Por que tenho vontade de sumir?

Feita por >Otacílio Fernandes · 19 jul 2021 Desenvolvimento pessoal

Nós últimos meses, não tenho vontade de interagir com outras, pessoas.
Sou casado e muitas vezes não quero nem olhar para a minha esposa.
Se fosse só isso, acho que a solução seria bem fácil, por minha vontade gostaria de me isolar.
Também tenho recorrente, vontade de acabar coma minha existência, me sinto deslocado dessa merda de mundo, onde as pessoas são vazia, mais vazias do que eu.
Já pensei várias vezes em, me matar, e que assim tudo seria resolvido, só está me faltando o gatilho certo, para isso acontecer.
Não sei se isso é um pedido de ajuda ou só um desabafo.
Me sinto enjaulado como um bicho e as soluções pra minha liberdade, são radicais.
Um a mais, um a menos não fará diferença.

A melhor resposta 21 JUL 2021

Otacílio Fernandes,
Imagino o que está sentido... e a verdade é bem esta que está constatando...
Há um vazio enorme dentro das pessoas, uma frustração tremenda, a maioria tras dentro de si uma tumba onde esconde o assassínio do seu potencial metafífico, reduzem a própria existência a apenas comer, trabalhar, fazer sexo frustrante, ver as besteiras da TV e só.... tudo isso por não terem identificado e concretizado o objetivo da sua existência. Por isso pagam com a angústia, ansiedade, vazio interno, desânimo, tristeza, raiva, nervosismo e tantas coisas outras.
Otacílio, voce foi iludido pelo sistema, pelo sistema de ensino, pela sociedade, pela religião, pelas normas, pelas crenças.
Te adestraram a viver de um modo que satisfizesse ao sistema e não a ti mesmo...
Precisa recuperar-se, precisa certificar-se de acordo com as coordenadas da natureza humana (Deus)... a vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para te conduzir
O sistema te deu limites, proibições, medos, ameaças....
É isto que falta dentro de ti... ouvir o que a tua alma te diz, retomar o caminho indicado pelos teus sentimentos e não o que determina os teus pensamentos atuais...
Melhor investimento é voce fazer Psicoterapia.
Com poucas passadas, podes recuperar a ti, e voltar a ter uma vida prazerosa com tua família e principalmente paz no teu coração.

5817 respostas

20 JUL 2021

Muitas vezes, quando essa vontade de sumir dura dias seguidos e até meses, é necessário dar um pouco mais de atenção à essa questão, pois pode tratar-se de algum tipo de transtorno psíquico, como depressão, ansiedade. Seria bom você procurar ajuda profissional o mais rápido possível.

Irismar Farias Psicólogo em Manaus

34 respostas

20 JUL 2021

Olá, Otacílio Fernandes!
Sinto muito que esteja passando por isso
O fato de você estar escrevendo aqui já demonstra que você deseja melhorar!
É necessário que você passe por uma avaliação com profissional para averiguar melhor, pois está apresentando alguns sintomas de um quadro depressivo. Por conta da ideação suicida, é essencial que você busque ajuda profissional o quanto antes.
Recomendo que você passe com psicólogo e psiquiatra, pois o psiquiatra irá avaliar se é necessário medicação, e se for o caso, ela irá amenizar os sintomas para que a psicoterapia seja mais eficaz, porém apenas medicamento não irá "curar" a origem do problema.
Trabalho com a Terapia Cognitivo-Comportamental, que apresenta bons resultados com esse tipo de demanda, caso tenha interesse só agendar por aqui.
Enquanto isso, tente conversar com sua esposa sobre como está se sentindo, será bom você ter o apoio de alguém que está sempre por perto.
Att
Ingrid Oliveira

Anônimo-390081 Psicólogo em São José dos Campos

40 respostas

20 JUL 2021

Oi, Otacílio! Lamento te encontrar vivenciando esta situação!

Saiba que desabafos também são pedidos de ajuda e por mais que você não esteja vendo sentindo na vida, imagino que algumas coisas ainda te motivam a permanecer por aqui, precisamos nos apegar a elas!

Pelo seu relato, estou deduzindo que não tem feito acompanhamento tanto com psiquiatra como com psicólogo, aconselho que de apenas mais um passo, você foi muito forte de chegar até aqui e nos contar sua situação, muito mesmo! Então procure um profissional, alguém com quem possa se abrir e colocar para fora todo esse vazio que tem preenchido seu peito.

Espero verdadeiramente que encontre alguém para te ajudar a atravessar esse momento. Se precisar, me coloco à disposição. Grande abraço!

Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

20 JUL 2021

Olá Otacílio! Grato por escrever. Ceertamente o seu desejo primário é resgatar o conforto interno; você quer fazer sumir o sofrimento, não a si mesmo. Vocè escreveu aqui porque quer ponderar sobre a tua realidade, sobre o teu futuro. Estamos aqui para isso. Será realizador podermos te ajudar a se reorganizar.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, fale conosco. A vida, a cada etapa, apresenta novos caminhos, novas possibilidades. Conte conosco.
Abraços.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

20 JUL 2021

Otacílio, fugir da vida não é uma boa solução, nem a mais inteligente. Você precisa de ajuda sim. Psiquiátrica e Psicológica. Agora, querer é outra coisa. A pandemia revolucionou o ser humano, um desafio imenso para a mente, sentidos, fala e ações. Criatividade é importante. Aprender com tudo é necessário. Superar? Urge. Encontrar soluções? Tenha certeza que sempre há soluções, pois você é inteligente e deve utilizar a seu favor.
Podendo lhe ajudar, estou aqui, sei que irei transformar sua vida, pois já peguei casos bem mais graves e hoje tudo está resolvido da melhor forma.
Desejo paz em sua mente.

Ana Rique Psicólogo em Recife