Será que devo desistir?

Feita por >Nyx PG · 8 jul 2021 Motivação

Bom por mais que tente não consigo dizer tudo que tá guardado com palavras mas vou tentar e basicamente eu tenho 18 anos e me odeio totalmente, odeio tudo em mim, odeio a minha existência, minha vida por dentro tá um caos e é como se eu tivesse uma tempestade dentro de mim há muito tempo, nem lembro da última vez que estava realmente feliz. Não tô conseguindo fazer nada do que queria estar fazendo tipo estudar e fazer exercícios, passo o tempo no celular oi na tv e eu simplesmente não consigo sair dessa situação, eu fico pensando na minha vida e no meu futuro, o que vai ser de mim? Pq eu sou tão dependente e incapaz mas não consigo mudar isso, não consigo conversar com minha família sobre nada do que sinto, me sinto muito sozinho e totalmente sem esperanças. Sinceramente acho que nem faço mais tanta questão da vida, não vejo mais pelo que lutar, eu só queria desaparecer de uma vez por todas pq é como se eu fosse um erro que não funciona... é como se todo mundo tivesse avançando menos, é como se todo mundo tivesse conseguindo menos eu, acho que não sou forte o bastante pra essa vida e sinceramente nem sei se quero ser, acho que seria melhor desistir de uma vez por todas. Eu me afundo cada vez mais nos meus próprios pensamentos e não consigo, simplesmente não consigo agir, tem uma música que gosto muito e sempre escuto que fala: "Se vc precisa de um herói apenas se olhe no espelho, ninguém vai te salvar agora então é melhor vc se salvar" e esse é justamente o problema, se depender de mim mesmo já era. No fundo eu queria muito conseguir sabe, queria ser aquela pessoa incrível, divertida e interessante que eu imagino, queria aprender a desenhar e a costurar pra fazer as roupas que sempre imagino , queria fazer exercícios e me alimentar melhor mas eu simplesmente não consigo agir, o medo me consome, eu pretendia fazer algo relacionado a moda mas aqui na minha cidade não tem, então teria que ir pra outra cidade e aí começa "Como vc vai conseguir se virar sozinho? "E se eu não conseguir?" Pfv o que eu faço da minha vida? Eu tô tão desesperado, sei que não tenho tantos motivos pra me sentir assim sem rumo e com tanto medo mas eu simplesmente não consigo evitar, eu só queria uma luz, só queria me sentir bem e feliz pq eu não aguento mais viver nesse desespero, é como um ciclo sem fim que fica se repetindo. Me sinto tão no fundo do poço que chega a ser assustador me imaginar feliz e avançando na vida.

A melhor resposta 13 JUL 2021

Olá Nyx, espero que esteja bem.

Não, você não deve desistir, ninguém deve. Então, sigamos. Você está passando por um período de transformação fisiológica, mental e emocional, então não espere que esse processo seja mais calmo ou tranquilo do que o que você está passando, pois você está entrando em uma nova fase biológica. É completamente natural que você não saiba o que fazer, nem que caminhos trilhar, isso é extremamente comum nessa idade e em outras idades mais avançadas também. Independente disso, você não deve ficar parado, deve se movimentar, mesmo que seja um porquinho todos os dias. Esse movimento irá te levar para lugares que você nem sequer imaginou que poderia chegar. O que você precisa aprender é gerenciar melhor seu tempo, sabendo como você gasta suas horas. Passe bem menos tempo no celular, defina horários de uso para ele, e abandone a TV por um bom tempo, e também leia livros, o máximo que puder e aguentar, esteja sempre lendo um livro que possa ser útil para você. Acabou de ler, já inicie outro. Reserve um tempo para atividades físicas em seu dia, depois de ter o aval de um médico. Faça disso um hábito novo, e leve-o para toda sua vida. Por último, aconselho você a buscar um Psicólogo que trabalhe com Orientação Profissional/Vocacional para que você possa entender um pouco melhor suas habilidades e aptidões na hora da escolha de uma carreira mais apropriada para você, e para que você possa obter autoconhecimento também. Não deixe de fazer isso, pois acredito que pode te ajudar muito nesse seu atual momento. Se movimente, existe muita coisa boa ainda pela frente. Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

12 JUL 2021

Nyx PG,
Que bom que se sente no fundo do poço... agora só tem que subir, sair desse fosso.
Voce está perdido, não sabe quem é, não conhece a si mesmo, não conhece seus talentos e suas aptidões...
ESte ciclo não vai acabar sem antes voce conhecer-se.
Este sentimento é a resposta da vida ao que voce faz em prol de ti... nada ainda! Até agora voce fez o que te mandaram fazer, ser um bom filho, um bom aluno.... tudo o que os outros queriam que fosse, cumpriu com as exigências do sistema.
Quem é voce? Da onde voce veio? O que veio fazer aqui? Qual é o objetivo da tua vida? Quais os teus talentos? Todas estas perguntas exigem respostas que só voce pode dar, não o sistema, não a escola, não a religião, não as crenças, não os costumes...
O mundo não é um arcoíris; É um lugar sujo, com muitas maldades, muita coisa cruel que não quer saber o quanto voce é durão ou bondoso... vao colocar voce de joelhos para sempre, SE VOCE DEIXAR. Ninguém vai bater tão duro quanto a vida. Pouco importa isso, importa de quanto voce aguenta apanhar e seguir em frente, buscando o que voce quer, o quanto voce é capaz de aguentar e continuar tentando. É assim que voce consegue vencer.
Se voce sabe o seu valor, vao atrás do que voce merece, mas tem que ter disposição para apanhar e nada de ficar achando desculpas, achar culpados, se acovardar diante dos desafios que se apresentam.
Claro que, se necessitar solicite ajuda. através da psicoterapia, mas voce não está sozinho. Abra os olhos.

5817 respostas

12 JUL 2021

Olá!
Sinto muito que esteja passando por isso, pode parecer "simples" levantar e fazer as coisas mas às vezes nem isso conseguimos.
Você apresenta alguns sintomas depressivos, recomendo fortemente que busque ajuda psicológica e psiquiátrica (para melhor eficácia de tratamento os dois devem ser feitos juntos).
Precisamos entender melhor seus pensamentos e desenvolver formas de você aos poucos voltar suas atividades rotineiras. Só o fato de você estar aqui expressando incômodo com o que sente demonstra seu desejo de mudar.
À disposição,
Ingrid Oliveira

Anônimo-390081 Psicólogo em São José dos Campos

40 respostas

12 JUL 2021

Olá NyxPG.
Grata por sua participação aqui.
Você está com sintomas de depressão procure fazer terapia e consultar com psiquiatra. Talvez ele prescreva algum medicamento. Mas existe também ações que precisa realizar. Mas para evitar causar mais "confusão" na sua vida, vou escrever em ítens para ser objetiva e clara:
1. Para mudar o seu comportamento você tem que mudar.
2. Saia da frente da TV
3. Desligue o celular.
4. Pegue papel e caneta e faça uma lista de tudo o que você pode fazer na sua cidade.
5. Inicie um trabalho que lhe traga renda (qualquer coisa)
6. Faça trabalho voluntário nas horas vagas.
7. Guarde dinheiro.
8. Faça projeto à curto e médio prazo
9. Trace metas (realistas) para realizar o seu projeto
10. Entre em contato comigo para contar que conseguiu realizar.
Fico à disposição.
Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba