Devo manter ou desistir desse relacionamento?

Feita por >Isa · 26 jun 2024 Terapia de casal

Namoro há 5 anos com um rapaz de 38 anos... Nesse período terminei uma vez devido ao fato de eu não ter certeza de que era o que eu queria, visto que nossa condição financeira é bem diferente (tenho 44 anos e sou estável financeiramente, após ter me dedicado muito ao trabalho, busca de conhecimento e a minha carreira) e ele tem 38, trabalha como motorista de aplicativo e está iniciando agora sua busca por estabilidade. Ficamos 2 meses separados e acabamos voltando. Isso há 2 anos e meio.
Assim que voltamos o namoro descobri uma mentira o qual ele teve a oportunidade em falar a verdade e não o fez... Ele negou ter ido a um show de pagode sozinho e acabei descobrindo a mentira, ele alegou que ainda não havíamos voltado, enfim, perdoei e continuamos.
Nesse tempo de relacionamento acabei ouvindo áudio dele para uma passageira, chamando-a de "coisa rica do neu coração", o que ocasionou outra DR. Outras situações aconteceram, ele esbravejando em alguns momentos e sempre justificando suas falhas apontando alguma falha minha.
Esse fim de semana vi algumas mensagens dele novamente com outra cliente, uma menina bem nova, com foto de perfil bem chamativa - inclusive isso que chamou minha atenção para ela- onde eles, principalmente ele, enviava reals de situações diversas do dia a dia. Questionei e novamente ele ficou bravo, xingou e o mandei pra cidade dele (moramos em cidades distantes 140 km e nos vemos a cada 15 dias), pois fui bem clara que não aceito esse tipo de comportamento por parte dele pois sou muito respeitosa na tratativa com meus clientes, amigos e colegas de trabalho.
Ele já pediu mil desculpas, disse que promete que não acontecerá mais... Mas estou em dúvida. Me pego buscando maneiras de justificar a atitudes dele, para mais uma vez perdoar e manter o relacionamento.
Na visão psicológica, ele agiu de erroneamente ou estou fazendo tempestade em copo d'água?

A melhor resposta 27 JUN 2024

Olá Isa, parece que você está enfrentando uma situação complicada e dolorosa. Como psicóloga, vou tentar fornecer uma perspectiva que possa ajudá-la a tomar uma decisão informada e saudável para você.

Análise da Situação

1. Diferença de Valores e Prioridades: Há uma diferença clara na forma como você e seu namorado lidam com a honestidade e respeito no relacionamento. Enquanto você preza pela transparência e respeito mútuo, ele tem demonstrado comportamentos que violam esses valores.

2. Padrão de Comportamento: Você mencionou várias instâncias de comportamentos inadequados dele, como mentiras, flertes com outras mulheres e esbravejamento quando confrontado. Esse padrão de comportamento sugere que ele pode ter dificuldades em assumir responsabilidade pelas suas ações e mudar de fato.

3. Impacto Emocional: As ações dele estão causando estresse e incerteza para você. Essa instabilidade emocional pode ter um impacto negativo na sua saúde mental e bem-estar.

Considerações Psicológicas

1. Confiança e Respeito: A confiança é fundamental em qualquer relacionamento saudável. Quando alguém mente repetidamente ou flerta com outras pessoas, isso mina a confiança e o respeito, que são pilares essenciais para um relacionamento duradouro.

2. Limites Pessoais: É importante estabelecer e manter limites claros no relacionamento. Se ele não respeita esses limites e continua a se comportar de maneiras que você considera inaceitáveis, isso é um sinal de que ele pode não estar disposto ou capaz de mudar.

3. Responsabilidade e Mudança: Para que uma pessoa mude seu comportamento, é necessário um reconhecimento genuíno de suas falhas e um compromisso sério com a mudança. Desculpas sem ações concretas para mudar o comportamento são insuficientes.

Reflexão e Ação

1. Autoavaliação: Reflita sobre o que você realmente quer e precisa em um relacionamento. Suas necessidades emocionais e valores estão sendo atendidos e respeitados?

2. Comunicação Clara: Comunique suas expectativas e sentimentos de forma clara e assertiva. Deixe claro quais são os comportamentos que você não aceita e o que você espera de um parceiro.

3. Decisão Informada: Baseie sua decisão em um entendimento claro de como ele se comportou até agora e se há sinais concretos de mudança. Avalie se continuar nesse relacionamento é benéfico para seu bem-estar emocional a longo prazo.

4. **Busca de Apoio**: Considere procurar apoio de amigos, familiares ou um terapeuta para ajudá-la a navegar por esses sentimentos e tomar a decisão mais saudável para você.

Considerações Finais

Não é uma tempestade em copo d'água quando suas necessidades emocionais e expectativas de respeito e honestidade estão sendo violadas. Seus sentimentos são válidos e importantes. Tomar uma decisão baseada no respeito a si mesma e aos seus valores é crucial para seu bem-estar a longo prazo.

Elisângela Pereira dos Santos Psicólogo em Macaé

2 respostas

27 JUN 2024

Isa foi muito importante voce compartilhar o que você esta vivenciando. Do ponto de vista psicológico, é importante considerar alguns aspectos. O comportamento dele demonstra um padrão de desrespeito aos limites que você estabeleceu. Mentiras e flertes com outras pessoas podem indicar uma falta de compromisso ou consideração pelos seus sentimentos. A confiança é um pilar fundamental em qualquer relacionamento. Se ele continua a esconder coisas ou mentir, isso mina a base do relacionamento. É essencial que você reflita sobre o que você valoriza e quais são seus limites. Continuar a perdoar comportamentos que vão contra seus valores pode gerar ressentimento a longo prazo. Embora ele peça desculpas, é crucial observar se há uma mudança real no comportamento ou se são apenas promessas vazias. Mudança genuína requer tempo, esforço e muitas vezes apoio profissional. Considere como esse relacionamento está afetando seu bem-estar emocional. A busca constante por justificar as atitudes dele pode ser um sinal de que você está tolerando mais do que deveria. Avalie se a relação está realmente atendendo às suas necessidades e respeitando seus valores. A terapia individual pode ser útil para você refletir sobre essas questões e tomar uma decisão que priorize seu bem-estar emocional.

Juliana Nascimento Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

27 JUN 2024

Bom dia, Isa! Obrigado por escrever. Os erros dele não são mais importantes do que os teus. Na verdade, pelo que descreveu, você vivencia autoestima baixa. Está com pessoa muito distante, se vendo algumas vezes, tendo você, profissionalmente evoluído e conquistado, com teu esforço, condição ocupacional consistente, ao mesmo tempo tolerando coisas que você, repetidamente julga inadequadas.
Pelo descrito, melhor interromper esse relacionamento.
Certamente você precisa cuidar melhor de tua autoestima, de busca por pessoas que sejam semelhantes a você, na forma de conceber a vida, a conduta, a busca profissional. Isso se consegue em turmas de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, em grupos de estudos, em teatro, arte, cultura, excursões e outros lugares. Cuidado: demora-se para conhecer os hábitos das pessoas. Primeiro conhece-se, depois tenta se namorar.
Estarei a disposição para maiores explicações.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.