Como saber se uma pessoa tem depressão ou está apenas triste?

Feita por >Isabele Flora · 11 mai 2017 Depressão

Um amigo meu se sente constantemente deprimido, cansado e a única coisa que ele se sente bem em fazer é dormir para esquecer das coisas, não que ele esteja com problemas, mas se sente triste por vários dias sem um motivo, não consegue achar uma explicação pra tanto cansaço. Não quer ir pra escola, e não gosta de ficar no meio das pessoas, nem de seus amigos. Como se fosse insuficiente pra todos. Ele pensa em suicídio, até tentou mas nao obteve sucesso.

Mas ele não quer procurar um médico, acha que isso é passageiro e não quer ajuda.

Será que é apenas tristeza excessiva ou depressão?

A melhor resposta 12 MAI 2017

Bom dia, Isabele!

É bastante comum essa duvida sobre a diferença entre o sentimento de tristeza , comum a todos em muitos momentos distintos de nossa existência, e a psicopatologia da Depressão. Bem, para explicar de forma clara e compreensível a todos principalmente para quem não é profissional da Saúde Mental. A grande diferença é que na Depressão não precisa ter um objeto (situação) para ´provocar a tristeza, aparentemente , sem motivos. A pessoa perde vontade de fazer coisas que para ela antes era motivo de prazer, a vida perde a cor, sabe? Em casos mais severos é visto que até para atividades básicas de autocuidado como banho, escovar os dentes é algo difícil para a pessoa depressiva querer realizar, muitos ainda manifestam a depressão , com uma irritação constante, descrença na vida, pensamentos negativos e pessimistas sobre sua vida. Existem muitos níveis de Depressão, não existe uma única forma de viver esse estado, muitos apresentam com sono excessivo, cansaço, falta de vontade de fazer as coisas, enfim! A tristeza é sentimento ligado a um objeto ou situação específica , geralmente, é relacionado a uma frustração /perda que pode demorar um certo tempo para ser elaborado, sentido até estarmos prontos para seguir em frente, a tristeza faz parte de nossa condição existencial e todos nós sentimos algumas vezes durante a vida. Acredito que compreender bem essa diferença é fundamental e de relevância pública, pois realizar um bom encaminhamento é imprescindível para oferecer um bom tratamento e acompanhamento aquele que precisa de Ajuda. Isabele, pelo o que você descreveu acredito que o caso de seu amigo seja um quadro depressivo, no entanto, requer de mais elementos para saber que grau está essa depressão e como ela está impactando a vida de seu amigo. Nesses casos, o mais indicado é um acompanhamento Psicoterapêutico e em casos mais moderados e severos da doença é necessário tbm um acompanhamento Psiquiátrico. Infelizmente, Isabele, ainda existe muito preconceito referente a quadros psicopatológicos, muitas pessoas passam uma vida sendo prejudicadas, sofrendo e relutam em pedir ajuda por receio de como será vista pelas outras pessoas quando iniciarem um tratamento psicológico e psiquiátrico, muitas pessoas por esse preconceito sofrem muito e chegam ao seu limite , "no fundo do poço" para poder reconhecer que precisam de ajuda. Isabele, para iniciar um acompanhamento psicológico requer vontade e reconhecimento da pessoa que necessita do tratamento, não é algo que se force entende? até porque o processo psicoterapêutico para acontecer de fato precisa da disponibilidade e esforço do cliente para se rever, refletir sobre sua existência e experienciar suas dores. Espero que esse meu esclarecimento possa ajudá-la, e que seu amigo possa ter abertura para buscar ajudar e cuidar dele mesmo, que ele não precise chegar a uma situação limite para reconhecer que precisa de ajuda profissional para lidar com essa dificuldade.

