Como se livrar do medo?

Feita por >st · 9 ago 2023 Abordagem psicológica

Eu tenho 24 anos e tenho medo de tudo, a ponto de ficar paranóica em certas situações, eu sempre penso nos piores cenários, moro no 11 andar e evito subo e desço escadas, porque não consigo pegar o elevador ou se pego o elevador preciso está com fones de ouvido com música alta, eu tenho medo estou no carro, eu tenho habilitação e não consigo dirigir, não consigo mais viajar, se eu estiver no passeio no mar, não consigo ficar sem colete e não consigo ficar em paz, eu fiquei com pânico no Cristo redentor, não consigo pegar avião mais, trabalho remoto então sempre evito sair e fazer coisas diferentes, eu não consigo mais sorrir como antes, eu me sinto fracassada na carreira, porque eu tenho medo de arriscar, passei em 2 entrevistas, mas tive medo de sair da empresa atual, eu vivo com tanto medo das coisas, que eu nem sei mais se quero viver, é insuportável, eu não sei mais o que fazer, eu tento fazer terapia, mas eu não consigo desabafar com a câmera ligada

A melhor resposta 19 AGO 2023

Olá,
A psicoterapia é o mais indicado pra você. Se não consegue falar com q câmera ligada, busque a presencial. Se é difícil pra você sair de casa neste momento, vai com calma através das câmera. A terapia e um processo e você não precisa dar conta de falar tudo a princípio, aos poucos você vai se apoderando desse espaço seja ele presencial ou online, se dê a oportunidade de buscar o melhor pra você, respeite o seu tempo e as suas limitações. Quer saber mais do processo terapêutico? Podemos conversar um pouco só pra te explicar e você vai perceber que você é capaz de trabalhar as suas questões, mesmo que seja online. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

12 AGO 2023

ST
Evidente que você está com traumas e precisa se curar.
Precisa fazer Psicoterapia para ver as causas e curar estes conflitos que não te deixam usufruir desta existência.
Pode ter necessidade de fazer regressão de vidas passadas... O Psicoterapeuta pode te auxiliar.
Tudo pode ser resolvido. Quanto antes você procurar solução, menos sofre.
Abraços

5817 respostas

11 AGO 2023

Olá, obrigado por compartilhar suas angústias conosco. É muito evidente no seu relato que você está em sofrimento e que tem bastante demanda para terapia. Você exibe muitos pensamentos automáticos disfuncionais, ou seja, pensamentos com conteúdo negativo e catastrófico que desencadeiam respostas fisiológicas de medo que de limitam em diversas situações das sua vida, trazendo um prejuízo real. Você comentou que tentou terapia, não sei bem o que acontece mas você precisa se sentir à vontade com o psicólogo(a) para poder trabalhar suas questões e é natural às vezes não se identificar com o terapeuta e com o método dele. Então nada impede de tentar duas coisas: a primeira seria, caso ainda esteja na terapia, de tentar enfrentar os pensamentos negativos, ligar a câmera e focar no pensamento "preciso cuidar do meu bem estar, preciso cuidar de mim". A segunda seria tentar terapia com outro profissional, pois de repente você se sente mais à vontade. Mas ressalto que você precisa fazer terapia para poder melhorar dessas questões que estão te trazendo prejuízo. Espero que de tudo certo. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

11 AGO 2023

Olá, ST,
Sinto muito por sua situação.

A ansiedade é mesmo uma porcaria, né?
Se a gente a ouve, ela só evolui, se transformando em transtornos e fobias.
Pela sua situação relatada, dá pra entender que você quer ajuda, pois sabe que a vida pode ser boa se isso não estiver presente.

Eu sugeriria um "combo" que tem tudo para funcionar:
Atendimento terapêutico para entender o motivo e ressignificar todo esse sentimento de medo de tudo e, junto à terapia, acompanhamento psiquiátrico para ver se o funcionamento da produção dos neurotransmissores está em ordem... (não é só louco que precisa de psiquiatra, né?)

Desejo toda melhora do mundo para você.

Se quiser falar sobre, sinta-se à vontade para me contatar.

Abraços,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

69 respostas

11 AGO 2023

Oi, st! Infelizmente vivemos num mundo atualmente que nos leva a sentir medo em muitas situações. Isto é compreensível. Mas entendi que você está vivendo uma situação aguda, mais grave, que precisa realmente de um suporte profissional. A psicoterapia é muito importante, e não precisa ser online, com a câmera. Presencialmente imagino que seja desafiador para você também, mas será necessário persistir. Nesta persistência é que vamos encontrando as estratégias para administrar o medo, como você fez com o fone de ouvido no elevador, por exemplo. Você utiliza algum medicamento para reduzir a ansiedade e o medo? Talvez uma medicação, com a devida prescrição e acompanhamento médico, seja uma ajuda válida. Claro que não substituirá a psicoterapia, mas pode te ajudar a viver melhor. Fico à sua disposição!

Marcia Caroline Portela Amaro Psicólogo em Londrina

6 respostas

10 AGO 2023

Olá st! Que bom que você escreveu! Enfrentastes a necessidade de solicitar ajuda, agora precisa praticar o encontro com a ajuda. Está te faltando autoconfiança, sobrando preconceito em relação a potenciais perigos.
Livrar-se do medo envolve muitas etapas, formação de novos entendimentos das coisas, ousadias, treinos, persistências.
O processo de trabalho profundo, regular, você vindo com persistência, disciplina e regularidade, propiciará autoconhecimento, formação de novos entendimentos e avaliações das coisas, especialmente daquelas que parecem ser mais perigosas do que, de fato, são.
Você não pode viver, diferentemente dos outros, viver o privilégio de evitar riscos; os outros não podem viver a vantagem de usufruir de possibilidades maiores ao enfrentarem os medos deles. Seria dois pesos e duas medidas.
Vamos aprimorar autoconfiança!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8609 respostas

10 AGO 2023

Olá St, a psicoterapia irá te auxiliar a entender o que está gerando tanta ansiedade. Ensinará a manejar a ansiedade. O psiquiatra pode te auxiliar com uma avaliação para ver se é necessário a medicação inicialmente devido a ansiedade estar acentuada, com base no seu relato. Você pode iniciar a terapia de forma presencial em sua cidade.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

10 AGO 2023

Você descreve um nível bastante elevado de ansiedade, ansiedade tem tudo a ver com medo e pânico como vc deve saber.
Você já se consultou com um psiquiatra?
As vezes é necessário reduzir um pouco esse nível de ansiedade para que você tenha condições de aderir à psicoterapia.
Abraço

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo