Como se abrir e falar?

Feita por >Anônimo · 17 out 2021 Desenvolvimento pessoal

Ja fiz 9 sessões de psicoterapia, mas não consigo dizer o que realmente me sinto. Só consigo falar sobre os problemas superficiais da minha vida que na verdade nem me importam. Não consigo explicar o vazio e a falta de sentido que sinto. O profissional está com uma ideia totalmente diferente da minha pessoa, pois não consigo mostrar quem realmente sou. Não me sinto confortável falando com absolutamente ninguém, mas queria me entender e mudar.

A melhor resposta 20 OUT 2021

Olá.
Considere a possibilidade de escrever o que está pensando ou sentindo sobre você mesma, já que se sente desconfortável em falar de você, e apresente ao profissional que te atende, explique a situação, e perceba se você criou uma relação de empatia com este profissional, pois esta relação precisa ter harmonia a afinidade para que você consiga estar mais disposta a se expressar na psicoterapia.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

9 NOV 2021

Ola! se você precisar de ajuda é so entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 OUT 2021

Olá Anônimo, espero que esteja tudo bem com você.

Interessante é que em poucas linhas você já conseguiu falar algo de seus sentimentos, explicitando que há um sentimento de vazio e falta dentro de você. Muitas vezes, dentro de uma psicoterapia, não possuímos tanta empatia assim pelo profissional que está cuidando de nosso caso, e talvez seja interessante mudar de profissional e mudar de abordagem também. Antes de iniciar uma psicoterapia é muito interessante realizar uma processo de triagem e anamnese para que você possa ser indicado para um profissional mais adequada para tratar de suas questões. Considere essa possibilidade, e também considere experimentar a liberdade de falar o que sente, o que pensa, para alguém que simplesmente vai te ouvir sem nenhum julgamento, com empatia e com profissionalismo. O ato de falar o que sentimos nos cura, nos deixa mais leves e pode desencadear processos fisiológicos importantíssimos para nossa cura e nossa melhora pessoal. Considere experimentar essa sensação dentro de um processo terapêutico, de maneira verdadeira, sem temor nem medo de ser julgado. Lá, é ambiente ideal para isso. Como te falei no início, se sentir que deve buscar um outro profissional, e uma outra abordagem, é indicado também. Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!
Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

18 OUT 2021

Oi Mia!

No início do processo psicoterapêutico é comum a gente não se mostrar tanto, ter algum receio, vergonha, ou mesmo não se sentir tão a vontade para compartilhar algumas coisas da vida. Isso acontece com muitas pessoas. O que talvez te ajude é falar com o terapeuta sobre isso, sobre o não conseguir dizer o que realmente você sente nem levar os assuntos que você tem mais vontade. Pode até levar esse texto que você escreveu aqui, e contextualizar pra ele.
Daí o profissional pode te ajudar a compreender melhor esse processo. E fica tranquila que ele não está te julgando pelo o que você está falando, ou não deveria. Caso esteja se sentindo julgada, ou realmente sentindo que não está ficando a vontade, pode considerar a mudança de terapeuta. O que também é comum, pois, assim como em nossas relações sociais, não ficamos a vontade com todo mundo, né? E tá tudo bem com isso. As vezes pode até ser a forma que o profissional te aborda, que você não se sente bem, e aí você pode buscar compreender melhor as abordagens psicológicas.
Se precisar de ajuda, estou a disposição. Abraço!

Psicóloga Karla Paiva Psicólogo em Fortaleza

14 respostas

18 OUT 2021

Oi Mia,
Fez 9 sessões de psicoterapia e o profissional não percebeu isso?
Voce não consegue falar, expor a realidade porque está fingindo para si mesma e enrolando os outros, inclusive o(a)terapeuta.
No que ajuda sendo assim? Quem, o que voce está protegendo sendo superficial assim?
Troque de profissional, não porque ele não seja bom, mas porque com ele, voce não está conseguindo se expor, por algumas razões, que também são analisadas na psicoterapia.
A única coisa que importa é voce se compreender, porque age assim.
Quem é voce? Qual a sua identidade? Como se enxerga? O que veio fazer aqui? O que realmente está fazendo? Quais os resultados?
Assim, voce está gastando o seu dinheiro e não está obtendo resultado... isto também é de sua responsabilidade.
Se puder ajudar mais, disponha
Abraços

5817 respostas

18 OUT 2021

Olá Mia! Experimente! Tente! Insista! Chore! Esperneie! Cobre do psicólogo! Fale para ele o que escreveu aqui! Não é raro acontecer isso. O segredo é insistir, falar disso. Ao tentar esconder o que é, ao psicólogo, você não esconde tanto.
Nove sessões, nesses casos, é estágio inicial.
Seja persistente!
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

18 OUT 2021

Mia, em Psicanálise, tem-se a seguinte premissa: você só vai até onde o profissional te permite ir. Pelo seu relato, fica claro que a relação de confiança não se deu, ou seja, você não se sente à vontade para falar de suas questões que realmente lhe tocam, muitas vezes por medo de entrar em contato direto com o que a faz sofrer ou ainda por imaginar que pode ser julgada. Em psicoterapia, importa o que não está sendo dito...Sugiro rever internamente o que a leva a não se abrir e caso se sinta confortável falar sobre isso com a profissional que a atende. Pode considerar também buscar alguma psicóloga com a qual se identifique.

Giulliana Mattioli Psicóloga Psicólogo em Poços de Caldas

4 respostas

18 OUT 2021

Olá Mia, boa noite! O processo terapêutico exige tempo e confiança para estabelecer o vínculo entre você e o(a) terapeuta. Você já pensou em alternativas de falar como se sente, seja escrevendo ou de outro modo que o auxilie a sentir-se confortável? Na terapia é essencial querer estar ali e sentir-se bem com o profissional que a acompanha nesse processo então, se não conseguir estabelecer o vínculo de confiança, considere a mudança de terapeuta, mas não desista do seu processo, se autoconhecer é um processo único.
Fico à disposição. Grande abraço e ótima semana! :)

Ana Carolina de Souza Psicóloga Psicólogo em São Paulo

9 respostas

18 OUT 2021

Olá, Mia! Espero que esteja tudo bem!
Sugiro que você leve esse mesmo texto a ele, já que você já conseguiu alguma forma de expressão aqui e ele pode te ajudar a entender melhor esse vazio e falta de sentido.
Se você tem problemas com a confiança no terapeuta para se abrir, talvez deva considerar a troca de profissional.
Conte comigo se precisar de algo!
Um abraço!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha