O que fazer para agradar os pais?

Feita por >Beca · 6 jul 2023 Terapia familiar

Oi!! Estou digitando essa mensagem depois de choros e aperto no peito, pelo fato de nunca ser o suficiente para os meu pais. A história é longa… mas eu vou resumir. Sou Rebeca, tenho 20 anos estou no meu último ano da faculdade, trabalho em um salão com minha mãe e estou estudando pra um concurso. Nunca fui uma filha conhecida por “dar trabalho”, meus próprios pais dizem isso.. não sou fã de festas, baladas, odeio álcool e etc, sempre ajudei eles com os serviços de casa… sempre estou a disposição, mas parece que nunca é o suficiente. Como disse, trabalho com minha mãe, eu só vou para o trabalho com horários marcados porque o dia que eu sei que não haverá cliente eu tiro para treinar(academia) treino porque meu curso me motiva a está de bem com a saúde e o resto do dia, reservo para estudar, e isso tem incomodado muito a minha mãe, porque ela quer que eu esteja sempre disponível para os clientes (eu trabalho com unhas, ela com cabelo e quando tem um cabelo mais difícil, não faço questão de ajudá-la) infelizmente. Eu amo minha mãe e sempre tento fazer as vontades dela, mas chegou um momento que eu tinha que dizer não.. pra algumas coisas e isso faz com que ela se irrite. Essa semana eu tenho reservado quase todas as horas dos meu dias estudando e acabo que faço pouco serviços na casa e ela fica extremamente com raiva porque eu não faço alguma coisa e começa a me cobrar, “porque se eu tenho tempo de ir a academia também tenho tempo de fazer algo em casa”. Hoje eu fui ajudá-la a fazer um serviço em um cabelo e eu tinha esquecido que era pela manhã ( achava que era no período da tarde) ela me ligou e fui, mas hoje a noite ela falou que não dava pra mim ajudá-la porque eu sou muito desinteressada e não me esforço e iria procurar outra pessoa para ajudá-la nesses serviços. Isso pra mim é uma tortura. Eu sempre busco dar o meu melhor, mas vejo que nunca consigo. Eu amo minha mãe, mas me sinto “sugada” muitas vezes , não sei mais o que fazer.

A melhor resposta 5 FEV 2024

Olá Beca.
Pelo seu relato, seu foco não é ficar no salão da sua mãe, mas ter outras perspectivas profissionais. então, neste sentido o que tem feito para ela é por ela, mas parece que ela espera mais, e você parece estar fazendo o que pode dentro do seu limite. Então, se o seu foco é outro, ou seja, estudar para concurso. Se empenhar nestes estudos e manter seu foco, poderá te ajudar a alcançar seu objetivo, mas se ficar saindo do foco, que é seu objetivo, a chance de não conseguir entrar no concurso aumenta e de desagradar sua mãe também. Pelo seu texto, parece que no salão sua função é fazer unhas e não cabelo, procure se organizar para fazer as unhas das clientes, conseguir estudar e fazer a academia. Se deixar claro para sua mãe seus objetivos, ela realmente não irá contar com você para cabelo, e tudo ficará mais claro. Se uma ou outra vez ela precisar, entendo que precisa ser esporádico e com planejamento de horários para as duas.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

11 JUL 2023

Imagino o quanto seja desgastante esforçar-se e readaptar sua rotina para ajudar a ela e ainda sim se sentir julgada. Fazer o que se sente bem, que vai de acordo com seus valores (apesar do julgamento dela) é válido se te faz bem mas cuidado para não privar sua rotina em prol das atividades dela, tendo em vista que você também tem outras prioridades, especialmente no desenvolvimento da sua autonomia.
Distanciar-se do ambiente físico quando te fizer mal com atividades que te proporcione bem-estar como exercício físico, assistir, ler, entre outras também é válido para que você não absorva os julgamentos rotineiros.
No mais, cuide-se, qualquer dúvida estou a disposição.

Larissa Victória Bomfim Cruz Psicólogo em Aracaju