Como superar uma família desunida?

Feita por >Dezinha · 28 mai 2022 Terapia familiar

Há 1 ano deixei meu emprego para cuidar da minha mãe que tem Parkinson e SPI. Não vivo mais para mim, meu pai faz serviço pesado chega a noite já apaga, meus dois irmãos são casados, um mora no fundo mais tem dia que não vejo a cara dele, e o outro aparece 1 vez na semana durante 30 minutos. Minhas cunhadas mais parecem parente distante, nenhum deles tem iniciativa de nada. Estou cansada, não durmo direito a noite e passo o dia limpando casa e levando minha mãe nas atividades terapêuticas que ela necessita e cuidando dela. Sinto um enorme vazio,solidão,sem perspectiva de futuro, baixa autoestima, já tive de recusar empregos pois não tinha quem ficar com ela, é muito desafiadora essa doença, tenho que ajudar ela se trocar, pentear cabelo, cuidar do dinheiro dela, se for pagar alguém para cuidar dela, preciso de alguém dê muita confiança e que tenha muita paciência, pois há dias que a doença compromete muito a cognição dela, ela me xingar, é irónica,faz deboches, perde coisas e fala que eu guardei, às vezes ela está chorona e diz que sente sozinha...sinto uma tristeza pela condição dela e revolta tbm... ninguém da minha família se manifesta cada um cuida da sua vida .

A melhor resposta 29 MAI 2022

Olá Dezinha, pelo seu relato parece que você está com sobrecarga nos cuidados com sua mãe. Infelizmente, isso é comum acotecer com os cuidadores de pacientes com demência e quando não tem uma boa rede de apoio. Vou te passar algumas informações que podem te auxiliar nessa situação:
- Procurar grupos de apoio para cuidadores de pacientes com demência pode te ajudar, pois ao compartilhar tuas dificuldades com outros que passam pela mesma situação pode melhorar teu emocional. Muitos cidades tem esses serviços e também em alguns lugares tem grupo online.
- Sei que é complicado,mas tenha momentos para você, mesmo que seja pouco tempo. Nesse caso poderia tentar conversar com seus familiares. Estipular um tempo com eles para teu descanso. Caso eles não aceitem, tem também a possibilidade de profissionais de saúde que trabalham por diária, turnos.
- Procure se informar sobre a doença, isso ajuda a você entender melhor como lidar com os cuidados de sua mãe.

Em todo caso, uma ajuda de um profissional de saúde mental pode te auxiliar muito e assim conseguir melhorar esses sentimentos negativos e melhorar sua sobrecarga.

Espero ter ajudado!

Maytana Cruz Mendes Psicólogo em Fortaleza

16 respostas

2 JUN 2022

Olá Dezinha.
Enquanto você estiver a frente desta situação e não delegar para outros parte da situação, nada será feito. É necessário estabelecer horários para que cada um se mobilize em ajudar e você possa ter tempo para cuidar de você, pois se não conseguir se cuidar como pretende continuar cuidando de sua mãe? Se necessário, contrate cuidadores e reúna a família para pagar esta despesa, e já que não está trabalhando você pode acionar seus irmão para que te ajudem financeiramente.
Todas estas ações podem exigir de você equilíbrio emocional, assertividade nas palavras e foco em solução. Você pode buscar estas respostas nos atendimentos psicológicos.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

30 MAI 2022

Oi Dezinha,
Entendo a sua situação, entendo que a sua mãe precisa ser atendida...
Entendo também que você precisa cuidar de si mesma, que tem um sonho seu a ser realizado.
Te pergunto: Porque coube a você cuidar da sua mãe? Repito: ela precisa de cuidados, mas porque só você está cuidando dela? Porque não o marido dela? Porque você tem que sacrificar a sua vida?
Talvez tenha que reunir a família toda e colocar esta situação e se for necessário, contratar sim uma pessoa para cuidar dela, paga por todos e não só por você...
Você precisa cuidar de você, tem seus interesses, sua profissão, sua carreira...

5817 respostas

30 MAI 2022

Olá Dezinha.
É bem comum as famílias passarem por essa etapa de negação no início do diagnóstico e sobretudo se não receberam por parte da equipe médica a devida "educação sobre a evolução da doença, rotinas diárias, necessidade do grupo de apoio familiar para que cada um saiba pode ajudar e como". Então a pessoa mais próxima e interessada se dispõe a ajudar e desenvolve as habilidades para cuidar do ente querido e depois de um ano "parece que as novas rotinas estão organizadas" e os outros membros da família parecem se acomodar e por não saberem o que exatamente fazer para ajudar podem até se sentir impotentes frente às necessidades que a doença exige. É importante neste momento que converse com seus irmãos num diálogo franco, sincero sobre o que está acontecendo com você e que precisa da ajuda deles. Ofereça ajuda no início para que cada um até que consigam desempenhar as funções sozinhos. Eu sugiro que assistam aos domingos às 20:00 horas no Youtube a live do Dr. Pelegrino médico psiquiatra que responde perguntas ao vivo e faz explanações muito oportunas sobre os cuidados de pessoas com doenças neurológicas e a importância do grupo de apoio.Também existem os vídeos dele que ficam gravados no youtube. Você está sobrecarregada pelo ano de mudanças em sua vida e rotinas que se dedicou inteiramente aos cuidados da mãe o que é uma atitude de amor muito louvável. Mas é chegada a hora de pedir ajuda aos irmãos para que juntos cheguem a uma consenso de como cada um pode participar para continuar dando uma boa assistência para a mãe de vocês. Quem sabe contratar uma cuidadora que possa cuidar da sua mãe enquanto você trabalha fora. Um filho pode cuidar do dinheiro, impostos, pagamentos e levá-la nas consultas e atividades, outro filho pode se responsabilizar por comprar no supermercado, esterilizar frutas e guardar as compras no armário e geladeira. As folgas da cuidadora, feriados e finais de semana podem ser divididos igualmente entre os irmãos. Tudo deve estar por escrito em tabelas para que cada um saiba exatamente o que fazer no seu dia e hora de estar presente. Importante criar um grupo dos irmãos para que cada um possa comunicar qualquer eventualidade e para que todos saibam o que está acontecendo. Cada um tem a responsabilidade de cuidar da sua própria agenda e comunicar no grupo qualquer dificuldade imediatamente para que os demais possam se organizar com antecedência. Dessa forma todos poderão fazer as suas atividades de casa, lazer, profissionais , estudos, amigos e outras atividades e evitam ficar sobrecarregados. Claro que para que todos se acostumem pode levar um tempo mas depois os ânimos se acomodam e percebem que é a melhor forma de colaborarem e fazerem com que a mãe participe das suas vidas também. Talvez, a maior dificuldade seja convencer a mãe que esses ajustes precisam ser realizados mas com muita firmeza e amor precisam informar que todos chegaram a essa conclusão e que farão os ajustes necessários para que todos se sintam bem e que ela colaborando também estará ajudando muito quem está cuidando da saúde dela. Caso precisem de ajuda profissional para diálogo e organização do grupo fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

