Como vivo minha vida, sem que o tempo todo precise da aprovação da minha mãe?

Feita por >Rachel · 9 nov 2021 Terapia familiar

Tenho 24 anos, e moro com minha mãe, e quase nunca saio de casa para sair com meus amigos a noite porque é sempre estressante, sempre tem que chegar antes de uma hora da manhã!
Já tive muitas crises de ansiedade por isso nas minhas saídas, e sempre que eu vou curtir um pouco a noite, no dia seguinte vejo que ela está passiva agressiva comigo. Já perdi inúmeras coisas com meus amigos porque ela é muito chato de fica me ligando a noite inteira pedindo para voltar para casa.
Já consegui curtir a noite, quando eu minto para ela! E aí tudo fica bem no dia seguinte. Mas detesto fazer isso

A melhor resposta 10 NOV 2021

Oi Raquel,
Precisa assumir a direção da sua vida, voce precisa ser mãe e pai de ti mesma. Tua mãe, já cumpriu com a missão dela contigo... agora, pode ser uma boa amiga, apenas amiga. Vejo que a dificuldade está dentro de ti em colocar-se e posicionar-se e assumir o controle e a responsabilidade pela sua vida, assumir as consequências de ser independente.
Tua mãe pode estar com ciúmes de ti... ela gostaria de ter tido a possibilidade de viver como voce está vivendo. Mas ela pode, se quiser. E se ela se incomodar, aponte pra ela que ela pode se incomodar, mas vai ficar incomodada sozinha.
Cada um tem as suas escolhas e assume as consequências de cada escolha!

5830 respostas

10 NOV 2021

Olá Rachel! Grato por perguntar. Será enriquecedor conhecer um pouco mais tua história. De outro lado, tua mãe vai construindo a identidade dela, com consciência ou não; você vai construindo a tua, também com consciência ou não. Certamente o desejo de tua mãe é te proteger dos perigos que se organizam na cabeça dela. Podem ser reais ou não. O jeito de aproximar realidade nesse sentindo é o diálogo, não o esconder. De outro lado, você tem organização cultural que te faz sentir e agir como quem precisa aprovação da mãe. Você se aprova se a mãe aprovar. Tua mãe sente perigos a partir das inseguranças dela, você é extensão disso. Não são adversárias ou inimigas. Conduzindo bom diálogo vocês se ajudarão muito, pois ela quer seu bem, você quer o bem dela. Acontece que precisam ser pessoas autônomas, cada qual em sua idade, suas buscas, seus interesses. Certamente você precisa desenvolver autoconfiança e autonomia. Isso se faz enfrentando a vida, com responsabilidade consequente.
O trabalho científico do psicólogo pode contribuir muito para isso.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de quarta onda verdadeira da pandemia, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos instituições como: TVs educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

10 NOV 2021

Oi, Raquel
Uma das coisas que percebemos quando amadurecemos e passamos para outras fases de nossas vidas é a mudança em alguns vínculos e relações.
Talvez uma das partes não esteja aceitando essa mudança tão bem, o que requer um trabalho de terapia nós membros desse relacionamento.
Entendo que o teu processo passa por uma transformação nesse momento, você deseja seguir seu caminho e algo te prende, não?
Recomendo que ambas busquem um processo de terapia (tente conversar com sua mãe sobre o assunto, ela se beneficiaria muito disso).
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha