Como superar barreiras de si para abrir-se para o amor e a relação a dois

Feita por >Helena · 22 out 2022 Abordagem psicológica

Estou prestes a morar junto com meu namorado. Estamos há 3 anos juntos, numa dinâmica de relacionamento a distância, e em 2 meses ele se muda de cidade, vindo morar junto comigo na minha casa. Eu amo muito ele, tenho desejo sexual, sinto amor e ternura, reconheço o grande companheirismo nosso e também o espaço que criamos para conversar com sinceridade sobre nossos sentimentos, dúvidas, questões, perspectivas. Temos projetos e sonhos juntos. Ao longo dos últimos anos, mesmo antes de começar a namorar com ele, sempre tive muita convicção do meu desejo de caminhar junto com alguém, de querer casar, criar família, etc. Agora que estamos prestes a dar esse passo, sinto um medo que parece imobilizar. Fico pensando muito em como vai ser, como não, se vai dar certo, se não vai. A sensação primeira é vontade de sair correndo. Fico me questionando se é realmente isso que desejo para a minha vida agora. Por um lado tenho certeza, pois sonhei com isso por muito tempo e quando imagino ele aqui, me sinto em paz, mas, por outro, quando estou mais ansiosa, questiono, duvido. Sinto que existe uma dúvida profunda em mim de que sou capaz de viver uma relação assim com alguém, saudável, com amor, com tudo que temos. Sinto-me profundamente não merecedora e sinto que isso faz parte da barreira que me impede de me derramar nesse amor. Tenho pensamentos intrusivos que parecem querer botar em questão o que sinto e o que desejo e dizem que eu e ele vamos terminar de qualquer maneira, mas meu desejo de crescimento e de amadurecimento é superar e atravessar essas barreiras de mim. Pois não é um problema da relação, sinto que é de eu para mim. Meu namorado é incrível e tem me acolhido em todas essas dúvidas com serenidade, com confiança no que ele sente que sinto por ele e por nós. Gostaria de algum alento para esse momento, que sinto como um casamento, parece que em algum nível eu vou morrer para essa relação acontecer, parece o trauma falando, ou o ciclo da vida, que pede mortes para próximos nascimentos.

A melhor resposta 25 OUT 2022

Oi Helena
Problema maior é que normalmente conhecemos as relações sistêmicas e pouco sabemos sobre relações saudáveis, de mulheres e homens autêncticos... isto justifica teu medo e teu receio, tuas dúvidas.
Contudo, fique no que voces construiram até agora. Se mantiver a postura de ser verdadeira consigo mesma e depois com o companheiro, e vice versa poderão dialogar sobre sentimentos, como pada um se sente e juntos, compreenderem-se e buscar soluções ao que não entendem, é o suficiente para prosseguirem juntos a evoluírem.
Não temam os conflitos, eles servem para evoluir; queiram compreende-los e não para separ voce.
E se precisarem de apoio, estou à disposição.
Voce pode também, Helena a recuperar a tua inteligência natural, a mesma que as pessoas renunciam em favor da aprendizagem, da intelectualidade. É garantia de autenticação de si mesma de acordo com as coordenadas da vida. Isto dará suporte ao naorado e garantia de valor para si mesma.

Abraços

5817 respostas

5 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

25 OUT 2022

Olá Helena, espero que esteja tudo bem com você.

É importante você experimentar seu relacionamento de maneira natural, sem se apressar, e respeitando seu ritmo acima de tudo. Se você tem essas sensações a respeito desse próximo passo em sua relação, que é um grande passo, o morar junto, então você deve refletir se é isso mesmo que deve acontecer agora, se você realmente está pronta, íntegra e inteira para viver isso. Você menciona que tem uma ânsia por crescer e amadurecer, mas mesmo que você tenha essa ânsia, e isso pode estar te causando níveis mais elevados de ansiedade, onde você se coloca uma pressão muito grande para chegar a um determinado lugar, o amadurecimento só vai acontecer no tempo correto em que ele deve acontecer. Nós não olhamos para uma fruta verde em um pé, e, pelo fato de querermos que ela fique madura, ela simplesmente vai amadurecer e cair em nossas mãos. Não, ela tem um tempo dela para amadurecer, e esse tempo é só dela, e ninguém pode interferir nisso, é um processo que tem que ser respeitado. A cada passo da relação, é preciso segurança, consciência e clareza. Se você tem dúvidas, incertezas e inseguranças, que são suas, pelo que você descreve, será que esse próximo passo vai te beneficiar ou te satisfazer, como você imagina? No momento certo, as decisões tem que serem feitas de maneira leve, sem peso, sem dúvidas, e isso é compreender o ritmo natural da vida e dos acontecimentos, alinhados com nosso próprio tempo. Aproveite o momento, olhe para seus medos e suas inseguranças, e pense se realmente você está pronta para esse próximo passo agora, sendo justa principalmente com você, mas também com seu namorado. Se você sentir necessidade de ampliar sua compreensão sobre esse tema, um Psicólogo pode te auxiliar nisso.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

25 OUT 2022

Olá Helena, obrigada por nos procurar. Realmente pelo que você relatou não há nada no relacionamento que "ateste" que o mesmo está fadado ao insucesso, muito pelo contrário. Entendo que sua angústia é o medo em relação ao futuro, e ansiedade é exatamente isso, o excesso de futuro, o "e se" não der certo? Essas dúvidas e questionamento que surgem perante uma decisão séria. Percebo também insegurança da sua parte, medo de rejeição. É semelhante a pedir demissão de um emprego e ingressar em outro. De fato não existe 100% de garantia que o novo cargo vai dar certo, porém é necessário arriscar minimamente, analisando claro a possibilidade com o que você consegue enxergar no momento. Acredito que algumas sessões de psicoterapia nesses 2 meses seriam muito positivas. Fico à disposição.

Ana Laura Carvalho Psicólogo em Ribeirão Preto

42 respostas

23 OUT 2022

Oi Helena! Que bom que você escreveu. Como envolve namoro distante integrado com suas dúvidas, será muito importante, você antes de consumar a relação, esclarecer as razões e fundamentos das barreiras que você sente. Uma pessoa namorando é muito diferente de uma pessoa morando sob o mesmo teto, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia, com afazeres, filhos, questões financeiras, pequenas manias, costumes de famílias diferentes.
Será muito enriquecedor você contar com a assessoria científica de um psicólogo, para refletir mais profundamente essa questão. Estarei a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não vote com base em notícias distorcidas.