Como sumir do mundo

Feita por >Hellen · 22 jul 2022 Psicologia social

Como sumir do mundo? Não estou falando em suicídio mas como sumir? Como fugir dos problemas, da família, do cotidiano, como acabar com a dor que as vezes acaba com a gente? Eu realmente tô cansada de tudo, eu não sei quem sou ou oq quero, não sei se terei um futuro, não tenho amigos, minha família não se importa comigo as vezes me pergunto o que eu faço aqui? Não só eu mais todo mundo, qual o sentido da vida? Vejo pais matando os filhos de várias formas diferentes, vejo abusos sexuais todos os dias no noticiário com todas as idades e gêneros, crianças inocentes, realmente não entendo o que fazemos aqui. Sabe quando eu era criança sonhava em crescer e fazer do mundo um mundo melhor, agora que cresci vi que o mundo não tem salvação. Realmente não entendo nada

A melhor resposta 31 JUL 2022

Oi Hellen,
Se soubesse quem realmente é, não diria que quer sumir do mundo... pois foi você mesma que quis vir e passar por todas estas experiências, enfrentar estes desafios que você mesma se impôs. O problema é o desconhecimento de si mesma, portanto, uma primeira tarefa é conhecer-se, saber quem realmente é, qual a sua identidade, de onde veio, qual o seu objetivo de vida, dar-se conta do que está fazendo, como a sua mente funciona, como ela se organizou para enfrentar os desafios diários.
A dor (família complicada, valores, imposições, doenças) são apenas termômetros que sinalizam o desvio de conduta, caminhos escolhidos, decisões distorcidas...
Quando souber quem você é e começar a andar no seu caminho, a dor cessa e você se empolgará contigo mesma.
Deve retomar a ti mesma, certificar-se, autenticar-se de acordo com as coordenadas da vida e não com as informações que o sistema te deu.
Na nossa história, substituímos a nossa inteligência natural da vida pela intelectualidade, pelo que os outros nos falava (pais, escola, igreja, sociedade, cultura....)
Toda a criança tem a inteligência da vida com ela, mas depois ela é forçada a substituir pelo ensinamento que lhe dão... é isso que faz o vida perder o sentido. É isso o vazio que sentimos.
Então agora, você precisa certificar-se, autenticar-se, recuperar a ti mesma, recuperar a tua inteligência natural para poder ser dona de ti mesma, dona da tua vida e assim, baseada nestes valores da vida, poder fazer um ambiente melhor, um mundo melhor e mais feliz.
É preciso compreender o que é a vida e o que é o sistema; como ser você mesma segundo as coordenadas da vida e usar o sistema em teu benefício. Há tanta coisa destrutiva, tanta dor porque tudo está sendo conduzido pelo sistema e este, apenas adapta ao que ele quer. O sistema não quer que tenhamos uma consciência mais ampla... quanto menos se questiona isso, melhor para ele.
Comece por você, conheça a ti mesma, compreenda como as coisas são e depois saberá o que fazer para tornar este mundo um lugar melhor.
Abraços e parabéns por dar-se conta disso.
Isto é muito positivo!

5817 respostas

27 JUL 2022

Olá Hellen, espero que esteja tudo bem com você.

