Dificuldade de entender os sentimentos e angústia constante

Feita por >Juliana · 7 fev 2020 Terapia de casal

Meu relacionamento tem quase 2 anos e meio e desde o início tenho alguns momentos de constantes dúvidas.
É o meu primeiro relacionamento que não é abusivo e saudável.
Logo no início coloquei na minha cabeça que seria diferente, mas não sei até onde isso pode ter ido no meu inconsciente. Sinto que sempre tive algum tipo de bloqueio para me entregar inteiramente a esse relacionamento, como se esperasse que algo desse errado.
Certa vez quando ainda fazia terapia, a psicóloga me disse que eu parecia afastar meu namorado, que de alguma forma eu não queria deixar ele cuidar de mim.
Eu acredito que minha condição psicológica afeta muito meus sentimentos e consequentemente no meu relacionamento, por mais bem intencionado que meu companheiro seja, por todo o sentimento que ele nutre por mim. Eu me cobro muito por conseguir entender o que sinto, por resolver essa angústia e essas dúvidas que me acompanham a muito tempo.
Não só por mim mesma, mas por entender que ele não merece estar com alguém que não sabe se o ama ou não. Preciso entender se pode o meu inconsciente estar sabotando meu sentimentos para que eu volte a estar sozinha e em relacionamentos destrutivos novamente?
Não sinto mais atração e minha vida sexual é complicada. Entretanto não sei se isso tem relação com a ansiedade e a depressão,pois eu nunca senti muita atração por ninguém. Sempre foi algo normal, mas agora é inexistente. Já cheguei a pensar que talvez não o ame e que só estejamos acostumados um com o outro e com a nossa vida, com o cuidado que temos um com o outro, e a dependência financeira é um problema para mim.
Eu estou sofrendo pois não quero ver meu namorado sofrer, ele merece que seja recíproco. Eu sofro pois não quero deixá-lo, ele é muito importante para mim. Essa é minha dúvida, não tenho certeza se o amo mas quando penso em acabar o relacionamento sinto uma for absurda. O que está acontecendo???
Desculpem pelo desabafo longo e confuso, mas eu precisava externar todas essas angústia.

A melhor resposta 10 FEV 2020

Oi Juliana,
Colocou no inicio que é o primeiro relacionamento que não é abusivo e saudável. Isto significa que tivestes experiências nada agradáveis e estes podem estar te bloqueando, Afetivamente, teu emocional deve estar marcado... respeite este sentimento, mas precisa liberar esta energia bloqueado.
Problema que sozinha, vai ser difícil... comentou que fizeste psicoterapia, mas não conseguiu desfazer isto... precisa cuidar da tua emocionalidade, da tua energia psíquica.
Procure ser autêntica com teu namorado, fale a verdade para ele e não finja nem para ti e nem para ele.
Fale da tua dificuldade.
Não se deixe derotar pelas experiências sofridas. todos nós tivemos as nossas lutas e muitas delas, são traumas que continuam fazendo pressão. Porém foram experiências... agora estás numa outra condição e podes decidir, vivendo o presente e não no passado.
Namore a ti mesma, explore teus corpo sozinha, adquira confiança contigo mesma, não se coloque como vítima diante dos acontecimentos. Coloque-se como autora da tua história, mude o que tiver que mudar. O passado, passou e o futuro ainda não chegou. O mais importante no relacionamento não é o sexo ou o beijo... é o carinho, a confiança, os cuidados de um e de outro, o respeito... Deixe-se levar pelo sentimento e não pelo pensamento. Quando o medo vier pergunte a ti mesma do porque desse medo, da recusa.
Permita-se viver a vida com prazer e alegria: o temporal passou, agora o sol brilha.
Se precisar de ajuda, retorne.

5817 respostas

19 MAR 2020

Boa noite, Juliana não precisa se desculpar por escrever aqui tudo o que nesse momento te aflige e, que te faz sofrer, aqui o espaço é seu, então sinta-se a vontade, sempre que precisar pode com certeza escrever aqui.

Juliana posso, após ler seu desabafo, sugerir que retorne para a terapia, mas procure falar abertamente tudo o que sente, todos os sentimentos, emoções, pois a angustia constante está atrapalhando, causando dificuldade levando a um bloqueio dos seus sentimentos.

Em relação a seu relacionamento atual é normal dúvidas e comparações com outras experiências, mas não se pode esquecer que cada relacionamento é único, mesmo que relacionamentos passados tenham deixado lembranças e sentimentos negativos e, o mais importante pense mais em você, não se cobre tanto, apenas relaxe, tente apenas viver cada momento sem se preocupar em está analisando tudo a todo momento, simplesmente se ame sem julgamentos, logo você irá perceber que também pode sentir atração sexual e amar seu companheiro.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador