Depressão/relacionamento

Feita por >Preciso de ajuda · 30 jul 2020 Terapia de casal

Boa tarde !
Sou casada , tenho 20 anos e meu esposo 28 . Faz 4 anos que estamos juntos e 2 anos de casados , antes de o conhecer me consideravam uma pessoa segura e tranquila em questões de relacionamento, ele era inseguro e ciumento .

antes dele tive um namoro que fui traída.

depois que vim morar com ele tudo mudou percebi que 3 exs que ele tem são muitos próximas da família , moramos na mesma casa que a mãe dele. E uma das ex é muito próxima, ela é bastante amiga da minha sogra , do meu cunhado ,(ela mora na frente da minha casa ), faz 10 anos que eles terminaram , depois dela veio outras . Mesmos separados eles sempre foram amigos , conversavam , faziam festas, antes de mim conhecer.
Então descobrir tudo isso depois de vim morar juntos.

Comecei a fazer várias
perguntas sobre o passado dele e uma dessas perguntas ele mentiu pra mim . Então comecei a ficar insegura , com medo, agressiva e discussões diariamente. Tentei 2 suicídio então fui diagnóstica com quadro de depressão .
Na minha mente tenho penso que ele o ama.

Ele tem um filho de outro casamento e eu o amava muito , agora sinto ciúmes e fico insegura , pois a mãe do menino é muito presente também .

Ele é uma pessoa maravilhosa , se separamos por 3 meses por motivos de uma discussão do passado dele, durante o término fiquei doente ele estava comigo no hospital, sempre me ajudou.
Ele me fala que me ama como nunca amou ninguém, ele chora nas discussões e quando eu tenho crises.

A 2 anos discutimos, e sofremos, o único motivo das brigas é sempre ciúmes, desconfiança, e o passado .

Sofro e sei que o faço sofrer por conta do passado dele , tenho pensamentos negativos todos os dias ,sinto que tou ficando louca

A melhor resposta 31 JUL 2020

Olá,
O quadro depressivo tende a pensamentos negativos, você pode, todos os dias, escolher um momento do dia para escrever lembranças e coisas positivas de seu marido. Esta prática diária pode te auxiliar e diminuir os pontos negativos que observa dele. Antes de discutir com ele você também pode escrever em um papel tudo que está pensando, esta é uma forma de aliviar seu estresse e não despejar em cima dele coisas que prejudicam seu relacionamento.
Você comenta o quanto ele é maravilhoso e atencioso com você, então eu te pergunto: o que você ganha com estas discussões, desconfianças e brigas? Será que vale a pena continuar por este caminho?
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

31 JUL 2020

Olá Preciso de ajuda! Seu relato mostra que vocês, vivem experiências antes de amadurecerem as condições necessárias para elas. Na vida, as coisas, para serem profundas e sólidas precisam ter seu tempo natural. Se um bebê nascer de quatro meses de gestação, ele não estará pronto, formado; se uma casamento nascer, antes de conhecer algumas características e fatos históricos do paceiro, não será casamento consciente; se uma pessoa é diagnosticada com depressão, em curto período de tempo, não ocorreu tempo para análise.
Sinto que vocês precisam amadurecer. Isso será facilitado com tratamento científico com um psicólogo, desde que se assuma esse tratamento com abertura mental, persistência e disciplina. Tratamento de psicologia necessita tempo suficiente para elaborar autoconhecimento e tempero para viver trocas, sem perder a essência pessoal.
Estaremos à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.