Como saber se é depressão?

Feita por >Ju · 1 mai 2020 Depressão

O que está acontecendo comigo? Eu era uma pessoa muito amimada e não me deixava abater com os problemas. Mas agora, eu não sei o que se passa... já não sinto vontade de fazer nada, uma tristeza sem fim, choro por tudo e por nada... Eu me intirulava quase uma "ninfomaníaca" por gostas muito de sexo, contudo, já não sinto nem mesmo vontade e somente faço com meu namorado, pois sei que ele não tem culpa...
Além de tudo isso, já não sei se o amo ou se já amei .. é uma confusão mental... as vezes tenho certeza, mas em outro momentos...
Me ajudem!!!

A melhor resposta 2 MAI 2020

Olá Ju! Como vai?
A depressão é um transtorno psicossomático e requer acompanhamento psiquiátrico e psicológico por envolver alterações neuroquímicas e psíquicas.
É indicado que inicie o processo de psicoterapia para compreender o que pode ter contribuído para o desenvolvimento da depressão caso seja confirmado o diagnóstico e realize também uma avaliação com o médico psiquiatra.
Não se preocupe neste momento com os questionamentos sobre o amor, pois como você mesma menciona, tem tido muita queda de prazer e motivação nos últimos tempos, confundindo os pensamentos.

Fico a disposição.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

7 JUN 2022

Olá Ju.
Para se saber se está com depressão procure ajuda psiquiátrica, pois o que relata pode estar associada a doenças como bipolaridade, e só o médico pode te dar um diagnóstico. Para se entender melhor busque ajuda psicológica.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 MAI 2020

Olá! Grato por participar. Vamos mudar a pergunta: "Como se conhecer mais profundamente? Qual das duas é você? A anterior ou a atual? Podemos responder que nenhuma e ao mesmo tempo, as duas. Somos seres em constante construção. Há um potenciais e possibilidades, descobertas, aprimoramentos, em cada ser humano, que uma vida não é suficiente. Focar no esforço por explorar as possibilidades da vida, com ética, saúde, conexão social, faz com que a gente revigore o ato de viver. Permita-se isso. Procure um psicólogo para trabalhar isso com você, com as técnicas e a cientificidade da psicologia. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente par ao que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma vida vale toda a vida!). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.