Minha esposa conviveu com seus pais narcisistas

Feita por >Anônimo · 9 jan 2023 Abordagem psicológica

Minha esposa conviveu com seus pais narcisistas que até colocaram pra dormir com o cachorro, depois de um tempo ele melhoram um pouco as atitudes deles, eu convivo com eles normalmente sempre que fazem festas estou lá presente mesmo não gostando muito porque eles tem uma inveja grande da gente porque a gente conquistou a nossa casa nosso carro e eles vivem no aluguel, meus pais sempre me trataram bem ajudaram bastante a gente na nossa casa me deram algum móveis que compraram gostam muito da minha esposa só que ela não gosta de ir em festas ou passeios quando a minha família chama se eu quiser ir tenho que deixar ela na casa dos pais porque ela não vai, ela sempre ia com a gente quando estávamos namorando mais depois que compramos a nossa casa e nos casamos ela não frequenta mais as casa dos meus pais ela sempre acha que alguém está dando uma indireta pra ela não é só lá mais também no trabalho na rua acha que tão olhando estranho pra ela não sei mais o que eu faço brigamos diversas vezes por isso preciso de uma ajuda

A melhor resposta 13 MAR 2023

Olá.
Sua esposa pode ter diversas questões mal resolvidas internamente que provavelmente tem raiz na infância, seria muito importante que ela fizesse acompanhamento psicológico para enfrentar estas situações que tem vivido. Quanto a você, entender que muito dos comportamentos e pensamentos dela, são só dela, pode te ajudar e não ser "esponja" daquilo que está afetando a ela e não precisa afetar você.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 JAN 2023

Olá Anônimo! Pelo que você escreveu, tua esposa é que precisa de ajuda. Pelo descrito, ela coloca muito forte a necessidade de corresponder a expectativas dos outros, sentindo-se sempre insuficiente.
Caso ela recuse, outra forma indireta implicará na orientação específica a você sobre formas de contribuir para a evolução dela.
A explicação a partir dos pais dela precisa ser superada.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.

8604 respostas

10 JAN 2023

Olá Sr Anônimo, percebo a sua boa intenção de inseri-la nas diversas dinâmica de seus pais. Entretanto, já que ela não quer, que tal respeitar e aceitar que ela tem uma história de vida que gerou esse comportamento e que ela tem os seus motivos. Se você perceber que ela está em sofrimento, se isolando e com mania de perseguição sem uma causa justa, seria interessante conversar com ela sem cobrança, sem pressão e tentar ajudá-la com ajuda de terapia. Mas, lembre-se, ela precisa querer, pois, nada forçado serve. Espero ter ajudado.
Att. à psicóloga Ussénade Maria de Oliveira

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

10 JAN 2023

Olá, como você anda ?
O convívio com narcisistas traz imensos prejuízos para as vítimas, isso é um fato. Seria interessante sua esposa entrar em psicoterapia, porém você também está sendo afligido por esses prejuízos, então oriento que entre em psicoterapia da mesma forma, nós trabalho é junto com o paveibte significar e resignificar as demandas que causam sofrimento.
Se decidir, agende uma sessão comigo,desejo muita luz.

Ana Koller Psicólogo em Porto Velho

3 respostas

10 JAN 2023

Olá! Se você precisar de ajuda é só marcar comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém