguns exemplos: pedreiros, coletores de lixo, agricultores braçais, geralmente são pessoas que demonstram grande alegria e energia boa. Eles movimentam muito o corpo, com um objetivo claro, útil socialmente e significativo para eles, ao mesmo tempo em que cansativos.
Certamente você precisa agir com o corpo e com a mente, na construção de feitos socialmente trocáveis, de forma ética, saudável, integrado à cultura.
O futuro pode ser uma construção. Ações certas e conscientemente intencionadas, levam a uma parte dos lugares desejados. Por exemplo: quarenta e oito anos atrás comecei a agir com a intenção de ser psicólogo. Algumas experiências, nesses anos, não foram necessárias, desejadas, úteis, mas foi preciso lidar com elas. Quando se tem a intenção de ir ao supermercado, geralmente se faz isso.
As ações de hoje são direções para a construção do futuro.
As chances de colher bons frutos, quando se age com respeito à cultura, com valores éticos, com esforços para aprender e fazer atividades necessárias e úteis ao coletivo, com respeito a si mesmo, é enorme.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - o Brasil apresenta o pior do mundo - façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

30 MAI 2021

Olá Isaac,

Não há certo ou errado sobre sua forma de pensar, o que se observa é que muitos fatos difíceis já ocorrerão em sua vida e essa é a forma que você encontrou para suportar tudo isso, e continuar vivendo. Fé é algo importante, que serve como ponto de ancoragem, mas nem sempre consegue suprir tudo. No seu caso, parece que você está com o psicológico um tanto abalado, o que lhe impede de ter desejo pela vida. Recomendo que procure ajuda psicológica para resignificar seu trauma, e consequentemente encontrar novas possibilidades de existir com a vida.

Se você desejar falar mais a respeito, faça contato.
Será um prazer ajudá-lo nesse processo!

Atenciosamente,

Carla Machado

Carla Machado Psicólogo em Maringá