Como eu poderia me livrar do medo de julgamentos?

Feita por >Ariane · 17 abr 2023 Abordagem psicológica

Algo que sempre me acompanha e me impede de conseguir ser eu mesma é o medo de julgamento. Pesquisei um pouco sobre isso e a resposta que encontrei foi "necessidade de pertencer a algum grupo". Entretanto, sou uma pessoa autista; não sinto necessidade alguma de pertencer a algum grupo, sou uma pessoa sozinha e quero continuar assim. Por isso não entendo o porquê do medo de julgamento. Algum psicólogo sabe me responder isso? Ou é algo pessoal que eu deveria tomar conhecimento sozinha?

A melhor resposta 18 ABR 2023

Olá, Ariane, tudo bem?
As coisas que vivemos e sentimos possuem significados e sentidos próprios a cada um, portanto se trata de algo muito particular seu. As "causas" desse sentimento podem estar ligadas a uma série de coisas (como por exemplo um julgamento no passado, e agora se tem medo dele, etc). Te sugiro explorar isso em uma consulta com um profissional que te auxilie a compreender e acolher melhor esse sentimento. Até lá, busque tomar cuidado com o que se lê na internet, a "explicação" sobre nós mesmos nem sempre está nela, mas sim em um processo de autoconhecimento, ok?
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

5 MAI 2023

Oi Ariane, esse medo que você relata tem ligações e significados com as suas experiências pessoais. Não existe uma "resposta certa" sobre isso, porque precisaríamos explorar muitos aspectos do seu histórico de vida e de como você lida e elabora as relações e sentimentos. Geralmente o medo do julgamento vem de fantasias a respeito do olhar do outro sobre si, e receio de como o outro pode reagir em relação a você. Mesmo você sendo sozinha como mencionou você não é totalmente sozinha. Você vive em sociedade, você provavelmente tem um núcleo familiar. Pode ser que não tenha um núcleo social (amigos), mas em algumas situações você vai interagir com outras pessoas. A sugestão seria você fazer terapia para avaliar melhor esse sentimento para que possa entende-lo. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

27 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só você agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 ABR 2023

Oi Ariane
Voce está correta Ariane, se não sente necessidade de pertencer a algum grupo está bem assim.
E, por ser autista, não é nenhum defeito e nem desmérito; aliás, em alguns aspectos é superior aos demais.
O medo do julgamento vem do medo de voce ser o que é, medo dos comentários dos outros, medo de não ser aceita como é.
Voce não nasceu para os outros, para agradar os outros; nasceu para se realizar, para ser feliz e este é o teu jeito.
Pouco importa se os outros gostam de voce ou não; voce precisa gostar de voce, voce precisa se amar. Tenha orgulho de ser a Ariane.
Claro que pode a cada dia ser uma Ariane melhor, mas para si mesma e não para os outros. Voce só pode se comparar com voce mesma, quem era voce ontem e quem é voce hoje e como será amanhã. E nada mais.
Assim, voce vence o julgamento.
Abraços e se necessitar de alguma ajuda, estou à disposição.

5899 respostas

19 ABR 2023

Olá Ariane, espero que esteja tudo bem com você!

O medo de julgamento não deve fazer parte de sua vida, pois existem outros pontos importantes que requerem sua atenção além da opinião dos outros, como por exemplo seu próprio desenvolvimento pessoal, de seus projetos e seus objetivos. Quando ficamos muito preocupados com um suposto julgamento de outras pessoas, acabamos por perder o foco desses pontos importantes que mencionei, o que pode atrasar e dificultar um pouco o avanço de sua vida em direção ao que você almeja para si. Além disso, podemos estar simplesmente achando que os outros estão nos "julgando", quando, na verdade, não sabemos o que as outras pessoas estão realmente pensando, nem com o que elas estão se preocupando. Como todos tem afazeres, obrigações, trabalho, é muito improvável, diante de todas essas preocupações diárias, eles estarem gastando o tempo deles para estar lhe "julgando". Então, é importante que você volte a sua atenção e seu foco para sua vida, para suas atividades, seus sonhos e objetivos, para que você possa caminhar rumo ao que deseja, em detrimento a voltar sua atenção para o que os outros estão supostamente pensando a seu respeito, quando muito provavelmente não estão e nem vão estar te julgando. Se desejar conversar com um profissional sobre essa questão para obter suporte, o Psicólogo é o profissional mais indicado, e pode te ajudar a compreender sua questão por outros ângulos, te ajudando a a avançar neste tema, e te trazendo mais segurança pessoal.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

928 respostas

18 ABR 2023

Olá Ariane! Obrigado por escrever. Julgamentos são componentes inseparáveis da características e necessidades humanas. Não podemos ignorar os julgamentos. Eles fazem as pessoas terem maior ou menor aprovação a nós. Algumas vezes elas tem razão, outras não. O medo deles não permite avaliar com autonomia. Com medo, as pessoas começam se condenando, por posições e falas de outros. "Ser autista" é uma expressão que precisa ser ponderada com muito cuidado, especificidade e respeito a sua riqueza de particularidades. Certamente você poderá colocar os julgamentos, com tempero adequado, na medida em que desenvolver maior vivência, entendimento dos parâmetros razoáveis da vida, amadurecimento.
Pelo que escreveu, salvo outras informações, há sinais de que você precisa exercitar e amadurecer troca social real.
Será prudente, você passar por assessoria cuidadosamente científica, com um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.