Como perder o medo de me comunicar?

Feita por >Ana Julia · 9 ago 2023 Habilidades sociais

Bom, em determinados momentos fico com raiva e nao consigo expressar, tenho dificuldades em manter minha postura numa discussão, sempre acabo me sentindo fraca e decepcionada pois nao consigo me posicionar e acabo ficando constrangida, coracao acela e começo a ficar vermelha... acho que isso esta ligado a uma serie de coisas, ao medo, inseguranca a crencas limitante, episódios que vivi na infançia... mas quero melhorar isso só não sei como .

A melhor resposta 20 AGO 2023

Olá Ana Júlia,
Para que você possa trabalhar essas questões que a impedem de se expressar é preciso conhecer mais da sua história, buscar o autoconhecimento, busque o apoio de um bom profissional. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode ajudá-la neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

11 AGO 2023

Oi Ana, obrigado por trazer sua dúvida. Quando estamos nervosos, alterados, disparamos mecanismos fisiológicos em nós preparando nosso organismo para reação de luta ou fuga. Isso muitas vezes faz com que a gente não consiga se comunicar direito nesses momentos, por conta da intensidade das emoções vivenciadas. É possível se trabalhar, fazendo terapia, para que essas emoções de raiva não sejam paralisantes. Mas também é possível tentar conversar fora do calor da situação, ou seja, dar um tempo para respirar, pensar sobre o fato, avaliar com calma o que dizer e depois engajar novamente no diálogo. Com relação as coisas do seu passado que você mencionou, isso pode ser trabalhado na terapia. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

11 AGO 2023

Oi Ana Julia,
Sim, perfeita a tua percepção! Você está assim por estar sendo comandada pelo que vivenciou na tua infância. Estas experiências estão na tua mente e servem de referência em todo o teu atuar agora.
Precisa corrigir estas informações errôneas e substituir por escolhas e decisões mais funcionais à tua realidade de hoje.
Consegue mudar isso, fazendo Psicoterapia, compreender como a tua mente se organizou para agir, reagir, se relacionar e amar e quais os recursos que pode contar para superar a você mesma.
Tu vai conseguir; não há nenhum problema que impeça a realização tua.
Abraços

5817 respostas

11 AGO 2023

Olá Ana Júlia, podemos conversar em terapia, acredito que podemos explorar suas qualidades, talentos e pontos fortes.
Em terapia vc pode desenvolver um autoconhecimento e pode lidar com os conflitos de uma maneira mais leve, ao invez de brigar...vc pode sentar e expressar o que sente, sem gritar e apontar o dedo.
Um ponto muito importante também é, na terapia ver e aprender o que vc sente, para saber como vc pode reagir sem ofender, agredir, brigar com o outro.

Caso queira conversar, me chama

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra

49 respostas

11 AGO 2023

Olá, Ana,

Os sintomas que você descreveu me remetem à ansiedade no momento da comunicação.
Claro que lidar com discussões, por exemplo, levam em conta a emoção que se sente e se soma com a ansiedade na comunicação, dificultando ainda mais o processo.

Se você sente que é assim por "uma série de coisas", como você disse, eu sugeriria que você fizesse acompanhamento terapêutico para entender o que isso quer dizer e como você pode se livrar disso.

Se quiser falar sobre, sinta-se à vontade para me contatar.

Abraços,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

69 respostas

10 AGO 2023

Bom dia, Ana Julia,
A comunicação ativa áreas cerebrais que vão desde os desejos mais primários até a nossa necessidade de socialização.
Comunicar é criar uma conexão entre você e os outros, mas tudo começa pela sua capacidade de ser você e de saber se expressar. A raiva que você descreve vem da frustração por não conseguir se conectar com seus próprios sentimentos nest emomento.
Trabalhar a auto confiança é o começo do trabalho em melhorar sua segurança ao falar com as pessoas. Pois com mais confiança, você fica mais segura para falar o que pensa e o que sente. Mas é um treino e um exercício diário, olhar para você mesma e entrar em contato com seus sentimentos.
A psicoterapia breve vai te ajudar a fortalecer esta conexão com você mesma, tornando-se mais segura e menos nervosa na hora de falar e se expressar.
Se quiser conversar melhor sobre estas questões, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

10 AGO 2023

Olá Ana Júlia! Obrigado pela pergunta. A resposta para a sua pergunta pode ser curta, pode ser longa. Da resposta curta deriva a necessidade de estratégias, táticas, organização de entendimentos, pensamentos, sentimentos e ações. Resposta curta: amadurecer e treinar.
Certamente é preciso temperar a visão de si mesma e do mundo, de forma a não se cobrar a perfeição, avaliar a si mesma com realismo, organizar formas para, aos poucos, minimizando riscos, ousar posições comunicativas com os mais ricos temperos, técnicas, estratégias, profundidades e técnicas adequadas. Troque interações virtuais por interações reais, transforme teorias boas em práticas.
Será prudente que conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8609 respostas

10 AGO 2023

Querida Ana Júlia,

Existem algumas possibilidades para o medo de se comunicar, tais como fobia social, timidez, crenças limitantes, baixa autoestima, traços de personalidade, pouco estímulo ambiental durante seu desenvolvimento, traumas... como você mesma disse.
Você precisa ressignificar esses acontecimentos de infância em terapia e passar por um processo de restruturação cognitiva. Você está em acompanhamento psicológico? Se não, recomendo que comece.
É possível vencer esse medo, acredite!
Abraço

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo