Adquiri um tic ao ficar nervoso

Feita por >Jean · 26 out 2016 Psicologia clínica

Olá. Sou um jovem normal, trabalho e faço academia. Mas sou mais caseiro. Percebi que adquiri um tic horrível de ficar engolindo saliva a todo minuto quando fico numa sala com muita gente e tem uma mulher muito atraente perto de mim (na faculdade). O o que devo fazer?

A melhor resposta 27 OUT 2016

Olá Jean! Situações ligadas a possíveis estressores desencadeiam essa resposta física que você descreve. Me parece que o fato de estar numa sala cheia ou perto de uma mulher bonita o faz se sentir de alguma forma observado e sem saber o que fazer. É importante procurar um profissional da psicologia para que você possa identificar com calma os motivos que o levam a ter essa resposta, além também de conseguir auxílio para saber como lidar melhor com estas situações.

Att. Rafael Ferreira
Psicólogo e psicanalista em São Paulo (zona sul)

Psicólogo e Psicanalista Rafael Ferreira Psicólogo em São Paulo

18 respostas

1 NOV 2016

Um psicólogo cognitivo comportamental poderá ajuda-lo a extinguir o condicionamento adquirido tic. De alguma maneira você foi condicionado a isso e agora deve fazer a extinção do comportamento.
Isso é possível com o tratamento. Boa sorte

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

1 NOV 2016

Pelo seu relato, a sua demanda está relacionada a algum tipo de de ansiedade ou angústia, que precisa ser melhor esclarecida para que se possa elaborar uma avaliação segura e tratar adequadamente.

A psicologia possui muitos instrumentos para trabalhar a sua questão e contribuir para um retorno a sua qualidade de vida desejável, mesmo que seja pontual, como relatas.

O nosso corpo está subordinado a uma química iniciada com a ativação de neurotransmissores pelo cérebro, de acordo com as mensagens que o ambiente transmite (visíveis ou subliminares) de situação e momento presenciados, fazendo ele reagir algumas vezes como mecanismo de defesa, entendo não o que as pessoas desejam mas de proteção do corpo em um momento que o cérebro considera haver perigo.

Então ele precisa ser, vamos dizer assim reprogramado.

Sugiro a princípio estar sempre com uma garrafinha de água e substituir pela saliva, como paliativo e procurar um(a) psicólogo(a) para ajudá-lo com a sua demanda a fim de que possa retorna a sua qualidade de vida desejável.

Se quiser ou precisar mais esclarecimentos entre em contato.

Atenciosamente,

Psicólogo Carlos César

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

30 OUT 2016

Olá, Jean
Há necessidade de desbloquear esta ligação que vc criou com estas situações. Quando vc busca a origem e/ ou causa, torna-se possível ter consciência e desfazer estas manifestações orgânicas.
Descobrir quais as emoções que vc têm quando está diante do fato? Ansiedade, excitabilidade, irritabilidade ?
Diante desta descoberta, quais as condições emocionais são necessárias para superar este ambiente.
Procure um profissional para ajudá-lo neste processo de descoberta. Boa sorte .

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

28 OUT 2016

Olá Jean!
É importante que você procure ajuda de um psicólogo para entender a natureza do que motivou a manifestação deste tique.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

28 OUT 2016

Olá, Jean!
Você exemplificou situações específicas em que conseguiu identificar, quando geralmente ocorre este comportamento: situações que geram estresse, desconforto, ansiedade, insegurança. Trabalhar em psicoterapia a identificação destes pensamentos, modificá-los e adotar outras posturas podem ser muito positivas neste processo, e aos poucos, ao longo do tratamento estas situações podem não mais disparar estas reações que você manifesta sempre que enfrenta um ambiente nestas condições.

Psicóloga Giselle Melo Psicólogo em Manaus

56 respostas

27 OUT 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

Atenciosamente,
Aline M S De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

27 OUT 2016

Jean, os sintomas aparecem por alguns motivos e alguns destes motivos pode ser a ansiedade, medo de se frustrar, sensação de inadequação. É importante descobrir que pensamentos e sentimentos, estar próximo desta colega de faculdade, lhe causa e trabalhar estas questões.
Abraço.

Aline Rodrigues de Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

15 respostas

27 OUT 2016

Olá, Jean!
Já pensou em buscar um analista?
Segundo seu relato há outras questões suas, que estão por detrás deste sintoma que você nomeou de "tic", e que de certa forma podem ser trabalhadas. Procure em sua região um profissional, para que possa se autoconhecer e falar dos seus desejos e anseios.
Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

27 OUT 2016

Jean, você quer alguma coisa com essa garota atraente da faculdade. Está correto? (Sim). Você já chegou a pensar que esse tique de ficar engolindo saliva, por suposto, está ligado inconscientemente à sexualidade e não a um ambiente com muita gente? Entretanto, é preciso procurar um psicanalista para tratar o problema apresentado. Procure um na tua região. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

26 OUT 2016

Boa tarde Jean, após ler a sua narrativa percebo que algumas situações sociais vivenciada por você desencadeia reações físicas e emocionais indesejáveis em sua vida. se estas situações estão lhe causando sofrimento e mal está físico e mental se faz necessário investigar as causas destes sintomas com um profissional da psicologia para trabalhar e restabelecer a sua saúde psicológica e física, pois será preciso trabalhar as causas desta fobia social que está gerando um nível auto de ansiedade e desconforto emocional.
Espero ter contribuído, att. a Psicóloga Ussénade.
Boa sorte e procure ajuda com um psicólogo.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife