Como pensar mais em mim e parar de me preocupar com quem não se esforça?

Feita por >Dark · 17 mar 2020 Autoestima

Bom dia
Hoje me encontro cansada, indisposta, sempre ajudei minha família fiz o possível, comecei trabalhar aos 12 anos , hoje tenho 28 anos sou casada e tenho uma filha de 8 anos, financeiramente hoje minha vida está complicada, estou desempregada e só meu esposo trabalha, nao posso contar com minha família, pois sempre fui eu que os ajudei, a 1 ano meu irmão caçula que tem 25 anos agora me pediu ajuda para ficar um tempo em minha casa, conversei com meu esposo como na época nós dois estavamos trabalhando concordamos em ajudar, mais minha casa é pequena so tem 2 quartos, tentei ajudar meu irmão conversando dando conselhos pra ele procurar algo pra ele pra não ter que ficar sempre dependendo de alguém, mais nada adiantou,o ajudei a tirar seus documentos e procurar emprego mais ele não se esforça, ultimamente está sendo difícil a convivência pois não tenho privacidade em casa com meu esposo, meu irmão não ajuda muito nas tarefas , ele não sai nem pra comprar pão, mais leva a minha filha na escola msm assim fica reclamando, hoje a presença dele está me incomodado, pois não estou bem psicologicamente, e fico mais desanimada por não ter conseguido ajudar para que ele cresça na vida, e isso está causando conflitos entre eu me esposo, mais não sei como falar com meu irmão para que ele va embora novamente pra casa de nossa mãe, e fico preocupada com que ele vai fazer, as vezes penso que a responsabilidade não é minha pois nao sou mãe dele, e passei minha adolescência cuidando dos meus irmãos, casa trabalho e estudo, mais não consigo deixar de me preocupar, eu queria poder pensar mais em mim, pois sempre coloco minha família antes de mim, isso está começando a pesar, as vezes sinto vontade de sumir de embora pra bem longe, como nao estou trabalhando depois que minha filha vai a escola , me fico isolada dentro do quarto, pois é o único lugar que tenho privacidade, me irrita vê meu irmão sentado o dia todo sem procurar nada pra fazer. Preciso de ajuda, o que posso fazer? Como vou falar com ele? Pois as vezes acho que ele não vai mudar ele já tem 25 anos e nunca trabalhou, até quando pedi pra ele fazer cursos profissionalizantes ele se recusou, só foi pq disse que já paguei e ele teria que ir.

A melhor resposta 23 MAI 2021

Oi!
Então... como você quer resultados diferentes tendo a mesma postura?

O seu irmão só é cuidado por você porque você cuida dele. Pare de cuidar dele e a dinâmica familiar irá mudar.

Existem bagagens que não precisamos carregar e uma delas é o peso da existência dos outros (exceto filhos pequenos).

Espero que tenha ajudado.
Abraço

Gabriella Binde Psicólogo em Curitiba