Abraço,

Psicóloga - Gabriela Gomes - Fortaleza- CE

Gabriela Gomes Freitas Benigno Psicólogo em Fortaleza

14 respostas

25 MAI 2017

A linha que separa a depressão da tristeza é muito tênue e só um profissional competente poderá avaliar. Tente oferecer suporte estando próxima e incentivando-o a buscar a ajuda correta.

Weslley Carneiro Psicólogo em Belo Horizonte

36 respostas

12 MAI 2017

Boa tarde, Isabele.
Os sintomas da depressão e tristeza são semelhantes, o que diferencia uma da outra é que na tristeza a pessoa sabe o motivo, por exemplo, está triste por perder o emprego e não vê mais graça em nada, na depressão a pessoa sofre, tem os sintomas, mas não sabe o motivo.
Acredito que seria de grande ajuda se seu amigo procurasse um profissional para ajudá-lo nesse momento que estás passando.
Abraços
Psicóloga Narita Rodrigues

Psicóloga Narita Rodrigues Psicólogo em São Paulo

19 respostas

12 MAI 2017

Olá Isabele,
Tristeza todos nós sentimos, mas quando a tristeza está presente na maioria dos dias por mais de duas semanas seguidas, isso já pode indicar a presença de depressão. Outros sintomas comuns são a falta de energia, falta de prazer nas coisas que antes davam prazer, pessimismo, falta de esperança no futuro, vontade de se isolar, pensamentos de morte, mudanças no sono, apetite e apetite sexual. No caso do seu amigo, ele provavelmente tem depressão e não percebe que isso é uma doença. Então, é preciso incentivar a pessoa a buscar ajuda, pode ser inicialmente com um psicólogo (sugiro da área Cognitivo Comportamental), e este pode indicar procurar um médico clínico geral ou psiquiatra, se for necessário. Como a pessoa pode estar sem ânimo, é importante insistir para que ela vá buscar ajuda, e o quanto antes ela fizer isso, melhor. Depressão tem tratamento e é bastante efetivo, então não precisamos ficar sofrendo. Boa sorte.

Rita Guimarães Psicólogo em Campinas

54 respostas

12 MAI 2017

Bom dia!
O indicado é ele procurar fazer uma psicoterapia, assim vai conseguir entender o que se passar com seu EU, é muito importante diferenciar a triste de um quadro depressivo, algumas vezes confundimos e isso prejudica ainda mais a pessoa em sofrimento.

Ana Suely Paz Psicólogo em Jaboatão dos Guararapes

12 respostas

12 MAI 2017

Boa noite Isabele Flora, respondendo a sua pergunta a característica comum da depressão é a presença
de humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de alterações afetiva, emocional e de pensamento, fadiga, vontade de se isolar das pessoas que afetam
significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo. Já a tristeza ocorre como uma resposta a um fato, uma situação triste, negativa ou positiva vai depender da interpretação de cada pessoa, mas não é uma doença e não compromete de forma negativa o cotidiano da pessoa por um longo tempo, ok? Converse com seu amigo e tente ajudá-lo a procurar ajuda de um psicólogo. Estou a disposição para ajudá-lo. Boa sorte! Att. à Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

12 MAI 2017

Olá Isabelle
Seu amigo está doente e precisa urgente de ajuda médica e psicológica. Fale com os familiares e faça ele ir ao médico.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

12 MAI 2017

Olá Isabele!
A tristeza normalmente está relacionada com algum evento específico enquanto a depressão, além do sentimento de tristeza tem interferência em alguns aspectos da saúde física e na parte comportamental como mencionou (alterações de apetite, sono, indisposição, pensamentos suicídas, isolamento social, entre outros).
É fundamental que seu amigo agende a consulta com um médico psiquiatra para avaliação da necessidade do suporte medicamentoso e inicie o acompanhamento psicológico o quanto antes para receber suporte emocional necessário.
Como ele se demonstra resistente em procurar ajuda, tente você mesma agendar a consulta e acompanha-lo, ou então dividir as preocupações com os familiares.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo