Como faço para superar o medo irracional?

Feita por >Vini · 30 jun 2020 Pânico

Eu tenho medo de filmes de terror e ja carrego esse medo desde criança,mesmo sabendo que aqueles personagens nao existem eu tenho medo, E eu por causa disso nao consigo ficar em casa sozinho.e todas as vezes que vou dormir eu tenho pensamentos pertubadores e ate pesadelos.Qual é melhor forma de superar esse medo?

A melhor resposta 1 JUL 2020

Olá Vini! Grato por participar. A função do filme de terror, é exatamente essa, causar medo! Não teria sentido se fosse diferente. As pessoas assistem porque querem sentir medo. Quando o medo fica incontrolável, ele ultrapassa o limite da impressão própria da arte do cinema e invade a instância interna da pessoa, ocorre a desfiguração da arte. Com isso a pessoa fica fragilizada, perdendo a capacidade de agir com razoabilidade. Inicialmente é preciso eliminar o contato com as situações que servem de gatilho para esse intenso medo; depois é preciso conversar sobre os sentimentos. Com conversas bem conduzidas, retoma-se análise com critérios de realidade, para verificar os perigos reais, os perigos imaginários. Cada qual tem suas estratégias para aprender a lidar. Certamente você precisa fortalecer a estabilidade emocional, retomar a utilidade realística do medo, que deve ser administrado, com progressão, até certo ponto. Será importante você passar por condução técnico-científica de um psicólogo, para colocar o medo na sua devida medida.
Estamos à disposição para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

3 JUL 2020

Vini,
Os medos referem-se a fatos e experiências vividas. São bloqueios energéticos, bloqueios emocionais de muito significado.
ASSISTIR imagens, filmes que reportam a estas experiências causam mal estar e pânico.
Precisa ressignificar estes sentimentos para poder deixar a vida fluir normalmente.
Um processo Psicoterapêutico consegue te ajudar tanto com estes medos, com os pensamentos perturbadores e pesadelos. .
Podes fazer de forma presencial ou Online.

5817 respostas

2 JUL 2020

Olá Vini! Obrigada por sua pergunta.
Pelo que descreve, provavelmente desenvolveu um trauma relacionado a filmes de terror. O correto a se fazer, é buscar ajuda de um profissional da psicologia para que ele te ajude, por meio de técnicas, como diminuir e superar esse medo.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida fico à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R.
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba