Como parar de ficar nervosa ?

Feita por >Sarinha · 3 jul 2023 Abordagem psicológica

Oi, meu nome é Sara Lisandra e tenho 24 anos e fico muito nervosa e por eu ser nervosa ,eu acabo ficando muito ansiosa e por causa disso eu engordei. E agora o que eu faço para me acalmar e emagrecer ?

A melhor resposta 4 JUL 2023

Oi, Lisandra. Quando a gente fica nervoso, tentamos a todo custo voltarmos a normalidade, o que pode gerar uma ânsia em ficarmos calmos novamente. O indicado, e o que realmente vai te ajudar a controlar tuas emoções e compulsões, é a terapia na abordagem cognitiva comportamental.

Sabrina Dias Psicólogo em Porto Alegre

8 respostas

4 JUL 2023

Oie, tudo bem?

Bom, vamos lá!
Primeiro seria interessante entender qual é o causador do seu nervoso, desde quando você é assim... Para podermos atuar na prevenção ou no desenvolvimento de repertório comportamental para que você consiga lidar com os fatores estressantes de maneira que te prejudique o menos possível.
Existe uma relação muito forte entre stress e ganho de peso, isso porque o stress (e ansiedade) são tóxicos para o nosso cérebro, então quando é liberado cortisol na corrente sanguínea, o seu cérebro ''desliga'' as regiões responsáveis pelo seu ''freio'' de comportamento, então você fica mais impulsiva, aumentando as chances de realizar comportamentos que tragam bem estar momentâneo ex: comidas, doces, bebidas, alcool, drogas e etc...

Precisa buscar ajuda de um profissional da saúde mental, mas com certeza se você puder iniciar pratica de exercícios físicos também irá ajudar, vai diminuir níveis de stress e ansiedade assim como a emagrecer, que são seus objetivos.

Mas ressaltando que é de extrema importância que você busque entender qual é o causador dos níveis elevados de stress e ansiedade.

Espero ter ajudado!

Jeniffer Gomes Esquerdo Psicólogo em São Paulo

2 respostas

4 JUL 2023

Sara Lisandra,
Precisa parar de se importar com os outros, parar de se julgar, parar de julgar os outros.
Não interessa como os outros te enxergam; eles enxergam de acordo com os condicionamentos deles, não como você realmente é.
Voce não nasceu para ser bem vista aos outros; não nasceu para ser querida, para ser aceita para fazer boa-figura.
Nasceu para ser voce mesma, para cumprir com a tua missão de vida.
É evidente que todos somos diferentes, cada um é como é.
Fica ansiosa porque quer agradar os outros... precisa agradar a si mesma e não aos outros.
Come para acalmar a tua ansiedade... coma para viver e não viva para comer.
Faça Psicoterapia que tudo compreenderá e solucionará.
Abraços

5817 respostas

4 JUL 2023

Olá Sarinha! Obrigado por escrever. A resposta a teu questionamento é simples e complexa ao mesmo tempo. Fica nervosa a pessoa que não está harmônica consigo mesma, que ainda não delimitou com firmeza sua verdade interna. Para delimitar fortemente a verdade interna, será preciso rever conceitos e aprofundamentos nos aspectos que envolvem autoconhecimento, identidade, personalidade. Com esses esclarecimentos, se esclarecerá situação realista de autoestima.
Será recomendável que você conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8609 respostas

4 JUL 2023

Olá, Sara!

Interessante você já ter percebido o encadeamento de emoções, do nervosismo para a ansiedade, da ansiedade para a compulsão alimentar. Na psicoterapia buscaremos compreender e conscientizar essa emoção do nervosismo, o que te causa o nervosismo, como você se sente estando nervosa, o histórico na sua vida de quando isso começou, e a partir dessa gradual conscientização teremos o poder necessário para reverter essa intensa ansiedade e consequente compulsão alimentar.
Fico à disposição para o processo psicoterápico, Sara.
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro