Como posso parar de pensar demais?

Feita por >Carlos · 29 jul 2024 Abordagem psicológica

Eu não sei mais o que eu faço às vezes sinto, tipo uma pressão em cima da cabeça, na testa. E eu queria saber o quê é isso às vezes acho que pode ser por conta que eu penso demais em tudo, parece que eu esqueci quem eu sou. Eu já pesquisei o que pode ser isso mas nada, parece que por dentro eu não sei de nada.

A melhor resposta 30 JUL 2024

Olá Carlos!

Realmente estar com pensamentos acelerados traz uma angustia muito grande e uma baixa produtividade, não é mesmo?!

É preciso investigar se esse pensamento vem associado a outros sintomas e se faz parte de algum diagnóstico, para assim buscar o tratamento mais adequado e assim melhorar sua qualidade de vida.

Precisa também entender a quanto tempo que isso vem acontecendo, se há algum evento na sua vida que desencadeou isso...

Caso precise estou à disposição para te auxiliar nessa busca.
Atenciosamente,
Ariene Soares

Ariene Soares Psicólogo em Goiânia

29 respostas

4 AGO 2024

Olá Carlos, tudo bem?
A pressão na cabeça e na testa que você está descrevendo pode ser causada por várias razões, desde estresse e ansiedade até problemas físicos, como tensão muscular ou sinusite. Conversar com um terapeuta ou psicólogo pode ser muito útil. Eles podem ajudar você a lidar com pensamentos excessivos e a encontrar maneiras de gerenciar a ansiedade e o estresse.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

1 AGO 2024

Oi, Carlos! Parece que você está passando por um momento bem desafiador, e é totalmente normal sentir-se assim às vezes. A pressão que você menciona pode ser um sinal de estresse ou sobrecarga mental, especialmente quando estamos pensando demais e nos perdendo em nossos próprios pensamentos.

Você já considerou tentar algumas técnicas para ajudar a acalmar a mente? Práticas como a meditação, exercícios de respiração ou até mesmo atividades físicas podem ser bem eficazes para reduzir a sensação de pressão e trazer um pouco mais de clareza aos seus pensamentos.

Além disso, conversar sobre como você se sente em um ambiente seguro, como na terapia, pode te ajudar a se reconectar com você mesmo e a entender melhor o que está acontecendo. Às vezes, compartilhar essas experiências e sentimentos pode trazer alívio e novas perspectivas.

O que você acha de explorar algumas dessas opções para encontrar um pouco mais de paz interior?

Psicóloga | Beatriz Grigoleto

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

1 AGO 2024

Carlos
Voce não é só seu racional... é emocional e espiritual també.
Voce está usando só o raciocínio. A pressão na cabeça, na testa, como se um anel de ferro te apertasse é indicativo de que está esquecendo conviver com a natureza. Te distraia, passeios pela natureza, com animais, brinque com as crianças, vai pescar, ria mais, com os amigos, dance...
Faça Psicoterapia para harmonizar o físico o emocional, mental e espiritual.
Abraços

6349 respostas

30 JUL 2024

Bom dia Carlos. Isso chama-se ansiedade. Pensar demais também mostra uma desconexão com seus sentimentos. Sugiro buscar uma psicoterapia para usufruir os benefícios do autoconhecimento e melhorar desses sintomas. A disposicao, cordialmente,
Lisiane Hadlich Machado
Psicologa & Psicanalista

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

211 respostas

30 JUL 2024

Bom dia, Carlos! Obrigado por escrever. Pensar todos pensamos, a questão implica a qualidade do que pensamos, a direção e sua conexão com a execução. Teorias sem práticas, são vazias. Por exemplo, quando penso e ir a pé até um sítio a dez quilômetros de casa e efetivo essa caminhada, ao ver ruas, bairros, pessoas, plantas, animais, paisagens, meus pensamentos vão se estimulando e direcionando com essas pessoas, ruas, paisagens, animais, e eu vou aprendendo, dominando o entendimento desse trajeto, adquirindo experiência de andar a pé, além de melhorar muito o funcionamento do meu corpo.
Provavelmente você deve estar praticando pouco.
Caso seja algo nessa direção, poderemos, um de nós, psicólogos, te ajudar a organizar práticas de vida. Por exemplo, quem lê uma página aprende algo, quem escreve uma página aprende cem vezes mais. Quem olha a caminhada aprende, mais quem caminha aprende cem vezes mais.
Estaremos a disposição.
Abraços,

9308 respostas

30 JUL 2024

Olá Carlos. Obrigada por compartilhar sua preocupação conosco. A pressão na cabeça pode ter diversas origens, desde causas orgânicas (como enxaqueca, pressão arterial aumentada, cefaleia) até causas psicossomáticas (como estresse e ansiedade). Seria importante em primeiro lugar fazer um check up com um médico para descartar qualquer problema físico que poderia gerar esta pressão. Sobre "pensar demais em tudo" é interessante compreendermos melhor do que se trata, o que poderia ser feito em terapia. Entender quais pensamentos ocupam sua mente, se são pensamentos repetitivos ou conteúdos diferentes, se são relacionados ao cotidiano e/ou ao passado, etc. O excesso de pensamentos pode denotar uma excessiva preocupação, compatível com quadros ansiosos ou depressivos. Mas somente uma avaliação psicológica seria capaz de identificar isto. A respeito de esquecer quem você é e por dentro não saber de nada, isto também pode estar relacionado à mesma questão psicológica que traz pensamentos excessivos. Acredito que o acompanhamento terapêutico poderia ajudá-lo a sanar suas dúvidas e a ter mais qualidade de vida. Espero ter ajudado. Fico à disposição. Abraços, Ily.

Ily Luna Melani Psicólogo em Curitiba

27 respostas

30 JUL 2024

Olá, Carlos! Fico feliz que se sentiu a vontade para compartilhar o que vem lhe incomodando. Então, pensar de mais não é um problema, mas precisamos entender como é esses pensamentos e de que forma eles estão te afetando para buscar estratégias de enfrentamento. O que provavelmente seja é que você esteja ansioso e não está conseguindo lidar. A terapia é um espaço para autoconhecimento e mais ainda, para aprender a lidar com questões emocionais e cognitivas, como essa que você apresentou.
Eu fico à disposição caso queira iniciar seu processo terapêutico.

Psicólogo André Dias

André Dias Psicólogo em São Paulo