Muitas vezes, principalmente quando estamos iniciando nossa vida, temos muitas dúvidas e ainda poucas respostas. É muito comum passarmos, então, por períodos em que necessitamos de algumas respostas, certezas, alicerces que nos deem segurança em nossas escolhas, e possam nos ajudar a iniciar nosso caminho com mais certezas. Como seres humanos, somos diferentes uns dos outros, e algumas pessoas acabam sendo mais sensíveis a seus próprios questionamentos, e consequentemente tem uma necessidade maior de aprofundar essas questões, buscando as certezas que precisam para seguir sua vida da maneira que desejam. Atualmente você está mais focada em apenas um lado, que é esse que nos causa espanto e perplexidade, até mesmo em pessoas mais velhas e vividas, diante de tanta brutalidade, indiferença, ódio, desamor e morte. Ao assistir um noticiário comum, é isso que você encontrará, ontem, hoje e amanhã. Talvez, seja interessante você não consumir esse tipo de conteúdo no momento. Mas existe um outro lado que deve ser olhado também. Existe um lado da humanidade, repleto de conhecimento, cultura, sabedoria, bondade, esperança e inspiração. Que tal buscar um pouco deste conteúdo também, que te inspire e te faça crescer, em meios não televisivos? Você carrega dentro de si um sonho que não deve morrer, o sonho de mudar o mundo, tornando-o melhor para si próprio, e para as outras pessoas que viverão com você e depois de você. Com o passar dos anos, você encontrará as ferramentas necessárias para concretizar seus sonhos, descobrindo seu lugar no mundo, e também como pôr em prática seus desejos e objetivos. Você irá conseguir fazer isso. Um processo de Psicoterapia junto a um Psicólogo pode te ajudar muito na busca do autoconhecimento necessário para sanar todas as suas questões, e te impulsionar rumo ao caminho que deseja construir no mundo. Autoconhecimento é muito importante, é um dos pilares da inteligência emocional. Se tiver uma oportunidade, inicie seu acompanhamento com um Psicólogo para trabalhar autoconhecimento. Acredito que isso te tranquilizará em relação as suas dúvidas, e te fortalecerá para o futuro.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

25 JUL 2022

Olá Hellen.
Sumir do mundo é uma forma de evitação, ou seja, uma forma de evitar enfrentar os problemas que aparecem. Se começar a enfrentar alguns dos problemas que tem poderá diminuir a sensação de "o que estou fazendo aqui neste mundo", pois o enfrentamento te dá a capacidade de ação em busca de soluções mais viáveis, porém nem sempre se terá a melhor resposta, mas terá uma mudança positiva, seja nas relações interpessoais, seja nas escolhas de carreira profissional e vida pessoal. Ter uma profissão costuma dar certo sentido a vida, pois uma profissão exige defender algo que se acredita, seja na área de saúde, exatas ou humanas. Se não ter certeza qual carreira seguir, poderá fazer orientação profissional com um psicólogo.
Quanto ao que tem assistido ou ouvido por ai, nos noticiários, sugiro que busque também informações de superação, motivação e pessoas que praticam o bem. Os noticiários mostram tragédias porque isto dá audiência, mas existem coisas positivas sendo feitas por aí, infelizmente pouco noticiado, você vai encontrar noticias "do bem" mais em redes sociais e pode seguir canais neste sentido. Existe o mal, mas também existe o bem, você só precisa ampliar seu foco e observar que coisas boas também acontecem.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

23 JUL 2022

Bom dia, Hellen!
Em primeiro lugar seria importante entender os seus sentimento, se reconhecer diante da vida, de suas escolhas e buscar um sentido um sentido para ela. Pois fala que tem necessidade de sumir visando acabar com uma dor e também não tem expectativas quanto ao seu futuro. Em seu relato diz muito sobre a preocupação que tem em relação ao olhar do outro para você. Mas, como está o seu olhar para você? Por que a necessidade de colocar expectativas no outro? Busque um profissional para trabalhar o autoconhecimento.
Lisandra Matos de Pinho
Psicóloga clínica

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

23 JUL 2022

Oi Hellen,
Precisa entender o que está acontecendo com você. Esse pensamento de sumir pode estar atrelado a depressão voltado a uma visão pessimista de si, do outro e do mundo a sua volta. Faça uma consulta e uma avaliação psicológica para compreender como se sente, se existem sintomas e como tudo isso pode melhorar e você obter através do processo uma melhor qualidade de vida.
Abraços, Patrícia Dragone, Psicóloga

Patrícia Dragone Psicólogo em Salvador