Como reavivar uma relação que a nível sexual está fria?

Feita por >Amaral · 10 ago 2023 Terapia de casal

Estou com a minha companheira à 4 anos, e sempre tivemos relações, de à um ano a esta parte, as coisas estou frias. temos 2 meninas, uma enteada e uma filha da nossa relação.
A minha convivência com a minha enteada, nem sempre é facil, e a minha companheira fica um pouco afetada com isso.
Para além disso, a minha companheira está numa fase, em que não encontra emprego na área dela, e o facto de ser a minha renda a suportar a despesas, deixa-a também afetada.
Ainda assim, o nosso desempenho sexual tem esfriado. Falamos um pouco os dois sobre a situação, e ela diz me que tenho que criar o momento, para que ela se sinta estimulada e (húmida). E sinto que nem sempre o faço da melhor forma, ou que muitas vezes avanço rápido de mais. Eu faço miminhos, festinhas, dou beijos, tento criar algum clima, puxar um pouco por ela. Mas na maioria das vezes sente que não chega.
Preciso saber um pouco de opiniões do que fazer, pois sinto que isso também afeta não só a relação amorosa como pessoal.
E também não tenho posses de renda, que permita preparar surpresas, comprar presentes e momentos a dois fora do ambiente de rotina.
Não sei mesmo o que fazer, e sinto que isto está a prejudicar a nossa relação.
E sei que nos amamos um ao outro.
Peço a Vossa opinião.
Só uma nota. Tenho a certeza absoluta que ela não me anda a trair, nem que pensa ou está com o pensamento dela em outra pessoa.

Obrigado

A melhor resposta 11 AGO 2023

Boa tarde Amaral
Você destacou vários pontos em relação a seu relacionamento. Seria importante fazer terapia afim de trabalhar todos estes pontos.
Estou a disposição caso necessite.
Forte abraço

Daline Lima Rossi Santos Psicólogo em São Bernardo do Campo

2 respostas

12 AGO 2023

Olá Amaral
Vocês estão passando por uma fase complicada, pois o trabalho, especialmente para o homem, estar sem trabalhar é difícil; Para a mulher, costuma ser menos intenso tendo em vista ser o homem o provedor da casa, embora muitas vezes a mulher garante o sustento, dada a flexibilidade dela em arranjar trabalho.
A mudança dela na vivência afetiva/sexual pode não ser reflexo da falta de trabalho; outro desequilíbrio ela pode estar passando e convém verificar, analisar e superar. Esta reação costuma ser muito mais dos homens e não das mulheres...
Convém aprimorar o diálogo, a expressão de sentimentos, como cada um se sente com relação a si mesmo como pai, como mãe, como mulher, como homem, como cada um se sente com o relacionamento sexual, o que pode ser melhorado, o que pode ser evitado, o que acende a chama do amor, do prazer, o que apaga a chama... o que podem inovar, em que aspectos ela está insatisfeita com o teu desempenho sexual, se ela fosse você, como faria? Se você fosse ela, como faria?
É hora de ampliar o diálogo, mas não com o sentido de ter razão... com humildade e reconhecimento.
Com o sentimento não há como aplicar a razão, avaliação, julgamento, defesa... é entendimento e aceitação.
Sugira a possibilidade de Psicoterapia de casal.
O motivo não é a falta de trabalho! O motivo é emocional.
Abraços

5817 respostas

11 AGO 2023

Olá Amaral, ter um diálogo claro e respeitoso com sua esposa é importante para a relação. Como ela quer esse momento especial? Como gosta de ser estimulada? Você não precisa ter que adivinhar, por isso a conversa franca, falando dos sentimentos. Se for o caso, pensem em terapia de casal, se for algo que esteja incomodando os dois. Percebendo que só você está tendo prejuízos emocionais , faça uma psicoterapia individual.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

11 AGO 2023

Olá Amaral! Obrigado por escrever. O conteúdo de seu texto sugere possibilidades boas. Certamente o mundo interno, o momento interno de cada pessoa, é único. Os sinais levaram você a manifestar aqui sua inquietação e insatisfação com o que estão vivendo. Parabéns por querer melhorar. Algumas vezes a questão é observar calma e pacienciosamente a outra pessoa, outras vezes envolve modificar sequência de rituais, vivenciar o inesperado, o surpreendente. Sempre cuidando para vivenciar algo que esteja elaborado dentro de você, em seu planejamento, execução e desdobramentos. Em outras palavras, vivenciar coisas que a ética, a consciência de vocês, fique bem.
O diálogo, a empatia, a sensibilidade, prestar atenção, degustar o momento, são receitas de todas as horas, na hora da vivência sexual, adquire contornos de intimidade, de maior proximidade.
Aumentem o tempo para essas vivências, organizem intimidade e privacidade para isso. Criem clima para que cada qual possa dizer o que espera, o que precisa, com a verdade franca, responsável, sensível.
Questões específicas, precisam ser postas por um de vocês ou por ambos, em situação de psicoterapia, com um de nós, psicólogos.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Muitas pessoas sofrem violência. Cada uma delas organiza formas diferentes para enfrentar a questão.
Conte com um de nós, psicólogos. Venha a nós, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.