Como superar controle parental?

Feita por >Anna Lucya Kempfer da Silva · 4 jul 2023 Terapia familiar

Olá, meu nome é A (para manter o anonimato) e eu tenho 18 anos (quase 19 anos) e tenho uma relação "boa" com meus pais, mas eles me privaram desde cedo de muitas coisas: ir em festinhas de outras crianças, passear na pracinha com coleguinhas, posar em "festas do pijama" fora de casa com alguém que não fosse eda família etc. Mas eu sempre acreditei que isso era uma proteção pois eu era criança... Mas com o passar dos anos, isso apenas aumentou. Sou cristã, mas os únicos locais que eu posso ir é o polo da faculdade EAD que eu faço para fazer provas (e a faculdade é EAD pois eles fizeram drama de não se sentirem confortaveis comigo "tão longe e sozinha" mesmo eu havendo passado em 4º lugar em uma das faculdades mais concorridas do Brasil, no meu curso) a igreja e a nossa casa. Nesse momento, namoro um rapaz e ele assim como eu acha muito ruim o meu relacionamento com meus pais, a forma como me tratam e o tom que falam comigo... Deixa até ele desconfortável. Estou noiva deste rapaz, mas mesmo assim, meus pais não me deixam sair nem com o meu futuro marido, se não for o dia que eles escolherem e na nossa casa, perto deles, nunca longe, e se eu faço planos de ir a algum local sem eles, ou algo diferente da rotina, ou estudar e comer em algum lugar, ou simplismente ir a terapia sem eles (detalhe importante: minha terapeuta é amiga da minha mãe então ela fala muito para ela) até porque tive meu primeiro celular pessoal apenas aos 17 anos, antres disso meu celular era o celular deles... Quando estão desgostosos com algo que eu faço ou deixo de fazer, eles falam que eu sou uma péssima filha, ingrata e rebelde, que Deus não me ama, me comparam as minhas irmãs mais velhas (que aos olhos deles, são um fracasso e um desgosto). Tenho medo de nunca poder viver a minha vida como desejo, estudar, caminhar, ir a locais que eu desejo conhecer. O que eu poderia fazer a respeito? Obrigada por ler até aqui.

A melhor resposta 5 JUL 2023

Oi A
Em primeiro lugar, deve parar de fazer terapia com esta terapeuta. O que fala no consultório é sigilo e se a tua terapeuta é amiga da tua mãe, ela está comprometida. Escolha outra pessoa, da tua confiança. Pode fazer Online, por isso, a distância não é problema.
Em segundo lugar, voce está iniciando a tua vida de adulta e precisa ir cortando o cordão umbilical psicológico com a sua família. Só assim, possibilitará o nascimento de voce mesma, da tua autonomia; é um caminho pedregoso porque não é só a dependência emocional, mas financeira... se estás na casa deles, eles fazem as regras, mesmo que isso seja desonesto.
Voce está vivendo num ambiente dominado por regras sociais, regiosas que te ameaçam com o medo e a culpa, dois mecanismos do sistema para te manter dominada e submissa a eles.
Quem é você? Qual o teu propósito de vida?
Voce não nasceu para ser cristã, não nasceu para ser boa e obediente com a sua familia... nasceu para se realizar, aprender e ser feliz.
Há muitas questões errôneas que vive que precisam ser saneadas e compreendidas... por isso a necessidade de fazer Psicoterapia.
Não se coloque como vítima; eles são assim e voce precisa aprender como lidar com eles, para se realizar; e não espere que eles facilitem as coisas, voce é que precisa ousar e conquistar a realidade que voce quer para a sua vida.
Abraços

5817 respostas

5 JUL 2023

Olá A! Obrigado por contar tua história. Talvez eu não possa te ajudar muito. Minha verdade honesta sobre a vida, a cultura, a socialização, o amadurecimento, as verdades sólidas apresenta a necessidade de caminhos diferentes dos que você está relatando. Vamos por parte. Para amadurecer, as pessoas precisam contar com esportes coletivos de contato, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, vivenciar estudos sérios e consistentes, precisam trabalho sólido, precisam de grupos de estudos, teatro, arte, cultura, serviços comunitários, excursões, dentre outros. Até os vinte e cinco anos de idade, em média, as pessoas devem ter o namoro como aspecto secundário. As funções do namoro, antes dos vinte e cinco anos, deve ser muito mais para conhecer mais de perto, amadurecer, entender a vida, a natureza humana. Geralmente as pessoas devem vivenciar aproximadamente cinco diferentes namoros, com certa seriedade, para que amadureçam. Faculdade, como quase tudo na vida, deve-se fazer de forma presencial, se possível em faculdade pública.
Pelo seu relato, a prioridade, a meu ver, precisa ser compreender a cultura, a arte, esporte, mundo dos estudos profundos, trabalho, muito antes de ponderar casamento. Você precisa amadurecer, e muito!
Caso haja abertura, para a coragem da verdade, estarei a disposição para trabalho.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.