Dúvidas sobre o que sinto

Feita por >Aline Bittencourt · 11 ago 2023 Abordagem psicológica

Há uns meses vem uns pensamentos que vinham e iam embora, questionavam o que sinto pelo meu namorado, porém nunca duraram mais de 1 dia. Sempre me considerei muito insegura, e tinha muito ciúmes, chorava com a possibilidade dele não me amar tanto quanto eu o amava, mas recentemente voltaram os pensamentos que me deixam angustiada, começou depois de um sonho de que eu o traia, fiquei me questionando se faria isso, se queria aquilo inconscientemente, depois mudaram para pensamentos que falavam que não o amo, que queria terminar, tem uns 2 dias que os pensamentos amenizaram, mas a ansiedade não, não consigo comer direito, durmo mal e so fico pensando se to em negação sobre não amar, é um relacionamento super saudável, eu fico o dia todo pesquisando pra tentar aliviar um pouco o sentimento, ja não sei mais o que pode ser.

A melhor resposta 12 AGO 2023

Oi Aline, você está em um processo ansioso, como você relata, tem pensamentos de ser menos amada, ou de não o amar, estes pensamentos na Terapia cognitivo comportamental, são chamados de pensamentos disfuncionais, eles são intrusivos e insistentes, por vezes dificultando até a sua concentração em atividades e por vezes, evocando sentimentos que não são compatível ao que você realmente sente. Como você relata, o relacionamento é saudável e bom, incoerente com o que você pensa e sente.
Pelo que li, você já identifica seus pensamentos, mas somente uma avaliação e estruturação terapêutica irá te ajudar. Tem que se trabalhar o que na verdade faz você evocar estes pensamentos, assim você irá reduzir a sua ansiedade e com uma boa saúde mental.
Espero ter-lhe ajudado. ;)

Cristine Fares Maia Psicólogo em Rio de Janeiro

4 respostas

15 AGO 2023

Olá Aline, na terapia podemos conversar sobre questões :
Isso vem acontecendo há quanto tempo ?
Pq tanta insegurança da sua parte ?
Se o relacionamento de vcs é saudável pq vc traiu ele em sonho ?
O que te incomodo nesse relacionamento ?
Tudo isso deve ser analisado...questionado, saber de onde vem tanta angustia, insegurança
são os primeiros passos para entender o que está acontecendo.

Caso queira conversar, me chama

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra

49 respostas

13 AGO 2023

Olá Aline! Obrigado por se manifestar. Certamente você encontra-se imatura. Imatura não consolida amor próprio, não consolidando amor próprio, não vivencia constância de namoro consigo mesma, com suas metas, essências ideais. Sem isso não tem como vivenciar adequado namoro com outra pessoa.
De outro lado, os tempos citados, um dia, dois dias, são tempos que não podem consolidar conclusões capazes alterar alimentação e sono. Por essa razão, provavelmente há componentes internos teus que precisam ser esclarecidos e trabalhados.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8689 respostas

13 AGO 2023

Aline Bittencourt
Há uma luta dentro de ti, uma luta saudável embora você esteja pensando que não seja.
É a vida procurando se manifestar e o sistema que procura abafar, te condicionar, te moldar...
O que pode pesquisar na internet que vai te auxiliar é sobre o conhecimento de si mesma, quem é você e porque está aqui.
Ou pode iniciar fazer Psicoterapia - é o melhor investimento que faz para si mesma e entender oque voce é e onde está, como foi estruturada para agir, reagir, se relacionar e amar, desde o primeiro dia da tua gestação, até agora.

Voce não nasceu para ser amada, para ser admirada, para ser validada...
Nasceu, antes de tudo para se realizar, para amar a si mesma e ser feliz.
Hoje você namora por carência, por dependência e precisa se curar disso.
Precisa antes aprender a se amar para poder fazer jus ao que você é.
Abraços

5864 respostas

12 AGO 2023

Olá Aline, identificar o foco da ansiedade é muito importante para a evolução do processo terapêutico. Te aconselho a buscar acompanhamento terapêutico, pois para conseguir te ajudar com esses pensamentos temos que entender mais sobre a sua história e seu relacionamento. Não existe uma formula pronta para aplicar e seus pensamentos desaparecerem. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte