Como superar o medo de baratas?

Feita por >sara lima · 17 mai 2016 Fobia

Tenho fobia de baratas e isso me faz muito mal. Como faço para superar esse medo?

A melhor resposta 18 MAI 2016

Boa noite Sara!

Nascemos com emoções básicas como medo, raiva .Ao longo da nossa história de vida ,podemos aprender a sentir medo- sensação de risco , perigo diante de determinados estímulos (como por exemplo baratas )situações e/ ou contextos. Diante do medo intenso busca-se evitar por exemplo, locais nos quais pode-se deparar com determinado estímulo, e esse comportamento acarretar prejuízos para a vida da pessoa.

Sou Especialista em Terapia Comportamental - se tiver interesse estou à disposição.

Abraços.

Psicóloga Aline de Paula do Nascimento Psicólogo em São Paulo

34 respostas

14 JUN 2016

Olá Sara. A Fobia é um transtorno de ansiedade, uma resposta de medo. Você já ouviu falar em Hipnoterapia? É o usa da hipnose como ferramenta auxiliar na Psicoterapia. A Hipnose é uma ferramenta muito eficiente no tratamento de fobias (no seu caso animais), pois trabalha no uso de técnicas imagéticas para exposição, permitindo que a pessoa ative intensamente suas crenças porém se veja encarando e superando o medo, visualizando de forma diferente (mais adaptativa) aquele estímulo que lhe causava tanto pavor. Buscando equilíbrio, reconhecendo os novos padrões, utilizando-se desta aprendizagem rápida.

Anônimo-260414 Psicólogo em Florianópolis

2 respostas

24 MAI 2016

Olá Sara!!!

Existe uma terapia realizada por psicólogos habilitados em EMDR( uma sigla em inglês que significa reprocessamento e dessensibilização por meio do movimento dos olhos) um trabalho com a estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais que proporciona a dessensibilização deste medo, que não lhe oferece o perigo real, isto é, um medo desproporcional, reprocessando e dessensibilizando qualquer tipo de fobia, consequentemente melhorar e propiciar uma qualidade desejável.

Sugiro informar-se mais sobre o assunto e se for do seu interesse procure um profissional, psicólogo habilitado em EMDR.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

18 MAI 2016

Bom dia Sara, para superar seu medo realmente é necessário um processo terapêutico. Medo é um sentimento inerente a todos nós. A fobia é um medo intenso e paralisante, é um distúrbio de ansiedade e precisa ser tratado porque está interferindo na sua vida. Como a terapia é um processo de autoconhecimento, você poderá, neste processo ir reconhecendo os significados que, durante sua história de vida, foram sendo delegados a determinadas situações e vivências, de alguma forma ficaram associados à ideia de perigo intenso. Assim poderá superar sua fobia. Espero ter atendido ao seu pedido de ajuda.

Carpeendi Psicologia Psicólogo em Curitiba

34 respostas

18 MAI 2016

Ola Sara.
Dugiro que voce procure um Terapeuta Cognitivo Comportamental.essa aboradgem trablha com fobias especificas que trazem resultados significativos curto prazo.

Psicóloga Vanderlúcia Macario Psicólogo em Florianópolis

20 respostas

17 MAI 2016

Ola Sara!
No seu caso, o profissional mais indicado para te ajudar é o psicólogo da linha comportamental.
Ele possui técnicas específicas para tratar de fobia e poderá te ajudar com esta demanda.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo