Como parar de querer agradar os meus pais ?

Feita por >Naty01 · 28 abr 2022 Dependência emocional

Olá tenho 27 anos e eu tenho medo dos meus pais , estou fazendo faculdade de engenharia de computação e faço um estágio na prefeitura da minha cidade. Parece bobagem mais eu tenho medo de desagradar os meus pais e tenho medo que eles pararem de me amar , eu vivi um meio inferno por causa do meus curso de graduação pois o meu pai não aceita a área , e nesse momento eu estou namorando a distância e a minha mãe não deixa eu ir na casa do meu namorado sozinha , é 3 horas de viagem e ela não deixa , não leva a sério quando falo dos meus problemas para ela , ela vive falando da relação dela e do meu pai,deste criança ela fala o que meu pai faz de errado, na minha infância o amor deles era condicional a minha conduta ,na adolescência eu enfrentava um pouco eles e a solução que encontrei foi estudar e fazer curso de aprendizagem no Senai da minha cidade para sair de. Casa, eu não saio de casa e quando saio o meu pai me liga perguntando onde eu estou, minha mãe já deixou de falar comigo porque eu pintei o meu cabelo e e eu estou cansada de ser boazinha , pau mandando , quero sair disso mas não sei como tirar essa medo de não ser amada por eles caso faço algo que desagrade , quero sair disso , eu não sou ouvida na minha casa e hoje percebi que falo com voz infantil perto deles , e uma amiga já percebeu que eu tenho medo deles .
Eu quero ter a minha independência emocional deles ,tenho sonhos e planos mas sinto presa a eles

A melhor resposta 30 ABR 2022

Oi Naty
Você não é ouvida em casa porque se cala, por que não fala, não briga, tem medo...
Voce não veio aqui para ser amada... veio aqui para amar, se amar, ser boa para si mesma antes de tudo. Pode ser boa para os outros mas antes, precisa ser boa para si mesma.
Pouco importa de seu pai e ou sua mãe te ama ou não... voce tem que amar a si mesma.
Aos pais deves ser grata, afinal, eles proporcionaram a sua existência, voce veio através deles MAS, NÃO É DELES.
Hoje, já tens 27 anos... há dez anos já devias estar fora de casa, fazendo a sua vida, conquistando a sua liberdade, construindo a sua realidade.
Eles agem assim contigo porque voce permite. aprenda ser dona da sua vida, responsável por suas escolhas e decisões.
Voce mesma tem que ser pai e mãe de si mesma; mas tem que agir com muita diplomacia, com muita flexibilidade e também, com muita determianção; eles não vão te oferecer gratuitamente, voce é que precisa conquistar.
Se voce ficar com medo de não ser amada, não vai conseguir se opor a eles.
Portanto, precisa fazer psicoterapia para ser auxiliada nesse processo de buscar a sua autonomia que é importante não só neste caso relacionado com seus pais, mas que se refletira no seu profissionalismo, na sua determinação e aplicação profissional. pois sempre vai ficar na dependência de outros te deixarem passar ao invés de voce mesma abrir caminho.
Nada é por acaso... quanto mais dificuldade sentir, mais podes estar escondendo um potencial que se não for acionado, mais infeliz se tornará.
Decida e escolha! Só depende de voce!
Abraços

5817 respostas

30 ABR 2022

Boa noite Naty01
As escolhas que está fazendo nao irao interferir no amor de teus paid contigo.
Já está realizando o sonho de fazer a faculdade que queria e nem por isso deicaram de te amar.
Talvez o reforco do teu comportamento em querer agrada los possa contribuir para o comportamento deles. Mas nao esqueça que eles podem ter o mesmo medo, de perder o teu amor.
Procure uma terapia para te ajudar.
Psicologa Andréia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

30 ABR 2022

Oi Naty: se você já saiu de casa, comece a conversar menos com eles e a deixar bem claro que agora que você nao vive mais com eles, quem cuida do que você faz ou deixa de fazer é você mesma. Às vezes os pais tem muita dificdade em deixar o filho crescer e virar adulto, gostam de infantiliza-lo para nao perder este lugar de poder que ocupavam pros filhos. Mas voce nao precisa cair nesse jogo. Se precisar de acompanhamento psicológico, estou disponível. Um abraço

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

29 ABR 2022

Oi Naty.
Lendo o que escreveu senti como se você tivesse muitos desejos. Desejos esses que te sufocam por não serem satisfeitos.
(se não fizer sentido isso que escrevi, deixa de lado)
Creio que o primeiro passo para o que você quer, você já deu! que foi estar aqui pedindo ajuda.
Muito bem! Se você já reconhece tudo isso que descreveu, seria muito bom ser trabalhado em terapia.
Muita coisa pode acontecer, depende de você querer ou não.

Caso esteja disposta a encarar novas possibilidades, estou aqui para te ajudar.
Jean Pierre.

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

29 ABR 2022

Olá Naty! Obrigado por escrever. A gente somente fica original, pleno, quando a gente centra nossas ações na vontade pessoal, integrada ao bom senso da cultura, da saúde, da ética. Aos vinte e sete anos, a imensa maior parte das pessoas, quer viver em espaço próprio, definir suas rotinas, seus valores, suas buscas. Há uma parte que faz escolhas muito erradas. Alguns erros todos comentem. Certamente trocar o dia pela noite, usar drogas, ficar escravo do trabalho, radicalizar nos estudos, viver isolados, viver somente para festas, são erros muitos comuns, que destroem carreiras.
Alguns pequenos erros podem ser revistos: esses acontecem com todos.
Namoro a distância é, geralmente, bastante susceptível a erros maiores do que os pequenos erros. Cuidado!
O que será que você ganha de agradar a seus pais?
Geralmente os pais, com seus erros e acertos, com suas coerências e incoerências, na visão da geração deles - pais, querem o bem dos filhos.
Tua área de estudo pode te levar a supor a vida com uma programação fria, objetiva, radical. Cuidado! A vida envolve tempero de emoções e razões, envolve percepções, entendimentos, significações e sentimentos.
Será bom você contar com o direcionamento científico de um psicólogo. Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A pandemia ainda está ativa. Há maioria de políticos falsos, imensa maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até alguns falsos cientistas. Por essas razões, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere a máscara, mantenha proximidade afetiva, mas evite aglomerações.

8607 respostas

29 ABR 2022

Olá
Parece compreensível você sentir essa vontade de agradar (ou medo de desagradar?) dos seus pais se isso já foi uma condição. Se você nunca sentiu que foi incondicional. Assim, pra manter o afeto dos pais, que nos é muito caro, cedemos as condições e acabamos nos tornando o que eles querem que nós sejamos. Entretanto, nesse processo, podemos acabar perdendo de vista quem queríamos ser, o que gera esse sentimento confuso. Resgatar essa independência pode ser um processo muito bonito com um profissional que te ajude a fazer isso num processo mais seguro e sensível, entendendo que não é tão simples pra ti, mas ao mesmo tempo é necessário.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

29 ABR 2022

Boa noite
Eles nunca vão deixar te te amar.
A terapia pode te ajudar com a autoconfiança e independência
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

29 ABR 2022

Oi, Naty! Parece que seus pais não aceitam ou não entenderam que você cresceu. Infelizmente, a única pessoa que pode mudar essa realidade é você. Eu recomendo a psicoterapia para te ajudar a se fortalecer, vencer o medo e se impor para mostrar à eles que você já é adulta.

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte