Dificuldade para conviver na casa dos pais

Feita por >Mariana23 · 6 out 2022 Terapia familiar

Olá, tenho 23 anos, sou mãe solo e moro na casa dos meus pais. Desde a minha gravidez, estou sofrendo muito psicologicamente. Já pensei algumas vezes em desistir de tudo, mas quando lembro da minha filha tenho mais força. Eu moro com os meus pais desde a gravidez, quando a minha filha nasceu quem sempre me ajudou foi meus pais, porém agora, eles tentam a todo custo não me deixar exercer meu papel de mãe. Não tenho a quem recorrer, estou terminando a faculdade e ainda não consigo me bancar e bancar a minha filha em outra casa só. Tá muito difícil, muitas discursões, para os meus pais eu sou a junção todos os problemas do mundo. Sempre sou errada, engulo muito sapo e sou bastante humilhada. Sem falar no preconceito que eu sofro por ter engravidado e o pai da minha filha não ter me assumido. Me sinto só, só para cuidar da minha filha, tenho medo e ao mesmo tempo sinto vontade de pegar a minha filha e sair correndo.

A melhor resposta 7 OUT 2022

Mariana, vc é muito jovem, tem um futuro pela frente.
A sua maneira de pensar sobre você e sobre o mundo que está errada.
Vc tem um diálogo com seus pais? Consegue entender os motivos deles serem assim com
Vc?
Busque ajuda deles e se possível de um psicólogo.
Eles devem querer seu bem, da maneira deles, busque a sua maneira de viver, conquiste seus objetivos, cresça.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 OUT 2022

Olá Mariana! Obrigado por escrever. Sou solidário a você, diante dessa situação opressora. Acontece que ele acontece, com as particularidades de cada caso, em diferentes famílias. É preciso sabedoria, discernimento, calma, tolerância, para passar essa difícil e importante etapa. Com o tempo você irá conseguindo organizar teus espaços, tuas autonomias. É importante não perder de vista, que seus pais assim agem, por acreditarem estar te ajudando. Em certa medida, de fato estão te ajudando. Muitas coisas te machucam, mas outras acalentam. Poderá ser rico, você ter uma conversa mais plena com um psicólogo.
Certamente, com um pouco mais de paciência, você construirá formas sábias para amenizar o sofrimento e fazer essa travessia para a autonomia.
Serenidade, calma.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura! Pesquise com seriedade para além do whatsapp, antes de votar. Você pode estar, sem consciência, contribuindo para transformar o Brasil numa espécie de Afeganistão sul americano.
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8630 respostas

7 OUT 2022

Olá Mariana! Em alguns momentos da vida nos vemos sem muito o que fazer, infelizmente! Como você relatou, neste momento você e sua filha dependem de seus pais.
O que acredito que possa ser feito, é você se fortalecer, o que a terapia pode lhe auxiliar, para que você possa passar por essa situação da maneira mais leve possível.

Me encontro á disposição para auxiliar você!

Kássia Pereira Silva Psicólogo em Goiânia