Culpa da traição.

Feita por >Sandra · 13 fev 2024 Terapia de casal

Eu nunca imaginei que um dia trairia meu marido. Tive uma fase ruim no casamento, trai ele com uma pessoa, já se passou alguns anos e eu não consigo me livrar da culpa, as vezes acho que irei me livrar da culpa somente quando contar a ele, sinto muito medo da reação dele, eu não sei o que faço, penso sobre isso todos os dias.

A melhor resposta 23 FEV 2024

Olá!

Entendo como pode ser angustiante esse conflito de sentir necessidade de contar para seguir em frente e ao mesmo tempo a incerteza das consequências. De qualquer forma, sentir-se culpada parece demonstrar consciência de que não deveria ter feito e é um indício de que você valoriza a honestidade em um relacionamento.

Também é importante avaliar por que a traição aconteceu e o que isso significa para você e para o relacionamento, se há algum fator que está faltando ou insatisfação na relação que ainda precisa ser resolvido.

Às vezes, a culpa pode ser um motivador para mudanças positivas em nosso comportamento. Se você acredita que contar ao seu parceiro é o caminho certo, pode ser importante respeitar tal consciência e valores, considere como lidar com as possíveis consequências e como isso impactará ambos.

Se falar esteja preparada para assumir a responsabilidade por suas ações, ouvir as emoções do seu parceiro e, se possível, buscar orientação como a terapia de casal.

Independentemente do caminho escolhido, as relações são complexas, e o importante é buscar crescimento pessoal, respeito pelo parceiro e compreensão mútua. Espero ter ajudado de alguma forma e que você consiga superar essa situação.

Precisando de orientação e auxílio nesse momento, fico à disposição para conversar.

Abraço Sandra!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

26 FEV 2024

Bom dia, Sandra! Essas situações são comuns, apresentam a necessidade de organizar entendimento profundo da natureza humana, das escolhas, das fases da vida, das transformações e de atitudes que realmente contribuam para melhorar o mundo, a vida, a harmonia. Certamente contar para seu marido não implicará melhora das coisas, exceto sua ilusão de que foi verdadeira. A verdade não pode e não deve ser tão absoluta assim. O que modifica as coisas mesmo são os fatos. Você se arrependeu, seu culpou. Já pagou seu preço. Será hora de construir vida harmônica e confortável, com as atitudes que tiver daqui para a frente.
Recomendo que fale com um de nós, psicólogos.
Atenciosamente,

8644 respostas

23 FEV 2024

Olá Sandra! Você errou e parece que se arrependeu agora se comprometa a não fazer novamente e siga em frente, ficar pensando no que aconteceu te impede de viver o que está acontecendo e o que ainda pode viver nessa relação.
Contar ou não é uma situação delicada e complexa.
Avalie o que ganha e o que perde ao tomar essa decisão de contar para ele. A decisão é sua, mas te recomendo buscar ajuda profissional para lidar com a situação da melhor forma possível.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

22 FEV 2024

Olá,
Está é um decisão que só cabe a você tomar. Para que você tome um decisão consciente, analisando todos os possíveis cenários, cenários estes que não tem como prever qual será, mas somente com essa análise terá segurança para tomar a melhor decisão. Fico a disposição para ajudá-la neste processo de reflexão e análise, é só me chamar, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

20 FEV 2024

Olá, Sandra, espero encontrá-la bem.
Como deves imaginar, esta é uma decisão que somente tu podes tomar. Além de certo ou errado, a escolha é sempre tua e a dificuldade está sempre ligada às conseqüências previsíveis. Veja, falo em previsão, não em certeza. Assim, o que irá acontecer não tem como saber, apenas deduzir.
Contudo, esse conflito interno que vives também sinaliza um momento ideal para reflexões mais profundas e isso certamente pode ser feito de maneira mais conclusiva através de um processo terapêutico, tendo como objetivo o desenvolvimento da autonomia. E é a partir da autonomia que somos capazes de encontrar a felicidade que faz sentido para nós, não aquela que é apontada como a felicidade de todos ou a felicidade que devemos ter.
Estou à disposição para conversarmos sem compromisso via videoconferência (online) para te escutar mais e para te apresentar como se dá o caminho terapêutico.

Abraço,
Lourenço Torresini
CRP-08/31556

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba