Como parar de ter nojo do meu irmão? Por favor me ajudem

Feita por >Emily · 27 set 2020 Traumas

Sempre fui muito amorosa, não ligava pra nada, mais teve uma época da minha vida que fui abusada pelo pai do meu irmão, várias e várias vezes, até que minha mãe se separou, mais eu não ligava pra isso, e agia naturalmente com meu irmão, amava ele, depois de anos começei a namorar, terminamos, sofri muito, depois disso, começei a ter toc, ninguém pode deitar na minha cama, ninguém pode pegar minha cachorrinha, tenho que tomar banho antes de deitar na cama, depois do banho não posso relar em nada, se não tenho q lavar a mão, tenho q lavar o cabelo todo dia, e meu irmão não pode nem chegar perto de mim, não pode entrar no meu quarto, que começa uma coisa ruim na minha cabeça parece que vou explodir, uma vontade de chorar e gritar, tomo 2 fluxoetina de manhã, mais não adianta, fui na psicóloga mais também não adiantou, tento ir em psiquiatras mais nunca consigo vaga, por favor me ajudem, eu não aguento mais

A melhor resposta 29 SET 2020

Olá Emily!
Obrigado pelo contato.

O mais indicado para você é o acompanhamento psiquiátrico simultaneamente com terapia.
O médico psiquiatra é necessário para prescrever medicação, enquanto a terapia é onde você tem a oportunidade de falar, de colocar pra fora tudo que você sente e como sente.
O TOC nada mais é que uma forma de ansiedade e que se forma através do tempo, pelo nosso modo de pensar sobre as coisas.
Sim, o TOC incomoda muito, mas um bom acompanhamento psiquiátrico e terapêutico ajuda muito.

Um abraço.

José Almiro Machado
Psicólogo Especialista em Terapia Cognitiva

Psicólogo José Almiro Machado Psicólogo em Taubaté

42 respostas

29 SET 2020

B noite, Na verdade ter nojo do seu irmão é apenas uma das questões q vc precisa resolver, entre outras. Vc precisa de tratamento psicologico e psiquiatrico.Estou à disposição para duvidas, mas vc precisa de um tratamento continuo.
abs
Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

29 SET 2020

Boa Noite Emily,
A Terapia Cognitivo Comportamental tem excelentes resultados no tratamento do TOC junto com o tratamento medicamentoso, pois o TOC causa muita ansiedade e sofrimento para o paciente interferindo na sua qualidade de vida. Quanto as suas experiências de abuso o EMDR Terapia de Dessensibilização e Reprocessamento das memorias traumáticas por meio dos movimentos oculares é bastante eficiente devolvendo a alegria de viver e uma melhor qualidade de vida.
Qualquer dúvida estou a disposição!
Atenciosamente,
Patricia Fortes
Psicóloga (especialista em TCC e EMDR)
FlorescerPsi

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

28 SET 2020

Olá Emily.
A ajuda que você quer pode começar com você aceitando fazer atendimento psicológico e se não tem vaga com o psiquiatra, insista até conseguir, foque em querer sair desta situação, foque em querer solução para o que está te acontecendo.
O que aconteceu com você é algo muito delicado, sozinha é muito difícil que consiga mudar seus pensamentos e comportamentos compulsivos. Se você entende que o profissional psicólogo que foi não adiantou, insista, procure outro, e outro até encontrar alguém que se sinta acolhida e confortável para fazer seu tratamento.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

28 SET 2020

Olá Emily! Grato por escrever. Você relata uma situação com história muito desagradável. Pelo relato, você viveu um tempo com menos incômodo, após o abuso. Parece que as coisas desagradáveis, integraram com fim de namoro, sofrimento, novo significado das situações passadas e direcionamento do nojo ao irmão, ter que se higienizar. Pelo relato, você ainda não colocou, mentalmente toda a questão para fora. Será importante você contar com psicólogo para te ouvir, para te ajudar a construir significados de superação da questão sofrida.
Sabemos que você já esteve com psicólogo, mas é prudente retomar algumas questões: sigilo absoluto, respeito, ética, empatia da parte do psicólogo; da sua parte, persistência, tolerância, disciplina, abertura mental. Pelo relato, podemos entender que faz algum tempo que você vive essa situação. As sessões com o psicólogo precisarão ser individuais, com calma, minimamente semanais, por meses, talvez, mais de um ano.
Estou à disposição para esclarecimentos e possíveis aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de crescimento da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.