Como saber se estou começando a ter ansiedade?

Feita por >Lara · 15 jun 2023 Ansiedade

Na verdade eu era uma pessoa super mega hiper alegre , mas nunca me sentir bem comigo mesma , até nos dias de hoje . Eu tô super de boa , do nada começo a chorar , choro quase todos os dias , me sinto uma pessoa frustrada, sem conteúdo sabe ? Que na verdade não sei qual meu chamado. Eu não me conheço, não sei quem realmente é a Lara , é uma pessoa boa ? É uma pessoa triste ? Enfim tenho tantas perguntas
.. as vezes da vontade de abandonar todos aqueles que amo , da vontade de sumir e ficar sozinha , não sei explicar , e um mix de emoções

A melhor resposta 16 JUN 2023

Olá, às vezes tentamos abafar o que sentimos, mas de repente às nossas emoções vêm à tona através do choro, frustrações e tantas outras coisas. E quando isso acontece é um sinal que precisamos buscar ajuda. Descubra o que tem de bom. Se conheça, por que às pessoas estão sempre dizendo algo sobre nós, desta forma, terá condições de avaliar se condiz com você. Ao se conhecer, terá a oportunidade de se amar mais, se valorizar e trabalhar outras questões.

Me coloco à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

21 JUN 2023

Olá, Lara!
Essa série de emoções conflitantes e um senso de desconexão consigo mesma pode ser bastante desgastante. Esses sentimentos de tristeza e falta de autoconhecimento são desafiadores, mas também podem ser uma oportunidade para explorar sua identidade e encontrar um maior senso de propósito. Não que exista um propósito já posto em algum lugar esperando para ser encontrado por você, mas aquele senso de propósito que você pode construir a partir de seus desejos e vontades.

É importante lembrar que uma jornada de autodescoberta e autoaceitação pode ser complexa e levar tempo. Ser gentil consigo mesma nesse processo é fundamental.

Considere buscar o apoio de um psicólogo ou psicanalista que poderá te ajudar a explorar suas emoções, identificar padrões de pensamento limitantes e auxiliar na descoberta de suas vontades e desejos.

A psicanálise valoriza a exploração do inconsciente e a compreensão das motivações e experiências que moldam nossa personalidade. Ao se concentrar em suas emoções, questionamentos e desejos, você poderá descobrir aspectos de si mesmo que talvez ainda não tenha reconhecido.

Lembre-se de que cada pessoa é única e o processo de se conhecer e se tornar uma pessoa mais autônoma é uma jornada pessoal e única para cada sujeito. Tenha paciência consigo mesma, dê tempo ao tempo e permita-se explorar e descobrir quem você é ou deseja ser.

Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

17 JUN 2023

Oi Lara
Voce está enfrentando uma crise existencial e isso é bom porque só assim vai encontrar significado para a tua existência.
São perguntas que deveriam preocupar a todos:
Quem sou eu? Qual a minha real identidade? Qual o peu propósito de vida, o meu objetivo de vida? Quais são os meus talentos?
Como a minha mente funciona? Por que ajo assim, reajo assim, por que me relaciono desta forma? Por que amo desta forma?
O ambiente familiar, escolar, social, faculdade, religioso, não se preocupa em desenvolver, mas apenas instruir, colocar um monte de conhecimentos na cebeça, acumular informações, mas não desenvolve o potencial da pessoa.
Isso faz com que sinta, vazio, uma vida sem sentido, sinta ansiedade ou depressão, angústia e desconhecimento de si mesma.
Faça Psicoterapia para se conhecer e conscientizar o potncial que é e como desenvolver.
Abraços

5822 respostas

16 JUN 2023

Oi Lara! Que bom seu texto! Imagine uma pessoa mega, hiper alegre, sem se sentir bem consigo mesma. Isso sugere esforço superficial e constante para se apresentar bem. Imagine outra pessoa frustrada sentindo-se vaziam sem conteúdo, com choros. Os dois extremos são falsos. A verdade possível, melhor, será poder entender, buscar o encontro, a harmonização entre as coisas. Parece que você está amadurecendo, tomando consciência de que a alegria precisa de contexto, de fundamento, que um dos componentes de construção da alegria embasada, é a tomada de consciência dos limites e dificuldades, agindo para melhorar as coisas.
De fato você precisa se conhecer melhor, conhecer melhor a natureza humana, ousar degustar as dores da vida, em busca de construções de saídas consistentes.
Estaremos a disposição para te ajudar.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8654 respostas

16 JUN 2023

Lara, todos nós sentimos ansiedade. Existe uma diferença entre sentir ansiedade e ter o Transtorno de Ansiedade. Assim como sentir tristeza não significa ter o Transtorno Depressivo. Você descreveu no seu relato alguns sintomas que talvez seja o caso investigar mais a fundo, ou seja, você poderia buscar um psicólogo para ele avaliar melhor você. Além dos sintomas você descreveu pensamentos negativos e comportamentos mal adaptativos, por isso sugiro que busque ajuda profissional.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 JUN 2023

Olá Lara! Lara, a ansiedade, assim como qualquer transtorno, se caracteriza pela alta intensidade dos sintomas apresentados assim como a recorência desses sintomas no dia a dia, ou seja, qual a intensidade desses sintomas e quantas vezes por dia você os sente. Pelo o que você descreveu, está passando por um momento difícil, de dor, sofrimento e confusão. Seu eu pudesse te dar um conselho, procuraria ajuda profissional para lidar com essas questões.
Enfim, qualquer coisa estou a disposição. Espero ter ajudado.

Geraldo Antunes Psicólogo em Taubaté

2 respostas

16 JUN 2023

Olá, Lara. Sentir ansiedade é algo comum para os seres humanos, mas pode se tornar um problema quando começa a atrapalhar a vida da pessoa. O processo de psicoterapia é indicado para auxiliar no processo de autoconhecimento, para você se conhecer melhor e, consequentemente, tratar da ansiedade.

Nickolas Bastos Psicólogo em Fortaleza