Culpa pós sexo

Feita por >Usuário 00 · 14 jul 2023 Abordagem psicológica

Olá, namoro há 5 meses.
Fui a primeira mulher na vida do meu namorado. Eu o amo, não tenho nada de ruim para falar dele. Mas, de um tempo para cá, voltei a me sentir culpada após o sexo. Fui criada com crenças religiosas. Sempre tive em mente casar virgem. Já pensei em terminar com ele, por me sentir culpada após o ato. Sei que essa culpa me gera ansiedade. Me sinto mal, indigna. E quero muito superar isso. E viver em plenitude meu relacionamento com ele. É possível?

A melhor resposta 15 JUL 2023

Olá.
Sim, é possível superar a crença de se sentir impura.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar todas as crenças que te impedem se sentir feliz quando tem relação sexual.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

670 respostas

17 JUL 2023

Claro que sim, culpa é terrível. Vamos trabalhar tuas questões , conscientes e inconscientes, tudo isso aí que você carrega em si, que traz da família e que agora está refletindo na sua relação. Entre em contato comigo.
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

17 JUL 2023

Olá Usuário 00! Obrigado por escrever. Que bom que escrevestes esse tema! Religião implica religação do Deus, implica preservação, valorização da vida, do respeito para com a natureza dos seres, das plantas, e demais seres da natureza. Deus implica bondade, honestidade. Casamento, como é concebido, é combinado cultural. Vivendo você e seu namorado respeito, honestidade, cuidados para com a saúde, para com as consequências para ambos, viverão bem. O sexo é uma das coisas mais lindas da natureza humana. Deus nos criou com essa característica. A questão importante é vivermos respeito conosco mesmo, com os outros, com o que acontecer caso não vivamos respeito e amor conosco e com a pessoa com a qual interagimos. É possível, esperado e adequado que você possa vivar seu amadurecimento e harmônico entendimento da plena vivência que um ser humano possa ter, incluindo as realizações sexuais.
Será enriquecedor você contar com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços!

8727 respostas

16 JUL 2023

Olá!
Existem determinadas regras sócio culturais e religiosas que são impostas para as pessoas, como uma forma de manipulação do comportamento em massa. A religião pode ser uma fonte muito rica de subsídios para manter a saúde mental, no entanto, existem prefeitos religiosos que podem nos gerar emoções como raiva, medo, nojo e culpa. É nítido em seu relato, que seu sentimento de culpa pós sexo, vem da crença de que o sexo fora do casamento é sujo/impróprio. Seria importante um acompanhamento psicólogico para que você possa ressignificar essa forma de pensar, para que sua vida sexual e seu relacionamentos não sejam prejudicados.
Um abraço!

Fernanda Ribero Ramos Psicólogo em Curitiba

19 respostas

16 JUL 2023

Claro que é possível.
O que voce está sentindo são as diretrizes do sistema que colocou regras e proibiu viver plenamente a tua vida.
A vida te deu a liberdade e o poder de fazer sempre novas escolhas caso não esteja conseguindo os resultados esperados.
Porém o sistema formado pelo meio familiar, educacional social e religiosos coloca limites, instala o medo e a culpa como meio de manipulação e te fazer conduzir onde eles querem e não como voce quer.
Precisa fazer Psicoterapia para conhecer a voce mesma, conhecer teu objetivo de vida, curar teus traumas, liberar teus bloqueios e ser dona da tua vida.

Abraços

5899 respostas

16 JUL 2023

Olá, boa noite! Você já pensou em fazer terapia ? Na terapia você vai ter um espaço para falar sobre todas essas questões e tentar entender principalmente o que está por trás do sentimento de culpa.

Francilene Oliveira Psicólogo em João Pessoa

26 respostas

15 JUL 2023

Sentir-se mal por fazer sexo antes do casamento é uma questão pessoal que pode variar de indivíduo para indivíduo, dependendo de crenças religiosas, culturais e valores pessoais. Alguns podem se sentir culpados, envergonhados ou arrependidos após engajar em atividades sexuais antes do casamento, enquanto outros podem não sentir nenhum remorso.

É importante lembrar que cada pessoa é única e tem sua própria perspectiva sobre a sexualidade e o casamento. Algumas pessoas podem optar por seguir uma abordagem mais tradicional, onde fazem sexo apenas dentro do casamento, enquanto outras podem ter visões mais liberais e não veem nenhum problema em se engajar sexualmente antes do casamento.

Se você se sente mal por ter feito sexo antes do casamento, é importante entender a origem desses sentimentos. Pode ser útil conversar com um psicólogo para discutir essas emoções e entender como elas se relacionam com suas crenças e valores. O psicólogo pode ajudá-la a processar seus sentimentos e encontrar maneiras de lidar com qualquer conflito interno que você possa estar enfrentando.

Lembre-se de que o importante é estar em paz consigo mesmo e viver de acordo com os seus valores e escolhas pessoais. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, e não existe uma resposta certa ou errada nesse aspecto. É fundamental respeitar a si mesma e às escolhas dos outros, lembrando que cada indivíduo é responsável por sua própria vida e decisões.

Anônimo-418606 Psicólogo em Rio de Janeiro