Como seguir em frente depois de uma traição

Feita por >Solidus · 18 ago 2023 Terapia de casal

Somos casados a 18 anos, não estávamos em um bom momento, esse ano eu fiz uma cirurgia, na sequencia tive complicações no intestino, desta forma nossa vida sexual estava comprometida e meu marido arrumou um "grande amiga" e confidente no trabalho, onde tiveram um caso de 2 meses até eu descobrir, durante esse período deu presentes pra ela, agrados, falava de forma carinhosa, demonstrando estar completamente apaixonado. Quando eu descobri a primeira reação foi negar, na sequencia mentiu e omitiu muita coisa, terminou com ela, mas continuou a confidenciar coisas pra ela. Se diz arrependido, mas não demonstra, me trata friamente, pois a forma dele se defender atacando, e isso tem me doido muito, pois além da traição, ele falou de mim para ela de forma pejorativa, como eu sendo a louca. Ele tratou ela como não trata eu e os filhos a muitos anos. Pois pra nós só vem as grosserias, fala que está arrependido mas não age como.

A melhor resposta 20 AGO 2023

Olá, espero que esteja bem. Veja, é muito comum os homens se ausentarem quando a mulher passa por alguma questão de saúde. Em terapia podemos investigar como você está em relação a ele e tudo o que para você é valor estrutural e o quão está disposta a passar por cima. Oriento a buscar a psicoterapia individual para trabalhar todas essas questões.
Qualquer coisa, estou aqui. Abraços!
Daynara.

Daynara Almeida Psicólogo em Jequié

28 respostas

20 AGO 2023

Olá Denise
Situação complicada esta; tem muitas coisas, muitos sentimentos envolvidos, tanto teus como dele...
Sem dúvida, precisam conversar e dialogar...
Como administrar sentimentos, pensamentos, emoções... muitas emoções sem se perder, sem se deixar envolver pelo sistema de crenças?
Sim! podem usar a Psicoterapia de Casal... pode propor isso a ele, como forma de dialogar para colocar foco nisso tudo.
É difícil? É, mas também um momento muito rico de aprendizagem e resolução de traumas e problemas que cada um carrega.
Abraços

5912 respostas

20 AGO 2023

Olá Solidus, entendo a dor que tem sentido e é natural. Agora é o que fazer com essa dor? O que o casamento representa para você? Tem interesse em resgatar o casamento? Quais os sentimentos em relação ao marido? Já conversou com ele de como ele vem tratando você e os filhos?
São respostas que às vezes sozinha você não conseguirá as respostas.
Se sentir vontade entre em contato.
Espero ter ajudado.Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

19 AGO 2023

Olá Solidus! Obrigado por escrever. Cuidado! Os temperos das convivências, das passagens de tempo, das confianças, dos costumes, muitas vezes passam esse entendimento de que se trata os novos, os que estão chegando com maior educação e atenção do que os de convivência longa. Isso não é exatamente a ideia de que se valoriza o novo e se desvaloriza o habitual. É um emaranhado de emoções, estados internos, que precisam ser olhados com cuidado.
É sempre preciso tomar decisões amadurecidas, movidos pela razoabilidade, não pelas emoções. O passado, presente e futuro, são partes de um processo inseparável. Antes de concluir entendimento ou decidir encaminhamento é preciso ponderar como organizar o futuro, como manter a essência dos ideias do passado, como agir com consciência, harmonia e sabedoria.
Sugiro que avalie com a ajuda científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.