Sinto culpa mesmo sem ter feito nada

Feita por >Milena Maria · 29 mar 2023 Abordagem psicológica

Oi tudo bem, eu tenho 19 anos e namoro uma mulher linda e maravilhosa, a mais ou menos uma semana sai com alguns amigos de mto tempo e percebi que sou mto próxima deles o que me fez pensar que agora que namoro eu não deveria. Estava indo me deitar no colo de um (o que sempre foi natural) e me afastei pois senti mta culpa e disse pra eles que era melhor ir pra casa, contei pra minha namorada pois eu conto tudo pra ela e perguntei pra ela se ela sentia algum tom de traição, ela me disse que não e que gosta da nossa amizade mas por eu não ter ficado confortável devia evitar, a questão é que mesmo tendo me afastado me sinto culpada só por ter tido a intenção, evitei de fazer pra não perder ela mas mesmo assim estou muito mal faz dias, isso é comum? pra mim não faz muito sentido, eu sentia antes que traição é algo que ela nunca se preocuparia nem passava pela minha cabeça e agora não consigo evitar me sentir um monstro mesmo sem ter feito nada

A melhor resposta 30 MAR 2023

Boa tarde!
Está precisando de ajuda ?
Agenda uma sessão comigo , fico a disposição.

Debora Cristina Gargantini Psicólogo em Loanda

26 respostas

30 MAR 2023

Olá Milena, tudo bem? Sinto muito pela situação, você e sua namorada já conversaram sobre o que é traição para vocês? Para algumas pessoas o flerte é uma traição, para outras nossas e no seu caso, uma simples troca de afeto entre amigos, não me parece ser traição, você e esse amigo já tiveram alguma coisa? Talvez seja importante você fazer uma reflexão consigo mesma para poder entender por que isso está incomodando tanto você. Um abraço

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

30 MAR 2023

olá! você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

30 MAR 2023

Olá Milena! Obrigado por escrever. Pelo texto descrito, pela culpa, pelas circunstâncias, você apresenta sinais de que não está namorando consigo mesma ainda. Que, por essa razão, não está madura para namorar com outra pessoa. Pensar e sentir é fazer algo. Certamente que você não é um monstro. O que acontece é que você colocou a carroça na frente dos cavalos. Até mais ou menos vinte e cinco anos de idade, considerando nossa cultura complexa e nosso desejo de desfrute completo dela, a prioridade da vida dos jovens, deve ser conhecer turma de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, deve ser de estudos sérios e consistentes, prática de esportes coletivos de contato, grupos de teatro, cultura, dança, canto, dentre outros. Até essa idade é preciso cuidar prioritariamente de trabalho e/ou preparação para o trabalho.
Namoro é experiência, antes dos vinte cinco anos, para se conhecer, amadurecer, não para sentir-se comprometido, como se fosse certeza e obrigação de ficar juntos para o resto das vidas.
Amadurecer será preciso!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.