29 MAI 2022

Olá Dezinha.
Entendo toda sua frustração e cansaço, trabalhei com Reabilitação Neurológica por 25 anos, atendia pacientes e cuidadores.
Sugiro que procure alguém para ficar com ela por curtos períodos, tente fazer atividade física ou curso. Sair um pouco dos cuidados é ótimo, evita que você desenvolva quadro depressivo.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

663 respostas

29 MAI 2022

Olá Dezinha.

Entendo o que você está passando, o apego afeto/emocional pela sua mãe e o estresse que é ser cuidadora de uma pessoa querida, mas, essa atividade pode te levar a um esgotamento físico e psicológico ao ponto de você precisar ser cuidada (vi vários casos assim), independente se seus irmãos são casados ou não eles precisam entender que a mãe não é somente sua (vocês precisam conversar sobre isso urgentemente).
Te pergunto, qual foi a ultima vez que você saiu para se divertir? Quando te perguntaram se você precisava de ajuda?. Como está a sua qualidade de vida (8 horas de sono, alimentação saudável, vida social, relacionamento afetivo?)
Enquanto você estiver carregando a carga física e emocional sozinha dificilmente alguém da sua família irá se preocupar com o seu bem estar, converse com eles, seja assertiva, mostre seu descontentamento, as vezes colocar um cuidador profissional pode ser melhor para todos, leva-la para uma clinica para idosos não significa que você não ama sua mãe, pelo contrario, significa que você se preocupa tanto que crer ser o melhor para ela.
Enfim Dezinha, decisões precisam ser tomadas, se precisar estou a disposição, tenha uma ótima semana.

Atenciosamente

Claudio Benhame
CRP 161840

Claudio Benhame Psicólogo em Santo André

30 respostas

29 MAI 2022

Olá Dezinha! Obrigado por escrever. Não dados que envolvam tua idade, idade dos teus irmãos, a idade da tua mãe, possíveis sobrinhos, filhos, o tempo que faz que essa dinâmica da família acontece. Em termos gerais, salvo alguma particularidade não citada ou não percebida, esse tipo de funcionamento das famílias, nas situações que envolvem doentes que precisam de cuidados constantes, é extremamente frequente apenas uma ou duas pessoas cuidarem e as demais irem se acostumando com isso. As pessoas vão se acostumando, vivendo uma espécie de anestesia perante teu esforço. É menos comprometedor, mais fácil para elas. Isso não reflete exatamente união ou desunião da família. Reflete muito mais acomodação e negação (por parte deles), do trabalho que dá. Eles não vivenciam as necessidades dela, não sente; você vivencia, sofre, mas por enquanto, não conseguiu sensibilizar a eles.
Será importante reunir os irmãos, esclarecer muito bem as demandas que você tem que fazer, os respectivos desgastes, as renúncias que você tem feito, mas não poderá mais fazer. Com isso, será importante combinar com eles formas de eles colaborarem cuidando diretamente ou assumindo pagamento de pessoa especializada. Baixa autoestima, solidão, cansaço, falta de perspectiva (sentimentos teus), precisam ser retemperados. Uma das coisas mais nobres que um filho faz é cuidar de seus pais, quando eles precisam. Os sentimentos precisam ser retemperados, contendo o momento da tua mãe, mas como uma parte. A parte principal é contida pelos teus sonhos, tuas metas, tua personalidade, tua rotina. Melhoremos tua rotina e vivências.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos, líderes religiosos, querem somente dinheiro - são falsos: - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças. Melhore o afeto, pondere o uso de máscara, evite aglomerações, assim como inviabilize os criadouros de mosquitos.

8644 respostas

29 MAI 2022

Olá
Na psicologia, sempre buscamos pensar em como anda o cuidado de quem cuida. Quem cuida desse cuidador? Quais são as possibilidades de saúde e bem estar para ele? Como me parece complicada a divisão de tarefas, poderíamos pensar num espaço de acolhimento a essas pessoas com responsabilidades de cuidados sobre terceiros. Um processe de terapia pode te ajudar a se fortalecer nesse momento, encarando o cuidado a si mesma como prioridade também.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

29 MAI 2022

Deinha. Muito complicada sua situação. O melhor é o entendimento familiar. . Divisão de tarefas etc
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro